Revista

Morena iluminada é tendência e não prejudica tanto os fios

Alternativa às californianas, as mechas morena iluminada têm conquistado as fashionistas e prometem causar menos danos aos fios

Silvana Sousa*
postado em 02/12/2019 09:54
[FOTO1]
Suave e democrática, a maior pedida do momento no universo dos salões de beleza é a morena iluminada. A técnica, que consiste em clarear o cabelo de maneira menos agressiva, é ideal para aquelas que desejam iluminar os fios, mas não se enquadram nos quesitos necessários para atingir um loiro saudável.

O hairstylist Bruno Oliver afirma que a morena iluminada reduz em quase 70% os danos que normalmente ocorrem durante a descoloração. ;Isso se deve ao tempo de clareamento, que é bem inferior às técnicas tradicionais, o que exige menos da fibra capilar. Além disso, o descolorante é aplicado de forma mais espaçada, trazendo, assim, mais naturalidade e um tempo maior nos intervalos de retoque;, explica.

Já o hairstylist Eduardo Nunes enxerga a morena iluminada como uma alternativa à californiana, clareamento que se concentra na ponta ; apesar de ter sido por muito tempo a técnica mais pedida para iluminar o rosto, ela fragiliza bastante os fios. ;Além dos danos, a técnica não traz o mesmo ar de naturalidade da morena iluminada, que pode ser adotado até mesmo pelas mais receosas quando o assunto é alterar a cor dos cabelos.;

As tonalidades normalmente variam entre quentes e frias, mas sempre entre o castanho e o loiro escuro. ;Geralmente, as mulheres já chegam com uma referência e, a partir disso, há uma conversa entre profissional e cliente. Para definir a cor, nós avaliamos o desejo da pessoa e as características físicas, como tom e o sobretom da pele e a cor dos olhos, tudo isso para chegar a uma cor personalizada;, explica Oliver.

A cor natural também pode influenciar na escolha da tonalidade, já que, segundo Eduardo Nunes, o segredo é clarear apenas de um a três tons para que haja leveza no iluminado. ;O ideal é mesclar de forma sutil o tom da raiz com o das pontas, para que não haja um contraste gritante;, aponta.

Cuidados necessários

Apesar de a descoloração ser menos invasiva à fibra capilar, os cuidados anteriores ao procedimento não são descartados. Ambos os profissionais recomendam uma preparação antes de passar pela descoloração, que consiste em um cronograma capilar ; espécie de agenda baseada em hidratação, reconstrução e nutrição ;; na abstenção de fontes de calor, como secador e chapinha; e, principalmente, na realização de uma mecha teste para verificar se o cabelo resiste à técnica.

Como em qualquer procedimento que envolva química, os cuidados pós-descoloração devem ser redobrados. ;Tratamentos de reconstrução devem ser utilizados nesse primeiro momento para recuperar a fibra e repor os nutrientes perdidos;, observa Eduardo. E apesar do intervalo entre retoque ser maior, tonalizar o fio de três em três meses é recomendado para devolver a cor e o brilho perdido no decorrer das lavagens.

Desejo antigo
O morena iluminada também se tornou a alternativa para mulheres que fizeram uso de tinta preta por muito tempo, como no caso de Nayany Tavares, 21 anos, que conviveu com o pigmento preto durante seis anos. ;Meu cabelo sempre foi naturalmente castanho escuro e, quando entrei na adolescência, veio o desejo de escurecer ainda mais, então comecei a usar o preto azulado;, conta.

Passado longos anos, veio o desejo de mudança, mas, devido à resistência do pigmento preto ; considerado um dos mais difíceis de retirar;, a vontade foi sendo adiada e Nayany acabou optando por esperar a tinta sair conforme o cabelo ia crescendo. ;À medida que ia saindo, fui pesquisando os loiros que eu queria, mas, como engravidei nesse meio tempo, acabei adiando ainda mais por medo de passar pelo procedimento;, relata Nayany.

Quando Davi Lucca nasceu, o desejo de ter o cabelo claro reacendeu, fato que casou com o convite do amigo e cabeleireiro Mika Menezes, que a convidou para ser sua modelo. ;Eu nunca pensei em ser morena iluminada, meu desejo era o loiro, mas acabei cedendo à tonalidade por orientação do profissional. Confesso que fiquei pensando bastante se combinava com meu tom de pele. No final, gostei muito.;

Uma publicação compartilhada por (@mikamzshair) em

Desde nova, Nayany é cuidadosa com o cabelo, sempre o preservando abaixo da cintura. Ela conta que, para passar pelo processo de descoloração, adotou apenas alguns cuidados pontuais. ;Pesquisei bastante quais medidas adotar para passar pela descoloração sem estragar o fio e acabei optando pelo pré-tratamento com queratina líquida;, explica.

Já no pós-procedimento, os tratamentos habituais, como lavar o cabelo na água fria e fazer uso de protetor térmico, continuaram, só que em uma frequência maior. ;Troquei de xampu, pois o que eu usava antes tinha um PH muito alto, e meu cabeleireiro me recomendou um mais suave. Também adotei o cronograma capilar para organizar e otimizar minha rotina de cuidados e estou me livrando de vez da chapinha.;

Apesar de a técnica não ter alterado em nada a estrutura do cabelo, Nayane aponta que conseguiu preservar a saúde do fio justamente pelos cuidados na pré e na pós-descoloração. ;No meu caso, o dano foi muito pequeno, já vi relato de pessoas que acabaram com o cabelo, mas, acredito, é justamente porque não têm esses cuidados.;

*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte

Elas aderiram

Uma publicação compartilhada por (@julianapaes) em


Juliana Paes
Para viver a boleira Maria da Paz, em A dona do pedaço, a atriz adotou uma tonalidade mais quente, que se aproxima do castanho claro dourado.

Uma publicação compartilhada por (@alessandraambrosio) em


Alessandra Ambrósio
Com uma pegada mais sutil, a top model optou por uma tonalidade dourada que se fundiu à tonalidade natural dos fios, conferindo um efeito mais praiano.

Uma publicação compartilhada por (@fernandasouzaoficial) em


Fernanda Souza
De madeixas mais curtas, a apresentadora e atriz apostou no tom caramelo.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação