Jornal Correio Braziliense

Revista

Estilo funcional

As peças fitness são tecnológicas, arejadas e estilosas. Mas você sabia que os cuidados para a manutenção dessas características são tão importantes quanto escolher a vestimenta mais confortável?

[FOTO1]
Conforto está no topo da lista de prioridades quando o assunto é look para ir à academia. Mas, aos poucos, a moda fitness conquistou também o universo fashion. As peças deixaram de representar somente o ambiente da prática de exercícios e passaram a garantir melhor performance, segurança e, claro, muito estilo.

Para potencializar resultados, a professora de moda e vestuário Suzana Guerra sugere que o look para a malhação corresponda à modalidade que será praticada e ao tipo de esforço executado. Segundo ela, o recorte mais ajustado, tão comum nas peças fitness, não deve dificultar o movimento do corpo. ;Se a atividade exige muito das pernas, a roupa não pode impedir essa ação. Assim como usar uma calça muito folgada pode atrapalhar na execução do movimento.;

A escolha dos materiais certos também ajuda a melhorar o desempenho. E não é à toa que as malhas são os tecidos que mais compõem as roupas de malhação. Suzana explica que o material confere elasticidade e se ajusta bem à silhueta. As malhas em poliéster e poliamida ajudam ainda a arejar ; permitem que o suor saia da peça e deixa o corpo mais à vontade para ;respirar;.

As roupas com sistema dry fit, também um tecido sintético, têm ainda mais capacidade de ventilação. Já as fibras naturais, como o algodão, acumulam umidade e travam a circulação do ar. Por esse motivo, se usadas para atividades físicas, acabam pesando.

Justamente pelo suor e por marcar com facilidade, a roupa branca é quase um tabu nas academias. Para apostar na cor, Suzana recomenda: ;Ninguém deveria ser impedido de usar branco. É uma cor linda, que remete à saúde. O ideal é que essas peças sejam feitas com fibra de poliamida, que, além da elasticidade, tem capacidade de compressão;.

Moda democrática

Incluir tamanhos maiores ; oferecendo conforto ; também está entre os objetivos das marcas do segmento. A Centauro e a Wonder Size, marca de moda fitness especialista em peças plus size, firmaram uma collab inédita. Há dois anos no mercado, o trabalho das sócias Amanda Momente e Mariana Oliveira vem ao encontro da filosofia da loja esportiva: contribuir para democratizar o esporte, além de promover a aceitação do próprio corpo, apoiadas nos pilares de inclusão e usabilidade.

;É muito importante que as mulheres tenham essa sensação de pertencimento dentro de uma loja de esportes. Isso só contribui para a inclusão e a quebra de preconceitos;, assinala Amanda Momente.

A Revista convida você a visitar o closet das fashionistas e se inspirar em produções simples, confortáveis e que serão dignas de cliques diários em sua página no Instagram.

*Estagiárias sob supervisão de Sibele Negromonte

Monocromáticos


A empresária e influenciadora Mariana Saad compartilha nas redes sociais sua rotina de exercícios sem abrir mão do estilo. As combinações monocromáticas são escolhas descomplicadas e certeiras, com calça, top e tênis no mesmo tom ; nesse caso, um rosê charmoso.


Para as mais discretas, o look all black não tem erro! As leggins pretas com tops e blusas da mesma tonalidade evitam manchas de suor aparentes e possíveis transparências ; que também podem ser evitadas com acessórios fitness como o tapa bumbum. Na imagem, a atriz Thaila Ayala usa a composição monocromática sóbria.

Ponto de cor


Outra influenciadora que não deixa de lado a rotina de exercícios é Vera Minelli. Ela costuma apostar em peças básicas, com bastante presença de preto e cinza, e uma ou duas peças de cores vibrantes ; neste caso, o top verde e o tênis colorido dão um ar divertido ao look.


O ponto de cor também pode ser usado nas peças de cima e na de baixo. Yuli Balzak, youtuber, combinou um body azul com uma calça de predominância cinza, mas com detalhes do mesmo azul. O tênis total preto foi a escolha certa para garantir atenção à roupa.

Cuidado com a peça
  • Manutenção: não suou tanto e pretende guardar a peça para um próximo uso antes de lavar? Pendure no cabide e deixe a roupa pegar um ar. Quanto mais arejado, melhor.
  • Lavagem: as roupas de malhar devem ser, preferencialmente, lavadas à mão. Escovar a superfície pode dar aspecto envelhecido e desbotar a cor. Por isso, o ideal é lavar delicadamente com sabão neutro e deixar secar na sombra.
  • Temperatura: evite água quente ou morna e ferro de passar direto na peça.

Fonte: Suzana Guerra