Revista

Noite de gala

Ponto central na celebração de Natal, a mesa deve fazer jus ao cardápio e reunir amigos e família com aconchego. Inspire-se nestas ideias para decorá-la com muito charme

Giovanna Fischborn*
postado em 22/12/2019 04:08
Esta mesa brinca com texturas: a sobreposição de pratos, o sousplat gráfico e os detalhes da toalha dão a cara de noite especial. O guardanapo e a louça harmonizam nas mesmas cores.
Tradição que mexe com as emoções e expectativas, o Natal é um dos momentos mais aguardados do ano. E uma parte importante dos preparativos é a decoração da mesa, que conecta as pessoas e destaca a ceia. Colorida, rústica ou mais clean, definir o estilo da decoração da noite é o primeiro passo para escolher e harmonizar os arranjos natalinos com capricho.

;Uma mesa bem montada transforma uma simples refeição em um maravilhoso banquete.; A designer de interiores Marli Rodrigues afirma que mesmo que o vermelho e o verde sejam predominantes nesta época, usar essas cores não é lei na hora de montar a mesa.

Outras combinações menos óbvias também são possíveis. ;Vermelho e dourado, branco e dourado ou prata ficam superinteressantes;, recomenda. O rosé gold em vez do vermelho e do dourado também funciona. A especialista aconselha ainda optar por pontos de cores lisas. Assim, fica mais fácil ousar nos outros elementos da mesa.

Para que a décor natalina não brigue com o restante dos elementos da casa, a dica é deixar sobressair, na decoração de Natal, os mesmos tons que predominam no restante da casa.



Montagem

;Na mesa, vale a regra básica: do lado direito ficam os itens femininos, como a taça, a faca e a colher. Do lado esquerdo, os masculinos ; guardanapo e garfo;, explica a decoradora e meseira Christiane Mendes, da loja Villa Salomão. Os talheres posicionados mais distantes do prato serão usados primeiro. Os talheres para a sobremesa ficam acima do prato.

E quem disse que o investimento precisa ser alto? Se a arrumação ficou para última hora, basta pegar o que tem em casa e ; por que não? ; apostar no ;faça você mesmo;. Uma dica é escolher guardanapos temáticos ou nas cores verdes ou vermelhas, que remetem ao Natal. Resgate as toalhas de mesa mais especiais que tiver, jogos americanos e sousplats (apoio para pratos). Tê-los harmonizados na mesa já faz diferença.

Levar a atenção para o centro da mesa também ajuda a criar o clima. ;Vasos ou potes de vidro com bolas de Natal dentro são rápidos de fazer e ótimos enfeites para a mesa;, aconselha Christiane. As taças podem ser usadas como castiçais. ;Dá para colocar sal grosso no recipiente e velas pequenas dentro. Ou usar a taça de ponta cabeça: a vela fica na base e, dentro da taça, algum elemento colorido.;

*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação