Revista

Um dia de paz no Jardim Botânico de Brasília

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 13/10/2019 04:19
Vou levar para sempre em meu cantinho especial das melhores memórias desta vida as imagens da bandeira da Embaixada da Paz tremulando sob o lindo céu de Brasília, na última quarta-feira, no Jardim Botânico. Um encontro cuidadosamente preparado para elevar os níveis de esperança na cidade e homenagear duas figuras simbólicas na construção de cultura de paz em nosso país.

O general Villas Bôas, que, ao longo de sua gestão, aliou a serenidade característica de sua personalidade à firmeza na ênfase do papel do Exército, definido na Constituição, especialmente nos momentos de instabilidade política e social. O papel apaziguador do comandante em meio às crises foi alvo de observações positivas por parte de autoridades de todos os níveis e veículos de imprensa do Brasil e do exterior.

No campo operacional, mesmo diante das restrições orçamentárias impostas pelo contexto econômico desfavorável, o general Villas Bôas conduziu o Exército no cumprimento de suas missões. Os projetos estratégicos continuam em andamento, a Força Terrestre concluiu com êxito a participação na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti e contribuiu para a manutenção da segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro.

Ao ser acionado, o Exército auxiliou a população em Operações de Garantia da Lei e da Ordem em estados como o Rio Grande do Norte e o Espírito Santo, restabelecendo a paz social. Assumiu papel de destaque na Operação Acolhida, ainda em vigor no estado de Roraima, contribuindo para amenizar a crise humanitária na fronteira com a Venezuela, entre tantos outros feitos memoráveis.

Vera Zanetti também foi homenageada. Oficial do Programa Sênior da União Internacional de Telecomunicações (UIT), ela dedicou 27 anos de trabalho dentro da UIT e foi uma das primeiras funcionárias desde a abertura do escritório no Brasil, em 1992.

Implantou projetos no Brasil que transformaram o setor de telecomunicações brasileiro desde sua privatização até os dias atuais; coordenou atividades de capacitação e formação de quase 3 mil indígenas na região das Américas, permitindo que eles possam usar as tecnologias da informação e comunicação para o desenvolvimento de suas comunidades; criou o evento anual Américas Acessível, para que os países pudessem compartilhar boas práticas em acessibilidade das tecnologias de informação e comunicação, junto ao qual foi lançado um concurso anual de acessibilidade, em parceria com a Samsung.

O Américas Acessível caminha para a sua sexta edição graças à dedicação de Vera para melhorar a vida das pessoas com deficiência. Ela sempre apoiou as atividades de empoderamento feminino, e sua contribuição foi fundamental para a criação do TIC TAC, workshop em tecnologia beneficiando meninas de escolas públicas do DF. Mãe, avó, profissional, amiga, colega e defensora de tudo o que é justo e correto. Zelo e amor pelo trabalho definem os seus anos dedicados ao trabalho dentro da UIT!

Durante o hasteamento, a Orquestra Reciclando Sons, formada por jovens músicos vindos da região da Estrutural, conduzidos pela maestra e idealizadora da orquestra, Rejane Pacheco, tocou o Hino Nacional e uma belíssima música que compuseram em minha homenagem.

O público foi um espetáculo à parte, e é sobre isso que vou escrever no domingo que vem... Absolutamente inesquecíavel!

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação