postado em 29/12/2019 04:17
O classic blue (azul clássico, em livre tradução) foi eleito pela Pantone como a cor aposta de 2020. Segundo comunicado da empresa, o tom é ;um matiz de azul atemporal e duradouro, elegante em sua simplicidade;. Para saber como incorporar a tonalidade na decoração ou projeto, a Revista reuniu um time de designers e arquitetos para ajudar na missão.
Para o designer de interiores Jader Almeida, a escolha da empresa está atrelada ao modo de viver contemporâneo, que demanda versatilidade. De maneira similar, os ambientes estão cada vez mais integrados e visam cultivar a individualidade. ;A escolha dos produtos com os quais convivemos representa quem somos. É o nosso testemunho material;, reflete.
Por ser uma cor energética, vale usá-la somando com tonalidades neutras e igualmente ecléticas. ;Os tons de azul são cores que podem ser direcionadas para todos os ambientes, e estão em harmonia com outras cores, como o cinza, o branco e o preto;, explica o arquiteto David Bastos
Em combinações pontuais, o especialista indica a cor na composição da decoração, como em almofadas, quadros, mantas ou tapetes. Arrematando duas tendências, some com itens naturais, como madeira, palha e trama ; trends muito vistos em 2019. ;Detalhes fazem a diferença;, aconselha.
Como a própria nomenclatura indica, trata-se de um tom clássico e atemporal. Tendo isso em mente, pode ser usada tanto em ambientes formais quanto informais, tudo vai depender do conjunto. ;A cor transita bem em ambos os ambientes. Ela pode ser usada num quadro ou num objeto de escritório e manter a formalidade, assim como em uma almofada na casa de praia e ser descontraída;, pontua a designer de interiores Marília Veiga.
*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte
Tradição
A Pantone é uma empresa sediada em Carlstadt, estado de Nova Jérsei, nos Estados Unidos, mundialmente conhecida por seu sistema de cores, largamente utilizado na indústria gráfica. Fundada em 1962, a companhia, tradicionalmente, lança seus Guias Pantone, uma coleção de cores baseada na luminância, com tons que variam entre os mais claros e os mais escuros. A ideia desse sistema é facilitar e padronizar a especificação de uma cor.