postado em 01/12/2019 04:19
[FOTO1]No inevitável processo de envelhecimento, ter longevidade com saúde, cidadania e lazer é um desafio. Afinal, muitos idosos precisam encarar o preconceito e a solidão na busca por mais qualidade de vida depois dos 60 anos. No Sesc-DF, o Projeto Envelhecer conta com uma programação permanente que dialoga com o universo desse público ao longo de todo o ano. São atividades socioeducativas e culturais, que estimulam conhecimentos, habilidade e atitudes (CHA) dos participantes do Grupo dos Mais Vividos (GMV).
O Projeto Envelhecer surgiu da construção coletiva dos assistentes sociais do Sesc-DF para trabalhar com idosos o desenvolvimento de projetos de vida. Ao entender as diferentes mudanças trazidas pelo tempo, que refletem diretamente na rotina desse público, o Sesc-DF busca a realização de atividades diversificadas, trabalhando a movimentação física e intelectual. Tudo isso abordando os aspectos biopsicossociais que caracterizam o processo de envelhecimento humano.
;A importância do Projeto Envelhecer, para o Sesc, consiste em promover atividades que possibilitem a articulação das dimensões individuais, relacionais e sociais, tornando a velhice um tempo significativo e produtivo, por meio do desenvolvimento de ações voltadas para o exercício da cidadania, o enfrentamento da exclusão da velhice e o fortalecimento do idoso enquanto protagonista na sociedade. Dessa forma, o Projeto Envelhecer é importante para discutirmos e empoderarmos os idosos a terem um envelhecimento ativo e saudável;, detalha a coordenadora de Assistência do Sesc-DF, Adriana Costa.
Quatro eixos
Participam do projeto, atualmente, 77 idosos nas unidades do Sesc na Estação 504 Sul, no Guará, em Taguatinga Norte, Taguatinga Sul, Ceilândia e Gama. Com o objetivo de despertar o engajamento com a vida e a autonomia na construção e realização de sonhos e desejos, são trabalhados quatro eixos: Cidadania; Educação e Atualidades; Saúde do Idoso; Arte e Cultura.
Em Cidadania, são explorados aspectos como políticas sociais e direitos da pessoa idosa; independência; interação social; afetividade e família; e acessibilidade. Em Educação e Atualidades, são abordadas questões como a inclusão digital; assuntos pertinentes ao envelhecimento humano, política e outros; leitura e produção de textos.
O terceiro eixo, a Saúde do Idoso, é composto por uma equipe multidisciplinar, englobando os seguintes temas: envelhecimento ativo; atividade física e longevidade; alimentação saudável; saúde bucal; farmacologia; prevenção de quedas; e saúde mental.
O quarto e último eixo é Arte e Cultura, no qual são realizadas atividades como oficina de arte; desenhos; documentários e filmes; e memórias. Assim, são favorecidos o autoconhecimento e o fortalecimento da autoestima, estimulando a criatividade e a valorização pessoal.
A professora Maria das Graças Farias Timbó, 69 anos, integrante da primeira turma do Projeto Envelhecer afirma que o grupo mudou a sua maneira de ver e viver na terceira idade. ;O projeto nos ajudou a mudar alguns estigmas negativos desse momento e ressignificou totalmente nossa vida.; A participante ressalta ainda que as amizades feitas durante os encontros do projeto serão para a vida toda, ;Precisamos aproveitar o que temos de melhor.;
Onde encontrar o Projeto Envelhecer
Sesc Taguatinga Sul
Dia: quintas-feiras
Horário: das 14h às 16h
Informações: 3451-3515
Sesc Taguatinga Norte
Dia: terças-feiras
Horário: das 9h às 11h
Informações: 3451-9139
Sesc Ceilândia
Dia: terças-feiras
Horário: das 9h às 11h
Informações: 3379-9534
Sesc Guará
Dia: quartas-feiras
Horário: das 8h às 10h
Informações: 3383-9119
Sesc Gama
Dia: terças-feiras
Horário: das 9h às 11h
Informações: 3384-9132
Sesc 504 Sul
Dia: segundas-feiras
Horário: das 14h às 16h
Informações: 3217-9135