postado em 20/10/2019 04:10
[FOTO1]Como toda boa tendência atemporal, o utilitarismo ; assim conhecido pela praticidade dos bolsos, das fivelas e dos tecidos que não amassam com facilidade ; se instalou no guarda-roupa da mulher moderna há tempos e vem sendo renovado com as temporadas e estações.
Seja no streetstyle, seja nas passarelas da São Paulo Fashion Week, realizada esta semana, está consolidada a aposta que paira no ar há algum tempo: o próximo inverno é utilitário. E por que não incluir o toque nos dias amenos de primavera? A volta da trend, que teve seu auge nos anos 1990, promete trazer silhueta e modelagens repaginadas. O estilo é marcado por modelagens confortáveis e tons neutros e fáceis de combinar.
O conceito de utilitário é muito mais amplo do que o que vem a mente quando se fala da tendência. Mais que calças e macacões cheios de bolsos, ele dialoga com o consumo consciente e a desconstrução da ideia de que a moda é um incômodo. Na verdade, é uma das formas de facilitar a vida e representar personalidade.
Engana-se quem pensa que as peças são de uso exclusivo de estilos mais despojados. Quando combinados com acessórios e cores marcantes, é possível fazer um hi-low na produção, dando um toque mais moderno e atual. O segredo é usar a imaginação e não ter medo de ousar.
Para aderir
A consultora de estilo Crica Mesquita orienta que os toques de contemporaneidade na volta da trend são principalmente por conta dos tons terrosos, os traços esportivos e o mix and match com acessórios e peças mais delicadas.
Para a especialista Clarissa Ludovico, a tendência funciona, principalmente, para quem tem o estilo mais despojado e moderno. Para as composições, a consultora orienta composições com t-shirts, jaquetas de corte mais reto, croppeds e até mesmo partes de cima festivas e salto alto ; é uma tendência versátil, cabe a quem usa conferir personalidade ao look.
Outra proposta, para os mais comedidos, é apostar nos acessórios. O coturno é o queridinho e atemporal dos calçados, além dos tênis e até mesmo cintos com a pegada utilitária, que conferem modernidade ao look.
*Estagiárias sob supervisão de Sibele Negromonte