Revista

Escapismo

postado em 27/10/2019 04:19
[FOTO1]
A moda vai muito além de ditar tendências. Ela também é uma representação da sociedade no contexto na qual está inserida. Variações de tecidos, cores e até coleções foram inteiramente inspiradas na valorização das coisas simples e na fuga do cenário caótico das cidades. Tecidos leves, tonalidades naturais e modelagens confortáveis dão o tom de escapismo para as produções. A tendência é adequar conforto e praticidade ao estilo.


As estampas complementam a composição campestre da coleção Casa no Campo, da mineira Fabiana Milazzo

Proposta que une charme e conforto na coleção Lady, da Lilly Sarti

Conforto em tonalidades naturais, da Neriage

Novos recortes
As produções de Korshi, Angela Brito e João Pimenta propõem novos olhares para as modelagens. Em diferentes recortes, as peças dialogam com os conceitos de desconstrução de forma literal ; pontas soltas, roupas que podem ser montadas de formas diversas e sobreposições são alguns exemplos. Esqueça também as silhuetas que moldam o corpo em construções de gênero.


A proposta de desconstrução de padrões de gênero de João Pimenta

Fernanda Yamamoto produziu uma coleção sob os moldes do upcycling, reaproveitando materiais de coleções dos 10 anos da marca

As novas silhuetas da marca Ão, do projeto estufa

Acessórios
Mais uma vez, os acessórios de cabeça roubaram a cena. O truque de styling é uma ótima alternativa para levantar qualquer produção e conferir mais personalidade ao look. Esta edição do SPFW trouxe opções para todos os estilos. Se você ainda não aceitou que a boina está de volta, Reinaldo Lourenço investiu em mais uma versão, com um toque rocker, para o adereço. No desfile da Bobstore, os chapéus de aba larga foram fundamentais para incrementar o mood místico que o diretor-criativo André Boffano quis trazer para as passarelas. A estilista Patrícia Bonaldi, da Pat Bo, resgatou as toucas de banho dos anos 1920 para incluir mais detalhes e complementar as produções da coleção com um toque vintage.


Os chapéus de abas largas foram fundamentais para complementar o estilo místico do desfile da Bobstore

As toucas de banho em pedrarias que fizeram a cabeça das modelos no desfile da PatBo

A volta das boinas no desfile de Reinaldo Lourenço ganhou um toque a mais: o charme das tachas

Utilitarismo
A tendência, que teve origem nos anos 1990, voltou com tudo, e a nova onda utilitária ganhou ares contemporâneos. Mais que calças e macacões cheios de bolsos, o utilitarismo dialoga com o consumo consciente e a desconstrução da ideia de que a moda é um incômodo. Para a trend, o importante é ser prático. Entre os 26 desfiles, nuances utilitárias pautaram as temáticas das peças, seja por meio das cores, seja por estampas e modelagens com pegada sustentável ; roupas que podem ser usadas de diversas formas e que servem para facilitar a vida: muitos bolsos, tecidos que não amassam e cores que combinam com tudo. Korshi, João Pimenta, Ellus, Reinaldo Lourenço e Lucas Leão apostaram em cintos, bolsos, zíperes e fivelas nos looks.


O utilitarismo de Lucas Leão, do Projeto Estufa

O utilitarismo jovial da Ellus

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação