postado em 15/12/2019 04:09
[FOTO1]Árvore montada; decoração colorida por toda parte; família e amigos reunidos... A temática natalina é um convite a todos os enfeites que se tem direito. Mas, com um pet em casa, os tutores devem ficar atentos para que a festa não vire emergência veterinária. É que alguns objetos são um atrativo para o animal morder, derrubar, destruir e, com isso, acabar se machucando.
A veterinária Camila Maximiano, da Pompeu Clínica Veterinária, explica que um dos acidentes mais comuns, típico desta época, é o animal engolir algum corpo estranho. Fios, pisca-piscas, presentes, pecinhas pequenas da árvore de Natal ; além de cacos de enfeites que, entre uma brincadeira ou outra do bichinho, acabam quebrando. Se o animal engasgar com algum desses itens, deve-se, rapidamente, retirar o objeto para desobstruir a via. Quando a lesão é mais grave, pode ser preciso até intervenção cirúrgica.
Muitas pessoas também sabem que a música alta e o estouro de fogos de artifício são um dos principais motivos de estresse deles. É que a audição dos pets é mais apurada que a dos seres humanos ; e os gatos costumam ser os mais assustados com o barulho. ;A música alta os incomoda e pode causar até problemas de audição. Por isso, é supercomum o animal se assustar e até fugir;, explica a cuidadora de cães Ana de Paula, da creche The Walkers. Nessas horas, o animal precisa de afago e, não, de pânico. Podem ser recomendados até florais para ele se acalmar.
Festa segura
Para evitar esses e outros transtornos, Camila afirma que o primeiro passo é considerar a personalidade do animal e, assim, pensar na forma mais adequada de distraí-lo. ;Se ele tem o costume de destruir, tenta morder e derrubar objetos e pula muito nas coisas, isso precisa ser pensado.; Vale habituar o animal com os elementos e as situações da festa aos poucos. Se o tutor perceber que o bicho fica visivelmente desconfortável, deve optar por mantê-lo em um cantinho com os brinquedos dele, no dia do evento ou até ele se habituar, um local onde possa ser observado e auxiliado ; mas nunca trancado nem isolado.
Outra alternativa é posicionar os itens de decoração no alto, fora do alcance dos pets. Se possível, deixar os presentes no alto também. Ainda segundo a veterinária, as árvores chamam muito a atenção dos bichos, principalmente, dos felinos. Dessa forma, é importante esconder os fios das luzes decorativas para eles não morderem e tomarem choque.
Tutora precavida
Igual a muitos felinos por aí, de personalidade curiosa, o gatinho Charlie, de 6 meses, não pode ver um enfeite colorido que já quer fazer bagunça. Pula e tenta alcançar tudo. A tutora dele, Mirella Amado, 22, estudante, está lidando com a tentação que os objetos natalinos são para o bichinho.
Recentemente, assim que Mirella decorou a casa, Charlie escalou a árvore de Natal e, quando chegou na metade, a árvore despencou e o gatinho caiu junto. ;Lembro que as bolinhas também caíram e ele enlouqueceu. Hoje, para evitar acidentes maiores, eu evito deixar as bolinhas embaixo, fora do alcance dele, em algum lugar onde ele não consiga pegar. Às vezes, não passa de uma tentativa porque ele pula mesmo assim;, conta.
*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte
A ceia pode ser tóxica
A regra geral diz que o ideal é não dar nada da ceia para os animais. São alimentos pesados, gordurosos e, possivelmente, tóxicos para os pets. Frutas secas, chocolate e uva-passa podem parecer inofensivos, mas são alimentos muito diferentes do que o animal consome e que, em pouco tempo, já podem causar desconforto, como diarreia e vômito. A uva-passa também prejudica os rins. Segundo as especialistas, os cães são os mais suscetíveis a perigos assim, porque, por serem mais sociáveis, participam mais das celebrações e tendem a comer besteira.
No entanto, a veterinária Camila Garcia, da Meu Pet Natural, explica: ;Se o animal for saudável e não tiver nenhuma restrição alimentar, tudo bem oferecer, em forma de petiscos, alguns alimentos. Mas sem exageros. A oferta dessas comidinhas não deve ultrapassar 10% da necessidade diária do pet;.
Ela acrescenta que lascas de peito de peru, de coxa, de sobrecoxa, de carne suína, de carne de frango (tudo sem tempero natalino), brócolis, cenoura, couve-flor, morango e banana são alguns dos alimentos liberados. Mas vale ressaltar a importância de se informar com o veterinário do bichinho sobre as melhores opções para ele especificamente.
Itens que merecem cuidado
- Enfeites que possam quebrar e machucar o pet se ele tentar brincar ou morder.
- Pecinhas muito pequenas que possam ser engolidas facilmente.
- Fitas de presentes.
- Fios de pisca-piscas.
- Bebidas alcoólicas.
- Uva-passa, doces, glúten, frituras.
- Alguns animais não se dão bem com crianças ou desconhecidos. Em dia de festa, cabe ao tutor gerir a situação e aos responsáveis, conversar com a garotada.
Fazendo parte da festa
Para o pet não ficar de fora da comilança, a Revista traz uma sugestão de petisco. A receita é da veterinária Camila Garcia, da Meu Pet Natural.
Mini-hambúrguer caseiro natalino
Ingredientes
- 2 batatas-doces médias com casca ou aipim sem casca
- 1 ovo de galinha
- 300g de carne moída de qualquer tipo ; coração de boi, moela, patinho, músculo, frango, cordeiro etc.
- 2 colheres de sopa de salsinha fresca picadinha ou gergelim.
- Pitadinha de castanhas moídas para dar um toque natalino
- Uma pitada (1g) de sal marinho ou outro sal saudável de sua preferência.
- Observação: para felinos, recomenda-se retirar a batata-doce ou aipim e as castanhas.
Modo de preparar
- Preaqueça o forno a 180;. Unte uma assadeira grande com manteiga sem sal, use óleo de coco ou banha. Cozinhe as batatas (ou aipim) e ferva até que estejam moles quando furadas com o garfo. Escorra toda a água e amasse na panela. Você deverá ter por volta de duas xícaras e meia de batatas amassadas. Em uma tigela grande, bata os ovos. Adicione a carne, as batatas amassadas e a salsinha. Usando as mãos, misture bem todos os ingredientes. Abra a massa na bancada da pia e use um cortador redondo para fazer os hambúrgueres ou faça na mão mesmo. Dá para usar forminhas temáticas também! Por fim, coloque o preparo na assadeira untada.