Revista

Fios protegidos

Sol, mar, piscina... O verão é uma delícia, menos para o cabelo. Saiba como protegê-lo e mantê-lo saudável durante a estação mais esperada do ano

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 05/01/2020 04:08
Semi di Lino Reconstruction Reparative Mask, da Alfaparf Milano (R$ 74)








O termômetro nas alturas não deixa dúvidas: o verão chegou. E aqui no quadradinho, cada um faz o que pode para aproveitar a temporada mais quente do ano. Os mais aventureiros vão em busca de novas trilhas ; com cachoeiras geladinhas ; para desbravar. Quem tem piscina em casa organiza uma pool party com os amigos. E quem planejou as férias com antecedência? Esses vão curtir o clima quente com os pés na areia e banho de mar.

Além dos cuidados com a pele ; como bem alertou o Dezembro Laranja sobre a atenção à prevenção do câncer de pele ;, não pode faltar na nécessaire de verão produtinhos que protegem, também, o cabelo. E o cuidado vale não somente para quem tem mechas e coloração nos fios, mas se estende para todos que vão curtir ao ar livre.

O hairstylist e visagista Armando Bessa indica que o FPS na fórmula dos produtos ajudam na proteção das madeixas. ;Existem linhas especialmente desenvolvidas para cuidar dos fios expostos ao sol, mar e cloro. O produto cria uma barreira que impede os raios ultravioletas e todas as impurezas de penetrar no cabelo, protegendo, também, os cabelos com mechas loiras de ficarem esverdeados;, explica o especialista.

Fora a proteção solar, Bessa recomenda investir em xampu próprio para o tipo de cabelo e máscara de hidratação, que devolverá a emoliência dos fios. ;Queratina, vitamina B5 e óleo de coco na composição são ideais para promover a recuperação a sedosidade, o brilho intenso e a hidratação instantânea;, ensina o especialista.

De acordo com Danilo Mesquita, diretor de educação da marca Alfaparf Milano, a aplicação de bons produtos cosméticos ajuda a preservar a saúde dos fios ; e eles são sempre bem-vindos. ;Seja para cabelos que vão passar por um processo químico, seja para fios naturais, use uma boa linha que contenham produtos de hidratação, nutrição e reconstrução. Se contiver proteção solar na fórmula, melhor ainda;, reforça Danilo.

* Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte



Dicas preciosas

* Aplique leave-in com proteção solar no cabelo todo antes de tomar sol e vá reaplicando ao longo do dia, principalmente quando entrar na água.

* Opte por produtos mais leves e menos adstringentes para não danificar os fios.

* Evite o uso de aparelhos térmicos, como secador, chapinha e babyliss.

* Penteie os cabelos com uma escova antes de lavá-lo. Dessa forma, você massageia o couro cabeludo e ajuda na distribuição de óleo, deixando os fios mais saudáveis.

* Utilize barreiras físicas, como chapéu, bandana ou lenços.

* Se os fios não estiverem muito hidratados, use óleos nas pontas antes de entrar no mar ou piscina






Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação