postado em 29/12/2019 04:17
A pedagoga Ieda Lins, 55, passou a vida como dona de casa. Tinha quase 50 anos, quando, incentivada pela filha, resolveu cursar o ensino superior. Custou a acreditar que seria possível, que passaria no vestibular, mas a filha a inscreveu, e aquele sonho que ela nem sabia que tinha foi realizado. Hoje, fala com bom humor que o diploma lhe custou o casamento. E foi um processo difícil. ;Eu estudei, estagiei, consegui um emprego e ele não aguentou me ver crescer;, recorda-se.
Foi quando resolveu que precisava de ainda mais mudanças. ;Eu queria me aproximar ainda mais dos filhos, ter a primeira festa de aniversário, voltar a ser feliz, queria um novo amor e queria voltar para Governador Valadares, em Minas Gerais;. Ieda deixou a cidade para acompanhar o então marido e queria estar novamente perto da família. Mas não sabia por onde começar. Iniciou, então, um processo com um coach para ajudar em todo o planejamento. Devagarzinho, foi conquistando cada uma das coisas que queria.
;Eu aprendi a ser mais positiva, a acreditar que eu posso, a colocar as coisas em prática;, afirma. A pedagoga fez uma grande festa quando completou 50 anos, conseguiu um emprego na cidade natal, onde está até hoje, e tem um novo companheiro, com quem realizou o sonho de ter uma casa própria. ;Com vista para o Morro do Ibituruna;, gaba-se.
As coisas estão bem, mas ela não se acomoda. Continua a fazer cursos para se especializar e melhorar o desempenho profissional, organiza os dias para não se enrolar com tantos afazeres e otimiza o tempo. E o principal: mantém o pensamento positivo. Nisso, a Bíblia a ajuda: ;Leio versículos toda manhã;.
Método de organização infalível
Leila Arruda é coach de alta performance e trabalha para aumentar a produtividade dos clientes. ;A maioria costuma fazer planejamento, mas não cumpre, porque faz da maneira errada;. Ela esclarece que não há um item que vá salvar sua vida. ;O planner é bem conhecido, mas se não tem a disciplina de acessá-lo, em vez de ajudar, ele pode acabar desestimulando.;
Tem quem goste de escrever no planner todo dia, tem aqueles que preferem criar lembretes e espalhar pela casa, quem é adepto à agenda digital e até quem precisa de um profissional para cobrar as metas semanais. O segredo, então, é testar até encontrar um artifício perfeito para você. ;Tenho clientes que deixam suas metas no plano de fundo do celular e superfunciona. O ideal é ficar em um lugar que você veja pelo menos duas vezes ao dia;, indica Leila.
Existe, sim, uma receita para organizar as informações. Segundo Leila, o primeiro passo é listar tudo o que deseja realizar, desde as coisas aparentemente bobas do dia a dia até as grandes resoluções. O segundo passo é dividi-las. ;Com as metas em mãos, você deve separá-las em três grupos: fácil, médio ou difícil de cumprir;.
Fácil ou meta pequena: são aquelas que consegue concluir no mesmo dia, como marcar uma consulta médica.
Médio ou meta normal: dá para fazer em um mês, como emagrecer 1kg.
Difícil ou meta grande: são os objetivos que necessitam de preparo, como fazer uma viagem que precisa comprar passagem, planejar roteiro, escolher hotel, fazer mala, entre outros.
Após a separação, toda meta deve ganhar um prazo realista. A organização pode ser mensal ou semanal e é importante fragmentar as metas grandes para transformá-las em várias pequenas ou normais.
Para quem deseja criar um hábito, seja de planejamento, seja de algo relacionado aos objetivos do ano, Leila dá a dica: ;Foque no início. Se você realiza uma tarefa por mais de 60 dias de forma ininterrupta, ela se torna um hábito;.
Para ler
Cuide-se ; Aprenda a se ajudar em primeiro lugar, de Cátia Dezzan
Publicado pela Luz da Serra Editora, o livro explica a importância de cuidar de si mesmo, sem culpas nem fardos, para conseguir auxiliar melhor as pessoas em volta.
Não leia este livro ; Gestão do tempo para pessoas criativas, de Donald Roos
O nome do livro brinca justamente com o que ele se propõe a ensinar: escolher o que não fazer. Quando se diz ;não; a algo da lista de afazeres, a um projeto ou a uma ideia, tem-se mais tempo para executar outra coisa que valha a pena.
Listomania ; Organizando Pensamentos, de Paula Rizzo
O que indivíduos como sir Richard Branson, Martha Stewart, Sheryl Sandberg, Ellen DeGeneres e Madonna têm em comum? Segundo a autora, todos criam listas. A história mostra que os promotores de mudanças realizam suas listas de afazeres e as verificam com frequência.
O método Bullet Journal ; Registre o passado, organize o presente, planeje o futuro, de Ryder Carroll
O livro ensina uma forma de organização que se baseia em você mesmo personalizar uma folha de caderno para ser sua agenda. Pode ser quase uma obra de arte ou superminimalista. Depende do que tem a ver com você.
Tudo ao mesmo tempo
O hábito de fazer muitas coisas ao mesmo tempo é chamado, em inglês, de multitasking. Em português, quem faz isso é multitarefa. Um estudo da Universidade de Utah concluiu que apenas 2,5% das pessoas têm, de fato, capacidade de fazer diversas atividades simultaneamente sem prejuízo de nenhuma delas: são os supertaskers. Mesmo assim, segundo os pesquisadores, a quantidade de gente que se desafia a fazer várias tarefas ao mesmo tempo supera muito essa porcentagem. E pior: não percebem que não são bem-sucedidas, acham que a estratégia está funcionando.
A terapeuta holística Cátia Dezzan garante que quem é multitarefa é quem menos tem resultado, porque não foca no que está fazendo. ;No dia a dia, temos um milhão de tarefas para cumprir e uma das queixas é ter tempo pra elas. Mas isso é falta de prioridade. A gente precisa refletir sempre se está disponível para todo mundo, menos para si. Se essas tarefas me ajudam a chegar nas minhas metas para o fim do ano;, provoca.
Segundo ela, é um problema de muita gente, porque a rotina os engole, a vida é tumultuada. ;A gente falha em pensar no que queremos de verdade. Ocupa-se muito, mas produz pouco;, conclui. O que ela recomenda é deixar de viver no automático, porque muitos comportamentos destrutivos já estão automatizados em nós, sem que se perceba.
Dicas para não procrastinar
- A coach Kátia Lima explica que as pessoas acordam com a energia recarregada e cada preocupação diminuiu essa energia. Portanto, é importante tirar a preocupação da mente e colocar no papel.
- Há quem fale para começar pelo mais difícil, há quem fale para começar pelo mais fácil. Kátia recomenda: faça. O importante é fazer e, com o tempo, você vai descobrir o que é melhor para você.
- Planeje-se. Quando deixamos a vida nos levar, é muito mais difícil chegar onde queremos. Ficamos dependendo da sorte.
- Toda decisão que se faz também consome energia. Até escolher uma roupa. ;Se você se programa para ir à academia de manhã, mas não separou a roupa, é mais um motivo para postergar;, exemplifica.