Revista

De concurseira a doceira

Confeiteira que começou a fazer bolo para pagar o curso de pós-graduação desiste do direito e passa a ganhar a vida com a gastronomia

postado em 08/12/2019 04:19
[FOTO1]
Assim como muitos jovens de Brasília, Marcela Borges sonhava em cursar direito, passar em um bom concurso e ser servidora pública. E, assim, construir uma vida estável. A brasiliense, hoje com 28 anos, até se formou em direito e começou a estudar para ser promotora, mas alguns percalços pelo caminho ; que foram resolvidos ; a fizeram mudar completamente de planos.

Quando terminou a faculdade, Marcela decidiu se matricular na pós-graduação da Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Coincidiu que, na época, o pai estava desempregado. A mãe, que é personal trainer e tinha um clube de corrida, comprometeu-se, então, a pagar o curso da filha. ;Mas, logo depois, ela perdeu todas as alunas e não tinha como cumprir o compromisso. E as mensalidades começaram a atrasar;, recorda-se.

A brasiliense conta que, para pagar as contas da casa, o pai, excelente cozinheiro, abriu um food truck, e a mãe, a doceira do lar, ficou responsável pelas sobremesas vendidas no local. ;Ela sempre fez os bolos de aniversário dos filhos e era muito elogiada por todos.; Apesar das influências gastronômicas, tanto paterna quanto materna, a filha nem chegava na cozinha. Achava que não levava jeito.

Um dia, para celebrar o aniversário de uma grande amiga e colega na pós, Marcela pediu à mãe para ajudá-la a preparar um bolo. ;Era o preferido dessa minha amiga, e eu quis fazer esse agrado.; Quando a jovem chegou com o ;bolo da mamãe;, toda a turma provou e aprovou ; inclusive a coordenadora do curso. ;Ela me chamou na sala dela e perguntou se eu daria conta de preparar aquele e outros bolos simples em grande quantidade para servir em eventos promovidos pela instituição.;

Com as mensalidades ainda atrasadas, Marcela viu ali uma chance irrecusável de conseguir pagar a pós. Aceitou a proposta na hora. Pediu ajuda à mãe, pegou algumas receitas do caderninho dela, pesquisou na internet e começou a fazer bolos. Foram muitas adaptações, erros e acertos. Mas ela conseguiu cumprir com o compromisso. ;Toda semana tinha de dois a três eventos, como cursos, seminários, palestras. Eu pegava todo o dinheiro que recebia e pagava as mensalidades.;

No cardápio, bolos caseiros, como os de fubá, chocolate, cenoura... e, claro, o da ;mamãe; ; responsável pelo início do ;negócio; de Marcela e cuja receita ela compartilha com os leitores da coluna. Ela também preparava pães de queijo ; ;Eu mesma fazia a massa; ; e, aos poucos, ia se transformando em uma confeiteira de mão cheia.

Mudança de planos

Ao mesmo tempo em que estudava, tanto para a pós-graduação quanto para concursos, Marcela preparava os bolos dos eventos e recebia outras encomendas ; tudo fruto do boca a boca. Aos poucos, o direito foi ficando em segundo plano e os doces ganhando mais espaço na vida dela. Até que, com o fim do curso, no segundo semestre de 2017, decidiu se profissionalizar, mas em gastronomia.

A brasiliense, que até então tinha desenvolvido suas receitas a partir das da mãe e das pequisas na internet, foi para Belo Horizonte fazer um curso na Doce e Arte, confeitaria famosa na cidade por seus bolos feitos com cobertura em buttercream ; creme feito à base de manteiga, claras de ovos e manteiga.

;Foi um marco no meu negócio. Aprendi não só técnicas de confeitaria, mas também a comercializar o meu produto: da embalagem correta até a divulgação e as vendas;, conta. Marcela aproveitou a ida a Minas Gerais para também fazer um curso de chocolate.

Os bolos simples preparados lá no início foram dando lugar aos mais elaborados, com recheio e cobertura ; tudo escolhido pelo cliente, que pode receber o cardápio via WhatsApp. ;A minha vitrine é a minha página no Instagram. Por meio dela, é possível entrar em contato comigo;, detalha. Hoje, o principal público são as festas de casamento, aniversário, batizado. Ela, porém, logo avisa: ;Nunca uso pasta americana para confeitar os bolos;. Na ornamentação, costuma apostar em flores e frutas frescas sobre o buttercream.

Para o Natal, além dos bolos, Marcela desenvolveu uma receita de panetone. ;Não tem como fugir das festas datadas.; Ela também fornece brownies e alfajores. O campeão de vendas disparado, garante, é o red velvet clássico. ;Molho a massa com um coulis de frutas vermelhas, que eu mesma preparo. Esse é o meu diferencial;, segreda.

Hoje, Marcela, que aprendeu a fazer os primeiros bolos com a mãe, prefere trabalhar sozinha. Muitas vezes, dispensa a ajuda da própria matriarca. ;Sou muito perfeccionista e controladora, gosto de fazer do meu jeito e sempre acho que ela está fazendo errado;, diverte-se.


Bolo da Mamãe

Massa
Ingredientes
  • 5 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de leite aquecido
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Recheio
Ingredientes
  • 395g de leite condensado
  • 300g de creme de leite
  • 500ml de leite integral
  • 3 gemas de ovo
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo

Cobertura branca
Ingredientes
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha
  • 3 claras de ovo

Cobertura de chocolate
Ingredientes
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (café) de manteiga
  • 3 colheres (sopa) de leite

Modo de preparar
A massa
  • bata as claras em neve, junte as gemas, o açúcar e continue a bater até obter um creme leve e fofo. Despeje, aos poucos, o leite e bata mais um pouco. Misture levemente a farinha peneirada com o fermento. Asse em forma redonda (25cm de diâmetro) untada e enfarinhada, em forno quente (200; C) por aproximadamente 40 minutos.

O recheio
  • bata todos os ingredientes no liquidificador. Leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Espere esfriar, corte o bolo em 3 camadas e recheie com esse creme.

A cobertura branca
  • faça uma calda em ponto de voar com o açúcar, a água e o extrato de baunilha. Bata as claras em neve na batedeira e vá despejando a calda fervente sobre elas, batendo até tomar consistência. Cubra a torta com uma camada farta.

A cobertura de chocolate
  • leve ao fogo brando uma panela com o açúcar, chocolate em pó, a manteiga e o leite. Deixe ferver por 5 minutos, mexendo sempre. Passe a cobertura sobre a torta e decore com morangos. Sirva gelado.

Segredos para um bolo perfeito
  • Nunca ponha mais fermento do que manda a receita. ;Tem gente que acha que colocar muito fermento vai ajudar a fazer o bolo crescer, mas vai acontecer exatamente o contrário.;
  • Nunca use garfo ou palito para furar o bolo e saber se ele está pronto. ;Se a massa estiver crua, ela vai murchar. Use os dedos para fazer esse teste: dê uma leve apalpada, se a massa voltar, é porque o bolo está no ponto certo.;
  • Evite abrir o forno antes de o bolo estar pronto.
  • E o principal: ponha muito amor durante todo o preparo.

Serviço
Borges Patisserie
Instagram: @borgespatisserie
WhatsApp: (61) 99606-2211

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação