Revista

Tudo começa pelo autoconhecimento

postado em 08/12/2019 04:19
[FOTO1]
;A questão é: como é possível se cuidar, se você não se conhecer?; Para Bernardo Brenicci, 53 anos, o autoconhecimento é a forma mais expressiva ; e valiosa ; do autocuidado. Parte da filosofia dele é compreender responsabilidades, necessidades e encarar que os problemas da vida não são reais. Quem vê sente que essa vibração sempre ecoou na vida do servidor público. Mas, na verdade, é fruto de um trabalho bem mais profundo.

Bernardo pratica maha yoga, uma vertente da ioga, em um centro no Lago Sul. A técnica reúne posturas de ioga, pranayamas ; que é, basicamente, o controle da respiração ;, meditação e alguns mantras. Nada de acrobacias dificílimas. A atividade busca atender todos os perfis. A ideia é ir do nível ;mais físico; para o mais sutil e transgredir a mente. Como também é instrutor de ioga, Bernardo, muitas vezes, toma a frente como guia da turma. Os outros integrantes que também têm experiência com a prática se revezam nessa função.

Os encontros acontecem, principalmente, à noite, e é muito comum as pessoas irem do trabalho direto para o local. Depois de um dia corrido, o momento acaba servindo justamente para acalmar. Bernardo é prova disso. Ele conta que a ioga ajuda a deixar o serviço no trabalho mais leve. ;Aprendi a relativizar os problemas que vão aparecendo. Tira aquele peso, ajuda a relaxar.;

E mais que encontro marcado, Bernardo explica que a ioga é uma prática de longo prazo. Ele chega a dizer que os 31 anos de contato que tem com a atividade não passam de um número. Afinal, a evolução é individual. Acredita que o importante é que cada pessoa seja parâmetro de si mesma.

Visão positiva

Angela Vieira, 54, pratica ioga no mesmo centro que Bernardo. Professora universitária, ela entende que os princípios da meditação são ótimas saídas para turbinar as capacidades das pessoas nos estudos e no trabalho, além de reduzir o estresse. ;Isso tudo porque, com a respiração regulada e a mente descansada, é possível ter uma visão mais positiva do mundo;, acredita.

Para ela, o combo ioga, respiração, relaxamento e devoção também é um mecanismo de cura. Funciona como prevenção. ;Tudo que a gente tem de doença começa no emocional. Então, eu penso que cuidar desse lado mais afetivo diminui até custos com a saúde.;

Como começar a se cuidar
  • Afaste-se, por alguns minutos, de tudo que deixa você ansioso: trabalho, responsabilidades com a casa e com os filhos, celular, redes sociais.
  • Tome um banho mais longo
  • Embeleze-se: faça uma hidratação no cabelo, as unhas ou uma esfoliação no rosto.
  • Pratique exercício físico: pode ser chato e cansativo no início, mas a sensação depois é reconfortante. Comece aos poucos. Com o tempo, essa sensação prazerosa vai fazer com que você aumente a quantidade e a frequência das atividades.

Além da estética

Fazer do banheiro um spa, preparar o ambiente e usar os produtos de que mais gosta. Quem nunca se deliciou com esse combo? Claudia Carvalho, 40, adora cuidar da pele. ;Amo um creminho;, admite. Mas, para ela, o autocuidado vai muito além. É uma roda com os amigos e a família, é bater papo. Ou então viajar (e muito). Sem, claro, abrir mão da saúde. Para ela, é imprescindível manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas ; que não incluem academia! É do tipo que gosta de esportes ao ar livre.

Claudia trabalha viajando. É supervisora de times de vendas. A não rotina, assim, exige que ela faça adaptações para carregar essas práticas de autocuidado na mala. Um dos artifícios que Claudia aposta, independentemente de onde está, ela aprendeu na Índia, cinco anos atrás: beber água morna com limão todas as manhãs em jejum. Faz isso desde então. Também optou por não comer mais carnes. Mas não abre mão de comer doces nem de beber cervejas e vinhos: prazeres que busca equilibrar.

Nas viagens, acha importante reconhecer os arredores de onde fica hospedada. Se o local tem um calçadão, Claudia aproveita para andar de skate e bicicleta. Se tem praia, melhor ainda ; a paixão pelo surfe é grande. O esporte foi até motivo para ela se mudar para Florianópolis. ;Lá, consigo praticar com mais frequência o esporte pelo qual me apaixonei.;

Com o dia a dia na estrada e em conexões o tempo todo, fazer o que ela gosta compensa a correria e a ajuda a manter a disposição para motivar as equipes de venda. ;Sem autocuidado, talvez eu viesse a adoecer ou me sentiria mais cansada com mais frequência. Penso que nosso corpo é nossa máquina, nosso veículo. Se ele falhar, seguir em frente fica mais difícil. Por isso, tento cuidar como posso do trio corpo-mente-alma.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação