postado em 01/12/2019 04:19
[FOTO1]Estatuto dos gordinhos
Mais de metade da população está acima do peso, e a obesidade atinge um em cada cinco brasileiros, segundo levantamento do Ministério da Saúde feito em 2019. Para combater a epidemia, tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que cria o Estatuto da Pessoa com Obesidade. O texto pede aumento na destinação de recursos públicos com foco nas políticas de prevenção e tratamento.
Tramitação
Aprovado na Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), o projeto ainda não passou pela Comissão de Seguridade e Família nem pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Depois vai para o plenário e segue para o Senado. Quem pressiona pelo andamento do texto são integrantes do MDB.
Vale-alimentação saudável
A ideia é destinar verbas para tratamentos alternativos para quem está acima do peso, como terapia. O projeto também prevê ajuda na busca por emprego. Em alguns casos, haverá auxílio na alimentação. ;Se o obeso ou seus familiares não tiverem condições financeiras de prover o sustento de forma adequada e saudável, o Poder Público pode se responsabilizar no âmbito da assistência social;, destaca o texto.
Contra o bullying
Outro ponto levantado pelo projeto é o bullying contra pessoas acima do peso, tema de diversas reportagens do Correio. O preconceito contra os gordinhos é chamado de ;gordofobia;. O texto propõe que parte do dinheiro destinado ao Estatuto seja usado para propaganda sobre o tema.
007 felino
Enquanto a espaçosa sala da liderança do governo no Congresso era ocupada pela deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), o gatinho James Bond Hasselmann, adotado pela parlamentar em Brasília, frequentava o Congresso Nacional quase diariamente. A perda do cargo fez com que o ilustre bichano deixasse de visitar o órgão. ;A salinha de agora não tem espaço;, justificam os assessores.
Filas quilométricas
A Superintendência Regional do INSS no Setor de Autarquias Sul está com a equipe esmagadoramente defasada. São mais de 35 mesas que, teoricamente, serviriam para atendimento. Mas apenas uma ou duas funcionam. Imagine as filas, agora, com as mudanças na Previdência?
Gente como a gente
Ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gilson Dipp disse à coluna que ;juízes são pessoas comuns; e que ;quem comete crime é criminoso comum;. A conversa foi sobre a venda de sentenças na Bahia, que culminou no afastamento e na prisão preventiva de um magistrado.
Rota gourmet
Novo restaurante do chef Rony Petterson, o Aroma, na 407 Sul, se tornou o novo ponto de encontro dos políticos que circulam na capital. O restô pertence à mesma família do A;Mano, outro queridinho das excelências.
Cadeia exemplar 1
Juízes do DF foram convidados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para conhecer as instalações de presídios em Santa Catarina. Nas unidades prisionais do interior, 100% dos presos trabalham e estudam. Bem diferente do resto do país.
Cadeia exemplar 2
Há 26 empresas no complexo penitenciário de Chapecó, por exemplo, onde os presos fazem desde colchão com massageador a vestidos de festa. O dinheiro ajuda a pagar as despesas com o sistema prisional do estado. No país, o gasto anual com os presidiários consome R$ 20 bilhões da União.
Segredinhos...
Curiosidade
O perfil do Instagram de Gugu Liberato ganhou mais de um milhão de seguidores após a morte do apresentador. A conta, que contabilizava 1,6 milhão de pessoas, agora tem 2,6 milhões.
Gafe
Na cerimônia de 30 anos da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), na Câmara, deputado Edmilson Rodrigues (PSol-PA) homenageou a colega Luiza Erundina (PSol-SP), primeira presidente da FNP, que não esteve no evento.
Negócio familiar
Único filho do presidente Jair Bolsonaro que não atua na política, Jair Renan, o caçula, está começando a se aproximar do alto escalão. Principalmente depois que a família criou o partido Aliança Pelo Brasil, no qual Renan tem um cargo em Brasília.