Revista

Inspire-se nas nossas sugestões para malhar com estilo

As peças fitness são tecnológicas, arejadas e estilosas. Mas você sabia que os cuidados para a manutenção dessas características são tão importantes quanto escolher a vestimenta mais confortável?

Giovanna Fischborn*, Manuela Ferraz*, Marcela Freitas*
postado em 08/12/2019 07:00
A empresária e influenciadora Mariana Saad compartilha nas redes sociais sua rotina de exercícios sem abrir mão do estilo. As combinações monocromáticas são escolhas descomplicadas e certeiras, com calça, top e tênis no mesmo tom %u2014 nesse caso, um rosê charmoso.
Conforto está no topo da lista de prioridades quando o assunto é look para ir à academia. Mas, aos poucos, a moda fitness conquistou também o universo fashion. As peças deixaram de representar somente o ambiente da prática de exercícios e passaram a garantir melhor performance, segurança e, claro, muito estilo.

Para potencializar resultados, a professora de moda e vestuário do Instituto Federal de Brasília Suzana Guerra sugere que o look para a malhação corresponda à modalidade que será praticada e ao tipo de esforço executado. Segundo ela, o recorte mais ajustado, tão comum nas peças fitness, não deve dificultar o movimento do corpo. ;Se a atividade exige muito das pernas, a roupa não pode impedir essa ação. Assim como usar uma calça muito folgada pode atrapalhar na execução do movimento.;

A escolha dos materiais certos também ajuda a melhorar o desempenho. E não é à toa que as malhas são os tecidos que mais compõem as roupas de malhação. Suzana explica que o material confere elasticidade e se ajusta bem à silhueta. As malhas em poliéster e poliamida ajudam ainda a arejar ; permitem que o suor saia da peça e deixa o corpo mais à vontade para ;respirar;.

As roupas com sistema dry fit, também um tecido sintético, têm ainda mais capacidade de ventilação. Já as fibras naturais, como o algodão, acumulam umidade e travam a circulação do ar. Por esse motivo, se usadas para atividades físicas, acabam pesando.

Justamente pelo suor e por marcar com facilidade, a roupa branca é quase um tabu nas academias. Para apostar na cor, Suzana recomenda: ;Ninguém deveria ser impedido de usar branco. É uma cor linda, que remete à saúde. O ideal é que essas peças sejam feitas com fibra de poliamida, que, além da elasticidade, tem capacidade de compressão;.

Moda democrática


Incluir tamanhos maiores ; oferecendo conforto ; também está entre os objetivos das marcas do segmento. A Centauro e a Wonder Size, marca de moda fitness especialista em peças plus size, firmaram uma collab inédita. Há dois anos no mercado, o trabalho das sócias Amanda Momente e Mariana Oliveira vem ao encontro da filosofia da loja esportiva: contribuir para democratizar o esporte, além de promover a aceitação do próprio corpo, apoiadas nos pilares de inclusão e usabilidade.

;É muito importante que as mulheres tenham essa sensação de pertencimento dentro de uma loja de esportes. Isso só contribui para a inclusão e a quebra de preconceitos;, assinala Amanda Momente.

A Revista convida você a visitar o closet das fashionistas e se inspirar em produções simples, confortáveis e que serão dignas de cliques diários em sua página no Instagram.

Cuidado com a peça

  • Manutenção: não suou tanto e pretende guardar a peça para um próximo uso antes de lavar? Pendure no cabide e deixe a roupa pegar um ar. Quanto mais arejado, melhor.
  • Lavagem: as roupas de malhar devem ser, preferencialmente, lavadas à mão. Escovar a superfície pode dar aspecto envelhecido e desbotar a cor. Por isso, o ideal é lavar delicadamente com sabão neutro e deixar secar na sombra.
  • Temperatura: evite água quente ou morna e ferro de passar direto na peça.

Fonte: Suzana Guerra

Monocromáticos

Para as mais discretas, o look all black não tem erro! As leggins pretas com tops e blusas da mesma tonalidade evitam manchas de suor aparentes e possíveis transparências %u2014 que também podem ser evitadas com acessórios fitness como o tapa bumbum. Na imagem, a atriz Thaila Ayala usa a composição monocromática sóbria.

Ponto de cor

Outra influenciadora que não deixa de lado a rotina de exercícios é Vera Minelli. Ela costuma apostar em peças básicas, com bastante presença de preto e cinza, e uma ou duas peças de cores vibrantes %u2014 neste caso, o top verde e o tênis colorido dão um ar divertido ao look.

O ponto de cor também pode ser usado nas peças de cima e na de baixo. Yuli Balzak, youtuber, combinou um body azul com uma calça de predominância cinza, mas com detalhes do mesmo azul. O tênis total preto foi a escolha certa para garantir atenção à roupa.

Para andar por aí

A escritora e youtuber Alexandra Gurgel criou uma composição que prova que peças fitness podem ser usadas fora da academia, sim! Para curtir o Rock in Rio 2019 bem confortável, ela usou um top e uma calça azul com tênis esportivo branco e jaqueta jeans para garantir a aparência street style.

Nada melhor do que conforto e frescor para turistar. Uma regata branca e um tênis cheio de estilo foram as principais escolhas da influenciadora Mari Gonzales para passear pelas ruas de Londres. Nesses casos de exposição ao sol, acessórios esportivos, como bonés e viseiras, são boas escolhas para proteger a pele e complementar o look casual.

Fugindo das calças

A modelo Ju Romano foi a estrela da collab entre Centauro e Wonder Size e apostou na praticidade das saias e vestidos esportivos. %u201CMuitas vezes, as pessoas deixam de se exercitar, de frequentar lugares que desejam, pois não têm roupas que sirvam e as façam se sentirem bonitas para a prática de atividades físicas%u201D, assinala a modelo. Para ela, roupas para exercícios com tamanhos maiores incluem e encorajaram as pessoas com corpos diferentes.

Diversas marcas casuais e esportivas passaram a apostar em shorts, bermudas e saias com tecidos específicos para treinos, já que comprimentos menores têm sido escolhas de muitas mulheres que prezam pelo frescor. Natasha Villaschi, influenciadora, costuma usar shorts e tops estampados para malhar.

Terceira peça

A terceira peça funciona até na academia! Neste look, a influenciadora Marcella Minelli juntou colete e calça estampados com um top preto. Além da aparência moderna, os coletes e casacos podem ajudar quem sente frio antes de começar a se exercitar.


O pretinho básico ganha um diferencial com a adição da terceira peça. A sobreposição de mangas compridas da influenciadora Rayza Nicácio tem recortes comuns das peças fitness para não atrapalhar na transpiração do corpo.
*Estagiárias sob supervisão de Sibele Negromonte

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação