Revista

Fios protegidos

Sol, mar, piscina... O verão é uma delícia, menos para o cabelo. Saiba como protegê-lo e mantê-lo saudável durante a estação mais esperada do ano

Correio Braziliense
postado em 05/01/2020 04:08
Semi di Lino Reconstruction Reparative Mask, da Alfaparf Milano (R$ 74)








O termômetro nas alturas não deixa dúvidas: o verão chegou. E aqui no quadradinho, cada um faz o que pode para aproveitar a temporada mais quente do ano. Os mais aventureiros vão em busca de novas trilhas — com cachoeiras geladinhas — para desbravar. Quem tem piscina em casa organiza uma pool party com os amigos. E quem planejou as férias com antecedência? Esses vão curtir o clima quente com os pés na areia e banho de mar.

Além dos cuidados com a pele — como bem alertou o Dezembro Laranja sobre a atenção à prevenção do câncer de pele —, não pode faltar na nécessaire de verão produtinhos que protegem, também, o cabelo. E o cuidado vale não somente para quem tem mechas e coloração nos fios, mas se estende para todos que vão curtir ao ar livre.

O hairstylist e visagista Armando Bessa indica que o FPS na fórmula dos produtos ajudam na proteção das madeixas. “Existem linhas especialmente desenvolvidas para cuidar dos fios expostos ao sol, mar e cloro. O produto cria uma barreira que impede os raios ultravioletas e todas as impurezas de penetrar no cabelo, protegendo, também, os cabelos com mechas loiras de ficarem esverdeados”, explica o especialista.

Fora a proteção solar, Bessa recomenda investir em xampu próprio para o tipo de cabelo e máscara de hidratação, que devolverá a emoliência dos fios. “Queratina, vitamina B5 e óleo de coco na composição são ideais para promover a recuperação a sedosidade, o brilho intenso e a hidratação instantânea”, ensina o especialista.

De acordo com Danilo Mesquita, diretor de educação da marca Alfaparf Milano, a aplicação de bons produtos cosméticos ajuda a preservar a saúde dos fios — e eles são sempre bem-vindos. “Seja para cabelos que vão passar por um processo químico, seja para fios naturais, use uma boa linha que contenham produtos de hidratação, nutrição e reconstrução. Se contiver proteção solar na fórmula, melhor ainda”, reforça Danilo.

* Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte



Dicas preciosas

*  Aplique leave-in com proteção solar no cabelo todo antes de tomar sol e vá reaplicando ao longo do dia, principalmente quando entrar na água.

*  Opte por produtos mais leves e menos adstringentes para não danificar os fios.

*  Evite o uso de aparelhos térmicos, como secador, chapinha e babyliss.

*  Penteie os cabelos com uma escova antes de lavá-lo. Dessa forma, você massageia o couro cabeludo e ajuda na distribuição de óleo, deixando os fios mais saudáveis.

*  Utilize barreiras físicas, como chapéu, bandana ou lenços.

*  Se os fios não estiverem muito hidratados, use óleos nas pontas antes de entrar no mar ou piscina






Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags