Revista

Cuidados preciosos com a pele negra

Pela concentração de melanina, a pele negra exige atenção específica

Ana Flávia Castro *, Marcella Freitas*, Manuela Ferraz*
postado em 10/11/2019 07:00
[FOTO1]Muitos são os mitos e verdades relacionados à pele negra. Protetor solar é realmente necessário? Por conta da melanina, é possível que a derme seja mais sensível? Toda pele negra é oleosa? Independentemente dos itens que compõem a rotina de pele, a orientação quanto ao cuidado diário é universal: limpar, hidratar e proteger o maior ; e mais sensível ; órgão do corpo humano.

Os cuidados específicos para a pele negra devem ser levados em consideração especialmente na hora de escolher os produtos e os tratamentos estéticos adequados, respeitando as características de cada tipo de cútis. Cotovelos e joelhos, por exemplo, tendem a apresentar marcas de tecido ressecado e exigem uma hidratação mais potente.

;Normalmente, as glândulas do rosto produzem mais oleosidade, por isso os cuidados devem ser diários, com uso de produtos sem óleo na composição, preferencialmente, e protetor solar facial para evitar manchas;, orienta a biomédica esteta Luciana Travassos.

E quando se trata de tratamentos estéticos, os cuidados devem ser redobrados ; principalmente por conta dos ativos que incluem. O uso de alguns ácidos e peelings químicos em quantidade errada pode causar opacidade na pele, manchas e até queimaduras e cicatrizes.

Outro tratamento contraindicado é a fotodepilação. ;Esse procedimento funciona pela atração de melanina, então em peles negras pode levar a manchas e queimaduras;, explica a especialista. Muitas pessoas temem tratamentos com lasers ou outros tipos de máquinas por receio de danificar a derme. Mas o mercado da estética já conta com tecnologias benéficas para esses casos. ;A radiofrequência é indicada para tratamento de rugas, flacidez, celulites, assim como a carboxiterapia, que induz a produção de colágeno. Hoje também dispomos de lasers que não oferecem riscos à pele negra.;

Proteção sempre


A melanina funciona como um filtro solar natural, protegendo a pele dos raios solares nocivos, que culminam com a produção do envelhecimento da pele. Assim sendo, os indivíduos com pele mais escura apresentam danos menores quando expostos ao sol e, consequentemente, há menor formação de rugas. ;A pele negra é mais espessa, e a densidade das fibras de colágeno é maior, o que lhe confere menor incidência de flacidez ao longo da vida;, explica a dermatologista Cristiane Dal Magro.

Entretanto, há maior propensão à formação de manchas, como o temido melasma. As manchas escuras tendem a aparecer de forma mais intensa após algum dano prévio, como tratamentos incorretos, alterações hormonais e exposição excessiva ao sol sem proteção.

Para a médica, é necessário frisar a importância do uso contínuo do filtro solar ; especialmente para desmistificar que a pele negra está isenta da aplicação. ;O uso regular do protetor vai prevenir o surgimento das manchas, e é essencial durante e depois do tratamento. No caso de pacientes com melasma, optamos sempre por filtros solares com pigmentos, com efeito de base. Além de reforçar a proteção, eles ajudam a camuflar as manchas enquanto a pele é tratada, evitando o uso de bases e maquiagens;, explica.

Os sabonetes de limpeza adequados também não podem faltar na nécessaire. Isso porque a pele negra tende a ser oleosa e possui poros mais abertos, especialmente na face. E, por conta da maior quantidade de melanina, as lesões em fase de cicatrização podem deixar manchas escuras ; e indesejáveis.

;Em casos mais resistentes aos tratamentos tópicos, a isotretinoína oral é de grande ajuda, pois reduz o tamanho dos poros e das glândulas sebáceas, regulariza a produção de cravinhos e desinflama as lesões de acne. E como consequência dessa melhora global, as manchas surgidas por causa da acne também desaparecem;, detalha Cristiane.

No verão

Na estação mais quente do ano, os cuidados devem ser redobrados. As principais dicas de Luciana são protetor solar com fator de proteção 30 ou mais e retocado duas vezes durante o dia.
Caso sua pele do rosto tenha as características tradicionais negras de produzir oleosidade no centro, o melhor é lavar a face logo pela manhã e à noite, usando o sabonete específico recomendado pela dermatologista.
A ingestão de água também deve ser potencializada, sendo a quantidade mínima diária de dois litros.

*Estagiárias sob supervisão de Sibele Negromonte

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação