Revista

Sobre saber perceber sinais

postado em 08/09/2019 04:21

Ana estava desolada, pois seu namorado lhe deu ;um fora; de uma hora para outra! Ao conversar com ela, no entanto, constatei que, há pelo menos uns dois meses, ele vinha reclamando que ela era muito estressada, que controlava cada passo seu, começou a dar uns ;perdidos; e passou a viajar com muita frequência, enfim... A percepção de Ana estava equivocada: o término da relação foi tudo, menos de uma hora para outra!

Heitor era agente de atores e ficou em estado de choque quando a estrela de tevê que mais lhe trazia lucros e prestígio anunciou que estava mudando de agência e levando consigo os contratos milionários. Ele viveu um belo susto, enquanto ela estava aliviada por resolver uma situação que já a incomodava havia anos, insatisfeita que estava com a displicência com que era tratada.

João ficou muito surpreso ao receber a notícia de que teria de fazer uma cirurgia de urgência para resolver uma deficiência pulmonar! Sua família, no entanto, vinha lhe aconselhando a prestar atenção à respiração, procurar alguma prática de ioga, talvez natação, já que estava sempre ofegante e insistia no terrível hábito de fumar tabaco.

É comum a gente ver só o que queremos ver e ignorar completamente algo que não estamos afim de fazer esforço para corrigir ou equilibrar.

Os temas podem mudar, mas a base é uma só. Quanto mais absorto alguém estiver em si mesmo, vivendo em sua bolha e fazendo de tudo para obter do mundo as confirmações de que seus desejos serão atendidos, com o estado mental propício para a negação, mais a vida vai pregar peças até que uma mudança aconteça!

E mesmo que todos à sua volta estejam prevendo o acontecimento, a ;vítima; recebe o golpe sem saber de onde veio. Os sinais estão sempre presentes, muitas vezes com uma clareza desconcertante, e, mesmo assim, teimamos em ignorá-los.

Para além de nossos pequenos dramas pessoais, estão os grandes acontecimentos que dizem respeito aos destinos coletivos.

Nas últimas semanas, prestei muita atenção às manchetes de jornais que davam notícia de um furacão com intensidade altíssima, causando devastação na costa norte-americana e, mais ainda, na fumaça preta vinda das queimadas da Amazônia, que, às 15h, escureceram o céu da cidade de São Paulo, assustando a população com uma noite em pleno dia!

Os presságios não são muito animadores. Rezo para que um despertar coletivo aconteça enquanto é tempo. Para isso, convém encararmos os sinais com atenção e muita seriedade.

Bom domingo de olhos bem abertos!

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação