Revista

Das páginas para as telas

Televisão bebe da fonte dos livros para criar séries. Amanhã, a HBO lança His dark materials, versão da saga Fronteiras do universo. Conheça outras adaptações literárias que ganharam as telinhas!

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 03/11/2019 04:19
[FOTO1]

De tempos em tempos, a televisão busca nas páginas dos livros inspiração para contar histórias. Desde outubro, canais fechados e serviços de streaming têm adotado a fórmula na hora de lançar novas séries. Amanhã, às 23h, a HBO divulga mais uma adaptação literária. É His dark materials, versão seriada da saga literária Fronteiras do universo.

Essa não será a primeira vez que a trilogia de fantasia e ficção científica criada por Philip Pulmann sai dos livros. Em 2007, sob direção de Chris Weitz, o primeiro livro, A bússola de ouro (1995), ganhou uma versão cinematográfica. Doze anos depois, agora é a vez de a história se tornar numa série fantasiosa da HBO.

Com oito episódios, a primeira temporada da produção tem roteiro do próprio Pulman adaptado por Jack Thorne (Harry Potter e a criança amaldiçoada) e contará a história de Lyra (Dafne Keen), uma jovem aparentemente comum, mas vinda de outro mundo. A órfã criada na Universidade de Oxford começa a busca de um amigo sequestrado. Durante essa investigação, Lyra descobre um complô que envolve crianças roubadas e um fenômeno misterioso chamado Dust.

Mesmo antes da estreia, a série está com a segunda temporada confirmada. O elenco tem Ruth Wilson (Luther), James McAvoy (Fragmentado), Lin-Manuel Miranda (Hamilton) e Clarke Peters (Três anúncios para um crime).



Expansão dos quadrinhos

Desde 20 de outubro, a HBO tem outra adaptação sendo exibida. É a versão seriada da HQ Watchmen, obra criada por Alan Moore. A produção também havia gerado um filme, lançado em 2009 com direção de Zack Snyder e com Jackie Earle Haley, Jeffrey Dean Morgan e Patrick Wilson no elenco. Agora, a história dos vigilantes mascarados ganhou novos capítulos na série produzida por Damon Lindelof, conhecido por The leftovers e Lost.

Diferentemente da história em quadrinho e do longa-metragem, Watchmen se passa em uma realidade alternativa de 2019. Nela, a Sétima Kavalaria ; movimento que prega a supremacia branca e, para isso, se utiliza das máscaras de Rorschach (;herói; da HQ) ; está de volta, trazendo à tona a tensão racial entre brancos e negros. Dentro desse contexto, a narrativa acompanha a ex-detetive policial Angela Abar (Regina King), que assume a investigação da volta do grupo após o assassinato de um policial negro.



Sucesso de vendas

Em 18 de outubro, a Amazon Prime Vídeo disponibilizou em seu catálogo a primeira temporada da antologia Modern love. A produção é inspirada em histórias publicadas em uma coluna de sucesso do jornal The New York Times, que deram origem ao livro Modern love: True stories of love, loss and redemption (ainda sem versão em português).

A trama foi desenvolvida por John Carney (Mesmo se nada der certo) e conta com oito histórias distintas em episódios de meia hora. O principal conceito da narrativa é retratar diferentes formas de amor, com base no chamado ;amor moderno;. O elenco conta com nomes bastante conhecidos do cinema e da tevê: Cristin Milioti (How I met your mother), Dev Patel (Quem quer ser um milionário), Anne Hathaway (O diabo veste Prada), Tina Fey (30 rock), Julia Garner (Ozark) e John Slattery (Mad men). Uma segunda temporada foi confirmada pela Amazon.

Um dos livros mais populares de John Green, famoso autor norte-americano de best-sellers do tipo young adult (jovens adultos, em tradução livre), Quem é você, Alasca? finalmente ganhou uma versão audiovisual. Sob o título em inglês de Looking for Alaska, a produção, que é exibida no serviço de streaming Hulu, foi criada por Josh Schwartz, especialista em atrações teens ; ele é o nome por trás de The O.C. e Gossip girl ; e retrata a história de Miles Halter (Charlie Plummer), um adolescente que, na nova escola, se encanta pela jovem Alasca Young (Kristine Froseth).


O que vem por aí


The witcher
Sem data oficial, mas com lançamento previsto ainda para 2019, a série é uma adaptação da série de livros iniciada em 1993 com O último desejo. A saga conta com mais quatro livros Tempo de desprezo (1995), Batismo de fogo (1996), A torre de andorinha (1997) e A dama do lago (1999), de autoria do polonês Andrzej Sapkowski. A versão da Netflix terá Henry Cavill (foto) no papel do protagonista Geralt de Rivia, um mutante caçador de monstros. A primeira temporada terá oito episódios.

O senhor dos anéis
Depois da trilogia de filmes de sucesso nos anos 2000, a saga de J.R.R. Tolkien terá uma versão seriada. O anúncio foi feito pela Amazon Studios, responsável pelo serviço de streaming Amazon Prime Vídeo. A nova sequência tem produção-executiva de J.D. Payne e Patrick McKay e vai retratar histórias da Segunda Era da Terra Média, que inclui momentos importantes, como a ascensão de Sauron e a forja dos Anéis de Poder. A série tem previsão de estreia em 2021.


Fire & blood
Obra lançada em novembro do ano passado por George R.R. Martin (foto), Fire & blood foi escolhida como a próxima série do universo de Game of thrones, após a HBO descartar o spin-off que teria Naomi Watts no elenco. Sob o título de House of dragon, a nova produção se passará cerca de 300 anos antes dos eventos abordados em GoT. O roteiro é de Martin, com criação de Ryan Condal e Miguel Sapochnik.


Quando acontece o contrário...
Transformar histórias de sucesso de livros em adaptações de audiovisual é muito comum. No entanto, o contrário é raro. Porém, aconteceu. A Matrix Editora lançou o livro infantil Mais leve que o ar (foto), de Estevão Ciavatta. A obra é uma versão da série que estreia em 10 de novembro na HBO, Santos Dumont, e tem o autor como um dos produtores.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação