Revista

O brilho das estrelas

postado em 22/12/2019 04:08
No topo da árvore de Natal tem uma estrela que, na minha visão, é cada um de nós... brilhando intensamente com a alegria de viver.

O dia em que se comemora o nascimento de um ser cuja pureza elevou o nível das relações no planeta parece-me perfeito para comemorarmos também o presente que é a vida de cada ser que habita esta Terra maravilhosa.

Vibro de emoção nestas datas profundamente simbólicas, quando presenteamos as pessoas que amamos. Geralmente, as famílias se encontram, as crianças brincam, os adolescentes riem pelos cantos e os adultos conversam sobre os mais variados temas... Os quitutes natalinos são saboreados e, quando chega a hora da troca de presentes, todos se alegram!

Mesmo nos lares onde a grana está curta, o momento pode e deve ser aproveitado. Pouco importa se os presentes foram comprados nas lojas ou feitos à mão, a alegria de presentear é a mesma. Uma pedra encontrada no chão e enfeitada com tintas coloridas pode ser recebida com tanto entusiasmo quanto algo caro de uma vitrine de shopping! O que vale é o amor de quem oferece chegando até o coração de quem recebe!

Aliás, fico me perguntando: o que será melhor? O prazer de presentear, o prazer de receber um presente? Ou o prazer de ver a alegria nos olhos de quem ganhou o presente que você ofereceu? Ver quem você ama feliz acende um brilho indescritível nos olhos! No budismo, esse fenômeno é chamado de regozijo! Está entre as grandes verdades que norteiam a evolução do ser humano. Regozijar nos permite ficarmos felizes em ver a felicidade do outro!

Que neste Natal todos possam regozijar e aproveitar plenamente o momento de união entre família e amigos!

As outras três grandes verdades do budismo são a equanimidade, o amor e a compaixão! Desejo ao amigo leitor o entendimento pleno dessas quatro verdades do budismo tibetano, de modo a imprimir em cada cena da sua vida as vibrações mais altas!

Faço votos que o Natal de cada um de vocês seja repleto dessas verdades e muito mais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação