Revista

Gostoso como um cafuné

Amigas de forno e fogão há mais de quatro décadas, Rute Cronemberger e Tê Costas reúnem em livro as receitas que desenvolveram ao longo da vida

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 29/09/2019 04:19
Amigas de forno e fogão há mais de quatro décadas, Rute Cronemberger e Tê Costas reúnem em livro as receitas que desenvolveram ao longo da vida
A cumplicidade entre Rute Cronemberger e Maria dos Prazeres Costa, a Tê, começou ainda na infância, quando Tê foi morar na casa de Rute, em Campo Maior, no Piauí. Ainda meninas, elas não podiam encostar nas panelas, comandadas pela ;madrinha; Paulina, cozinheira da família, e pela matriarca, Isaura, doceira de mão cheia.

Rute lembra que as sextas-feiras eram reservadas pela mãe para preparar doces, bolos e outras delícias no fogão a lenha. ;A mesa ficava repleta de tabuleiros, e tudo era guardado em latas e potes para ser consumido ao longo da semana.; Nuca faltava um biscoito com café para quem visitasse a família.

Apesar de terem crescido em meio a toda essa fartura gastronômica, as garotas não tinham nenhuma habilidade com as caçarolas. ;A primeira vez em que fui fritar um ovo, derramei o saco de sal em cima;, diverte-se Tê. Rute se casou ainda muito jovem e, quando teve a primeira filha, a fiel companheira Tê se mudou para a casa dela para ajudar com o bebê. Veio a segunda filha e a notícia da transferência do marido de Rute para Brasília.

Era setembro de 1972 quando Tê, Rute, o marido e as duas filhas desembarcaram na capital federal. ;Minha mãe ficou preocupada porque eu e Tê não sabíamos fazer nada na cozinha.; De fato, o início não foi fácil. Foram muitos almoços em que o prato principal era frango de padaria.

Como não dava para viver daquele jeito, elas resolveram, então, aprender. Compraram todos os livros e revistas de gastronomia possíveis e passaram a pôr em práticas as receitas. Entre muitos erros e alguns acertos, começaram a sair alguns pratos. Menos ambiciosa, Rute iniciou os dotes culinários pelas sopinhas das crianças. Tê ficou encarregada pelo preparo das refeições.

Quando as gêmeas nasceram, a mãe de Rute passou uma temporada em Brasília para ajudar com as crianças. Aproveitou também para ensinar algumas receitas à filha, que logo revelou habilidade para a confeitaria. E, assim, Tê e Rute descobriram que levavam, sim, jeito para a gastronomia.

As filhas de Rute, que a essa altura já eram em cinco, e os amigos delas só tinham a agradecer. Assim como a mãe, Rute sempre gostou de casa cheia e nunca ninguém saía de lá sem um lanchinho. ;Quando a Tê avisa que vai fazer uma comidinha simples, já sabemos que vai ser melhor do que muito restaurante. Nas mãos dela, qualquer franguinho com legumes se torna algo divino;, atesta a primogênita, Lisaura Cronemberger.

Não à toa, um dos programas preferidos das filhas de Rute é levar a mãe e Tê para restaurantes. ;Sempre procuro reproduzir os pratos que como. Sou muito curiosa e pergunto o que vai na receita;, diz Tê. Recentemente, ela provou um prato com carvão mineral e logo tratou de comprar o ingrediente para arriscar alguma criação.

Um livro para elas

Depois de tantos elogios arrancados ao longo dessas nais de quatro décadas de aprendizado com as panelas, Rute tomou uma decisão: separaria as receitas preferidas das filhas e as escreveria, com a própria letra, em cinco caderninhos para serem distribuídos com a prole. ;Mas aí as sobrinhas começaram a dizer que queriam também, e eu percebi que não seria tão simples assim.;

Em um dos tradicionais almoços de sábado, quando todas as filhas se reúnem, veio a ideia que, a princípio, parecia ambiciosa: por que não colocar essas receitas em um livro? Lisaura, que é arquiteta, e a caçula, Daniella Cronemberger, jornalista, logo arregaçaram as mangas. Criaram uma página de financiamento colaborativo na internet e lançaram a pré-venda da obra para custeá-la. Em pouco tempo, mais de 250 exemplares já estavam vendidos.

Começaram, então, os testes e a seleção das receitas. ;Tivemos que refazê-las e ir padronizando as medidas para que não houvesse erro;, conta Rute. Em um fim de semana, montaram uma operação de guerra no apartamento da família para preparar os pratos para serem fotografados ; um desafio e tanto para Tê, que não gosta de ninguém metendo a mão nas panelas enquanto cozinha.

Em 29 de novembro, dia do aniversário de Rute, o livro Comida e cafuné será lançado em Teresina. Ao todo, são 70 receitas, de autoria de Tê e Rute, testadas e aprovadas por quem já experimentou. Lá, estarão o creme de goiaba com queijo coalho ; compartilhada com os leitores da coluna ;, a torta de nozes e marshmallow, a paçoca de carne seca, a moqueca de carne de caranguejo e tantas outras delícias. Os amigos agradecem. Afinal, tanta gostosura não poderia ficar restrita a uma família.

Creme de goiaba com queijo coalho
Amigas de forno e fogão há mais de quatro décadas, Rute Cronemberger e Tê Costas reúnem em livro as receitas que desenvolveram ao longo da vida
Creme branco
Ingredientes
  • 2 latas de leite condensado
  • 2 latas de creme de leite com soro
  • 2 gemas sem pele (reserve 1 clara para o marshmallow)
  • 1 colher (sopa) de manteiga com sal
  • 1 colher (sopa) de maisena

Modo de fazer
  • Em uma panela, junte todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar. Ferva bem até ponto de creme. Deixe esfriar.

Calda de goiaba com queijo coalho
Ingredientes
  • 300g de goiabada lisa
  • 1 xícara (chá) de água
  • 200g de queijo coalho ralado grosso

Modo de fazer
  • Leve uma panela ao fogo médio e dissolva a goiabada na água. Deixe esfriar.
  • Deixe o queijo coalho separado.

Marshmallow de goiaba (faça no dia de servir)
Ingredientes
  • 150g de goiabada lisa
  • 3 colheres (sopa) de açúcar refinado
  • 1 clara
  • 1/2 xícara (chá) de água

Modo der fazer
  • Em uma panela, dissolva a goiabada, duas colheres de açúcar refinado e a água. Reserve.
  • Na batedeira, bata a clara com uma colher de açúcar refinado até o ponto de suspiro. Sem parar de bater, vá acrescentando, aos poucos, a goiabada fervente e dissolvida. Bata bem até dar consistência de marshmallow.

Montagem
  • Coloque o creme branco, já frio, em um pirex.
  • Acrescente a calda de goiabada já fria, reservando um pouco para a decoração. Depois, coloque o queijo coalho ralado e misture suavemente com a calda e o creme branco, usando um garfo. Deixe na geladeira de um dia para o outro.
  • Coloque o marshmallow por cima, alguns fios da calda de goiabada para decorar e sirva.

Serviço
Comida e cafuné
Instagram: @comida_e_cafune. Lá é possível obter mais informações sobre o livro e as autoras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação