Revista

Onda retrô nos pés

As sandálias que eram hit no começo dos anos 2000 voltam repaginadas e prometem conquistar o closet das moderninhas

Marcella Freitas*, Ana Flávia Castro *
postado em 09/09/2019 17:00

Conforto em primeiro lugar, sempre! Após a febre do ugly sneaker, a moda das papetes alcançou o mundo fashion novamente. Renovado, com aplicações e cores, o modelo tem sido usado em looks mais despojados e fluidos. Vale testar a combinação com vestidos mais românticos, transparências, mangas bufantes ou saias jeans.
Quando o universo fashion está em pauta, sabe-se que as tendências costumam ir e vir. Coturnos, mules, dad sneakers e demais trends de sapatos dos anos 1990 tomaram conta das lojas de departamento ; e dos feeds do Instagram nos últimos tempos. Mas, agora, o radar das fashionistas está ligado nas sandálias que marcaram o início dos anos 2000.

;Antigamente, nós víamos mais tendências em filmes e séries. Hoje, com o Instagram, as influencers são as primeiras a nos apresentar o que está bombando lá fora. As blogueiras fazem esse trabalho de observar e filtrar o must-have da temporada;, analisa a consultora de estilo e imagem Cris Azevedo.

As dad sandals, as sandálias de tiras e os tamancos aparecem repaginados, mas sem perder a vibe jovem e descolada. ;Nós vemos que as grandes marcas estão sempre recriando formas de despertar o nosso interesse. Como a moda é um reflexo da sociedade, é necessário se reinventar juntamente. O resultado disso são tendências que fazem referência ao passado com uma pitada do atual, do novo;, completa.

A consultora de moda Karen Furtado observa que cada vez mais a mulher moderna busca calçados que conseguem aliar conforto e estilo. Para essa demanda, as dad sandals ; ou papetes, como são popularmente conhecidas ; vêm conquistando espaço pela versatilidade de acompanhar o look em diversas ocasiões. ;Ela pode ser usada desde em trabalhos mais informais até no happy hour ou na balada;, indica.

Outra tendência emergente, as sandálias de tiras são perfeitas para conferir sensualidade à produção. ;Elas podem ser combinadas com roupas mais pesadas, como jeans, macacões em cores vibrantes ; tendência para o verão ; e vestidos. Por mostrar bem o dorso do pé, esse é um modelinho mais sensual. A minha dica é usar em looks mais fechados ou com decote nas costas, já que visualmente a atenção estará nos pés;, aconselha a consultora.

O formato do solado também faz toda a diferença. Se os sapatos de bico fino confirmam o reinado e já deixaram de ser tendência para adquirirem o status de clássicos do guarda-roupa, as sandálias de ponta quadrada estão de volta às prateleiras das lojas e já viraram queridinhas das fashionistas.

;Uma mulher mais clássica consegue usar as sandálias quadradas com um terninho ou blazer. Já a mais ousada e moderna vai combinar a tendência com outra tendência. Dá pra fazer um mix com vestido de manguinhas bufantes ; trend europeu da temporada ;, calça jeans, saia ou até com estampas e cores vivas;, pontua Cris Azevedo.

A Revista separou os modelos de sapatos que têm dominado o mundo fashion e se tornaram verdadeiros protagonistas na produção do dia a dia.

*Estagiárias sob supervisão de Sibele Negromonte




Bottega Veneta
As sandálias que eram hit no começo dos anos 2000 voltam repaginadas e prometem conquistar o closet das moderninhas
Quem despertou todos os olhares para o modelo de solado quadrado foi a grife italiana Bottega Veneta, sob o comando do designer Daniel Lee. As chamadas Square Toe 90 foram um sucesso no verão europeu e são a aposta para a próxima estação também no Hemisfério Sul. Tanto o modelo clássico, na cor branca, quanto o azul não saem dos pés das fashionistas.


Tamancos de saltos
[FOTO10]
Grease vibes! Diretamente dos anos 1970, os tamancos de salto alto estão inseridos na produção das trendsetters. Com versões coloridas e com fivelas, os tamancos de salto são perfeitos para serem usados em uma produção mais social, como ponto de cor, ou somados a mais elementos que estão em alta. Diferentemente dos modelos originais, os tamancos na versão 2019 não terão necessariamente salto de madeira. Modelos envernizadas, com plástico ou até mesmo com materiais naturais, estão bombando.


Sandálias de tiras
As sandálias que eram hit no começo dos anos 2000 voltam repaginadas e prometem conquistar o closet das moderninhas
São figurinhas caricatas do início dos anos 2000. Estrelas como Lindsay Lohan e Paris Hilton eram vistas constantemente usando esse modelo de salto. Com aspecto mais minimalista, o sapato promete conquistar o coração de quem gosta de itens básicos, mas sem perder o glamour.

Camila Coutinho escolheu a sandália de tiras branca para compor o look noturno. Os tons de branco e azul são os favoritos. Invista
A youtuber e produtora Máqui Nóbrega apostou no conforto das dad sandals com o look glamouroso de paetê para o evento que apresentou: Irmãos à obra, do Discovery H.
As sandálias mule %u2014 modelos sem a parte de trás, que deixam o calcanhar à mostra %u2014 eram as queridinhas da atriz Merilyn Monroe. De tempos em tempos, elas voltam à moda. A blogueira Camila Coelho escolheu a opção em vermelho para compor o look romântico.
Uma boa alternativa para combinar a sandália Square Toe 90 é investir no combo blusa branca e calça em tom terroso, como na produção da blogueira Tamu Mcpherson.
A maquiadora Vanessa Rozan usou o tamanco metalizado para deixar a produção ainda mais despojada

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação