Revista

Delícias de verão

Brasiliense se dedica à produção de gelados e transforma pequena paleteria em uma fábrica de sorvetes com mais de 200 pontos de distribuição

Correio Braziliense
postado em 05/01/2020 04:08
Brasiliense se dedica à produção de gelados e transforma pequena paleteria em uma fábrica de sorvetes com mais de 200 pontos de distribuição

Perfeccionista, Camila Amaral sempre entra de cabeça em tudo o que faz. Como tantos jovens brasilienses, formou-se em direito e planejava fazer um concurso público. Enquanto estudava, trabalhava na empresa da família: uma oficina elétrica. Foi quando, em 2014, o noivo e dois amigos tiveram a ideia de abrir um negócio próprio.

Conversa vai, pesquisa vem, decidiram montar uma paleteria — na época, os picolés recheados eram febre na cidade. E mais: Camila, que já gostava de se arriscar na cozinha e nas sobremesas, ficaria responsável pela produção dos gelados. Para tanto, a jovem, hoje com 31 anos, foi a São Paulo fazer um curso de paleteiro. “Voltei sem aprender quase nada”, diverte-se. “O curso não era o que esperava.”

Mesmo assim, com um tanto de intuição e muita dedicação, começou a criar, por conta própria, as paletas. Em maio de 2015, os sócios chegaram à conclusão de que estavam prontos para abrir as portas da La Bamba, uma pequena loja em Taguatinga. Com o início da produção a todo vapor, a brasiliense sentiu a necessidade de fazer mais cursos — não só de paletas, mas de gelados em geral. E foi se especializando. “A concorrência era grande e sabíamos que tínhamos que ter um diferencial”, conta.

O sucesso foi tanto que, poucos meses depois, a La Bamba já estava distribuindo seus produtos para outros pontos de venda. Com o fim da moda das paletas e sabendo que tinham um ótimo produto em mãos, Camila e o noivo decidiram, em 2016, expandir o negócio: passaram a produzir também sorvetes, do tipo ice cream, e picolés. Todas as receitas eram — e são — desenvolvidas pela jovem. “Eu passava o dia na empresa dos meus pais e, à noite, ia à sorveteria. Virava a noite na produção.”

A distribuição passou a ser maior que a venda na loja e o casal, desfeita a sociedade com os amigos, decidiu investir numa pequena fábrica. Os dois compraram equipamentos mais modernos e potentes e começaram a produzir em larga escala. “No início, tínhamos apenas uma pasteurizadora de 40 litros e uma picoleteira que fazia 52 picolés por vez. Hoje, conseguimos produzir 3 mil picolés e paletas por hora”, exemplifica. A loja de Taguatinga fechou em 2017 e o casal se concentrou na produção.

Criações
Para chegar aos 11 sabores de paletas, 10 de picolés e quatro de sorvetes hoje comercializados pela La Bamba, foram muitos experimentos, alguns erros e muitos acertos. Camila conta que a sua paleta preferida, a de Ninho trufado, no início, quase fracassou. “Eu não entendia por que a de Ninho com Nutela, que era bem mais comum e tinha em todos os lugares, saía tanto, e a de Ninho trufado, não”, lembra.

Depois de quebrar muito a cabeça, veio a solução: “A paleta era toda branca, o chocolate vinha apenas no recheio. Daí, decidi decorá-la com listras de chocolate também por fora. Como nossa embalagem é transparente, só essa pequena mudança fez toda a diferença. Hoje, é o meu carro-chefe”, conta.

Detalhe: as listras são feitas manualmente, ou seja, apesar de a produção da La Bamba ser em larga escala, ela também tem um quê de artesanal. “Eu mesma faço o caramelo, o brownie, o brigadeiro, tudo com produtos de excelente qualidade, como creme de leite fresco, Ninho de verdade e chocolate belga.”

A La Bamba conta, atualmente, com mais de 200 pontos de distribuição, sem falar no serviço personalizado. Chefs da cidade costumam pedir a Camila que crie sorvetes de sabores específicos para harmonizar com alguns pratos deles. “Eu já fiz sorvete de parmesão, de tomate, de wasabi, de pesto, só para citar alguns”, enumera.

Recentemente, a sorveteria fechou parceria com três conhecidas marcas brasilienses para criar linhas de sorvete específicas: American Cookies, Churros do Tio e Brigadeirando. Neste verão, lançará três picolés pra lá de refrescantes: pink lemonade, maçã verde com melão e açaí com paçoca. Tudo com o solo de qualidade de Camila. Para deixar os dias quentes mais amenos!

Serviço
La Bamba Sorvetes Especiais
Instagram: @labamba.sorvetes
WhatsApp: (61) 99401-1854


Entendendo as diferenças
Camila Amaral explica a diferença entre o ice cream, aqueles sorvetes vendidos em potes, no estilo americano, e os gelatos italianos, armazenados em grandes baldes e servidos em bolas no balcão da própria sorveteria. A primeira delas é o tempo de durabilidade. Enquanto o gelato tem apenas uns três dias de validade, o ice cream vence em até um ano. Isso porque, entre outras características, o gelato mantém um alto teor de açúcar (aproximadamente 17%) e baixa gordura (de 4% a 7%). No caso do ice cream, ocorre o contrário: o índice de açúcar não ultrapassa os 8%, mas o de gordura fica entre 12% e 16%.





Receita

Grand Gateau

Ingredientes

* 150g de chocolate meio amargo picado
* 100g de manteiga
* 2 ovos
* 1 gema
* 2 colheres (sopa) de açúcar
* 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
* 1 picolé ou sorvete La Bamba
* Castanhas picadas para decorar

Modo de preparar
* Coloque o chocolate e a manteiga em uma tigela ou na própria caneca. Derreta mexendo a cada 30 segundos no micro-ondas. Adicione os ovos, as gemas e misture com uma colher ou batedor manual. Acrescente o açúcar e a farinha peneirados e misture delicadamente até incorporar. Coloque em um recipiente com 400ml e leve novamente ao micro-ondas por 40 segundos. A massa deve ficar semicrua. Se ainda estiver totalmente líquida, volte ao micro-ondas por mais alguns segundos. Retire e mergulhe o sorvete. Regue com a calda e decore com biscoitos e castanhas.





Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags