Revista

Vida ao ambiente

Peça coringa na decoração do lar, os tapetes são a escolha perfeita para mudar a atmosfera de qualquer espaço

Correio Braziliense
postado em 05/01/2020 04:08
Peça coringa na decoração do lar, os tapetes são a escolha perfeita para mudar a atmosfera de qualquer espaçoOs tapetes são peças cheia de utilidades: somam mais personalidade e aconchego, abrilhantam ambientes, melhoram a acústica e a sensação térmica de uma casa. Sejam estampados, listrados, geométricos, florais, sejam lisos, o acessório é essencial para arrematar a decoração e, principalmente, mudar o astral de um ambiente.

A escolha assertiva do item contribui para a composição do ambiente, promovendo uma atmosfera reconfortante. “Tapetes, almofadas, vasos e cachepôs são essenciais para ornar um ambiente acolhedor. E, com a tendência de trazer elementos naturais para a decoração, somar esses objetos no projeto é uma maneira eficaz de transformar um espaço”, observa a designer de interiores Patrícia Hagobian.

Fora a função estética, o objeto é uma das maneiras encontradas para proteger o piso e delimitar espaços no cômodo — principalmente, quando usados nas proporções adequadas. A designer de tapetes Ângela Leal indica que a proporção da peça deve ser a primeira prioridade.  “Muitas pessoas compram tapetes com medidas do ambiente para cortar depois. Acredito que isso seja um erro e pode desgastar a peça e comprometer o tempo de vida dela”, ensina.

Para a especialista, o item precisa se adequar ao estilo de vida de cada cliente e projeto. Para quem deseja mais praticidade, vale procurar tonalidades pastéis ou clássicas — como a classic blue, cor do ano eleita pela Pantone. Já quem tem filhos pequenos ou pets deve evitar texturas mais felpudas e que dificultam a limpeza.

Personalização
Pela variedade de lojas especializadas no segmento, a moda hoje é customizar a peça de acordo com referências buscadas em redes sociais, como o Pinterest ou Instagram. Uma tendência para ficar de olho são as estampas geométricas, que estão dominando a lista de pedidos.

“Acredito que a peça pode mudar o ambiente de maneira sutil, sem precisar mexer nos móveis ou na tintura, além de conferir mais vida ao espaço. Costumo dizer que o tapete faz parte do ambiente tanto quanto o sofá”, indica Ângela.

A Revista separou dicas e inspirações de projetos cheios de personalidade que vão fazer você não tirar os olhos do chão.

* Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte





Aconchego é a palavra-chave quando se trata de peças com textura mais fofinhas e macias. No projeto da Mix Arquitetura, os designers utilizaram o tapete de maneira mais jovial, promovendo uma atmosfera de acolhimento



A linha Jardim Tropical, parceira da Farm com a Tok&Stok, apresenta colorações em degradê e tonalidades quentes. A chita e o grafismo complementam a estamparia dos produtos, que são a cara do verão.



No CasaCor Brasília 2019, os arquitetos Hélio Albuquerque e Sonia Peres incluíram no espaço Espelhos da Alma — Estar das Artes referências da cidade, como a Catedral Metropolitana e o Santuário Dom Bosco. No tapete escolhido, é possível contemplar a paleta de tons azulados vista nos vitrais das igrejas




Toque de natureza. No projeto da designer de interiores Patrícia Hagobian, os elementos coordenados somam requinte, modernidade e referência a elementos naturais



Paletando com o ambiente. As tonalidades pastéis e as versáteis, como cinza, rosé quartz e preto, tornaram-se as cores oficiais de ambientes minimalistas. No @apartamento_18, projeto da influenciadora Michele Balieiro, o estilo minimal é visto nos quadros, almofadas e tapete da sala



Cuidado nunca é demais

Pais de pets

Quem tem pet em casa deve se preocupar com a limpeza dos tapetes. Por isso, vale investir em peças de tecidos mais resistentes e materiais sintéticos, que possam ser limpos apenas com um pano úmido.

Sem escorregar
Para deixar o tapete fixo ao chão — e evitar acidentes —, é recomendado colocar um feltro ou forro embaixo. Eles melhoram a aderência da peça ao chão. Há também fitas dupla face especiais para tecidos que podem ser muito úteis em ambientes de alto tráfego, como a sala.

Limpeza
Especialistas recomendam que os tapetes sejam levados em lugares especializados para limpeza. Mas a manutenção precisa ser feita a cada seis meses ou um ano para que a sujeira não impregne.








Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags