Revista

Uma pedra no rim

Extremamente doloroso, o cálculo renal costuma acometer dois homens para cada mulher e tem causas diversas

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 29/09/2019 04:19
Uma das poucas dores já comparadas à do parto ocorre tanto em homens quanto em mulheres como consequência de uma doença chamada cálculo renal. A massa endurecida que pode se localizar em qualquer parte do sistema urinário, popularmente conhecida como pedra nos rins, causa dores intensas quando é expulsa. O paciente pode vir a sofrer três episódios de pedras nos rins durante a vida. As crises costumam ter cerca de sete anos de espaçamento entre si.

O urologista Bruno Vilalva Mestrinho explica que o aparecimento de cálculo renal costuma estar relacionado a outras doenças crônico-degenerativas, como diabetes, obesidade, hipertensão, índices elevados de colesterol e gordura no sangue, síndrome metabólica e eventos renais e cardiovasculares.

Um dado curioso, segundo Bruno, é que nos meses de agosto a dezembro, em Brasília, há uma ocorrência maior de expulsão dessas pedras. O urologista explica que elas não se formam necessariamente em épocas quentes do ano, até porque levam um certo tempo para se consolidar, mas o calor e a seca costumam causar uma maior desidratação no organismo.;A pedra acaba se desidratando também, se solta da parede do rim onde estiver enganchada e rola para as outras regiões, causando a dor.;

Bruno, que recentemente lançou o livro Doutor, tem uma pedra no meu rim?, afirma que o problema afeta, nos dias atuais, em média 10% da população brasileira. O médico aponta a mudança na dieta e nos hábitos de vida entre as causas do aumento da incidência da doença. Maior consumo de carne vermelha, proteínas artificiais, frutos do mar e refrigerantes, especialmente os de cores escuras, são alguns dos aspectos alimentares que podem contribuir para a formação das pedras.

Consumir água o suficiente para manter o organismo hidratado e urinar, no máximo, de quatro em quatro horas para evitar que a sujeira fique sedimentada são alguns dos hábitos que podem ajudar a evitar o surgimento do cálculo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação