Revista

Um piso para cada ambiente

Especialistas explicam que, na hora de escolher o revestimento do chão, é preciso ficar atento a uma série de detalhes

postado em 24/11/2019 04:10
[FOTO1]
A aparência e o custo costumam ser os primeiros aspectos a se considerar na hora de escolher um piso para a própria casa. As características são importantes, claro, porém não devem ser as únicas a se ter em mente na decisão dos revestimentos, seja para um ambiente residencial, seja comercial.

Os pisos mais usados no Brasil são cerâmicas, porcelanatos, granitos, vinílicos e laminados de madeira. Cada um conta com vantagens e desvantagens, além da necessidade de se observar o tipo de ambiente em que serão aplicados. A arquiteta Silvana Albuquerque acredita que os porcelanatos e vinílicos estão entre os preferidos pela praticidade de instalação, custo-benefício e manutenção. ;O porcelanato hoje é a grande vedete dos revestimentos. O vinílico também. É emborrachado e traz conforto térmico, o que possibilita o uso na área íntima.;

O porcelanato também é um dos que oferecem maior durabilidade. Quando de boa qualidade, segundo Silvana, apresenta resistência e manutenção superiores, por exemplo, ao mármore, que é mais poroso e absorve gordura, bebidas com corantes e é mais difícil de se manter intacto.

O arquiteto Marcelo Rosset menciona a importância de avaliar o tipo de ambiente e qual a sensação desejada naquele espaço. No caso de áreas internas ou sociais, pisos de madeira oferecem um ar mais acolhedor e menos frio que a pedra, por exemplo. ;A madeira é mais convidativa, tem um toque mais gostoso e aconchegante. É ideal para salas e quartos;, ensina.

Ao se considerar o custo-benefício, os vinílicos surgem também como alternativa para quem não quer gastar demais com um piso de madeira ou tem menos tempo e disponibilidade para limpeza e manutenção. O piso vinílico pode ter o aspecto da madeira, dando a sensação de acolhimento, mas com mais resistência e praticidade.

Sem errar na escolha

Nas áreas com maior umidade, como banheiros, os mais resistentes e impermeáveis, como o porcelanato, são os mais recomendados. Para áreas externas, com piscinas, as pedras e pisos antiderrapantes se tornam mais seguros.

A arquiteta Gabriela De Rossi afirma que, durante a criação do projeto, é importante que o arquiteto leve em conta a necessidade e o dia a dia de cada cliente, avaliando o que é melhor para aquela pessoa ou família.

Em casas com idosos ou pessoas com dificuldade de locomoção, é importante considerar a segurança e optar por revestimentos como o vinílico, que oferece menor risco de quedas por deslizar menos, explica Silvana.

Em ambientes com crianças ou nas áreas de brincadeira, é interessante evitar pisos com alto risco de queda ou os que riscam e quebram com facilidade, como os revestimentos cimentícios. Já para quartos onde bebês e crianças pequenas engatinham ou ficam no chão, invista em pisos vinílicos, mais suaves ao toque.

Quem tem animais pode optar pela cerâmica ou pelo porcelanato ; mais fáceis de limpar. Mas é importante ficar atento se o pet não escorrega demais, o que pode causar problemas ortopédicos.

Gabriela acrescenta que a escolha depende também da finalidade e do objetivo do cliente. O porcelanato traz como diferencial grande variedade de cores e tamanhos, já os revestimentos cerâmicos, são mais acessíveis.

As pedras naturais e os mármores têm custo mais elevado, mas conferem elegância aos espaços. As madeiras aquecem os ambientes e os tornam mais receptivos, porém os laminados e vinílicos apresentam maior facilidade de instalações e preços mais em conta.


Os pisos laminados são criados a partir de pedaços de madeira, unidos com resina e revestimentos que trazem padrões amadeirados. São de fácil instalação e manutenção, podendo ser limpos com vassouras e panos úmidos, mas não deve receber água em abundância. Este ambiente tem piso laminado Gran Elegance Carvalho Ouro, da Eucafloor


Projeto de Silvana Albuquerque Arquitetura para área externa. Nesse caso, o revestimento de mármore bege Bahia levigado recebeu um acabamento diferente, que ajuda a diminuir o risco de acidentes.


Ambiente com revestimento vinílico, criado com o Piso Noz-Pecan, da Coleção Heritage, Linha Essence, da Tarkett


No projeto idealizado pela arquiteta Gabriela De Rossi, o banheiro recebeu revestimento de porcelanato com padronagem marmorizada, que imita o mármore Carrara.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação