Revista

Planejamento é a principal estratégia para seguir o projeto fitness 2020

Início de ano é o momento certo para perder os quilinhos a mais e ter uma vida saudável

Correio Braziliense
postado em 14/01/2020 17:00
casal planeja a alimentação
Quando um novo ano começa, a criação de metas e objetivos, principalmente no que diz respeito a uma vida mais saudável, é muito comum. Porém a academia que começa o ano cheia tende a se esvaziar ao longo dos meses e as dietas criadas nos consultórios do nutricionista, são esquecidas.

O nutricionista Omar de Faria Neto começou 2020 com foco em ajudar seus pacientes a manterem a alimentação mais saudável e não desistirem do processo no meio do caminho. E Omar ensina: a palavra-chave para conseguir cumprir metas é planejamento.

O profissional explica que quando nos organizamos e estabelecemos algumas regras para nós mesmos, logo os novos hábitos se transformam em rotina e ficam mais fáceis de cumprir a cada dia.

Omar explica que pequenas dificuldades do dia a dia, como o fato de determinado ingrediente ou comida não estar disponível ou pronto no momento do consumo, acabam dificultando que a pessoa se mantenha no planejamento.

A organização se torna uma aliada, ajudando a evitar pequenas escapadas. Se o jantar saudável e dentro da dieta está pronto, é mais difícil a pessoa decidir pedir uma comida porque está cansada e não merece cozinhar depois de um dia “daqueles”.

Omar esclarece que a armadilha da compensação não é somente psicológica, mas também tem origens bioquímicas. Quando nosso corpo é submetido a altas cargas de estresse, o corpo, como estratégia de defesa, pede mais alimento e ficamos com mais vontade de comer. “É uma medida preventiva de sobrevivência, ele produz mais hormônios relacionados à fome para se abastecer e armazenar energia”.

Nesses casos, além de deixar a refeição noturna pronta com antecedência, Omar sugere aos seus pacientes que nos dias mais cansativos ou tensos recorram a pequenos lanches. Proteínas saudáveis como omeletes e alternativas como castanhas e até mesmo o chocolate 70% cacau são alimentos estratégicos que ajudam a pessoa a diminuir o apetite e regular o quadro de estresse.

Planejamento
Uma das grandes desculpas que a maioria das pessoas usam para não preparar as refeições com antecedência — e burlar a dieta comendo besteiras — é o mito de que os alimentos perdem suas propriedades nutritivas quando congelados.

A nutricionista Mariana Melendez Araújo ressalta a existência de diversos estudos comprovando que o congelamento não prejudica a qualidade ou o valor nutricional da comida.

Essa é uma das estratégias do casal de veterinários Thiago Antonio de Souza Nascimento Silva, 38 anos, e Bianca Damiani Marques Silva, 39. Apreciador de culinária, Thiago é o cozinheiro da família. “Aos sábados e domingos nos programamos, faço o almoço e o jantar e congelamos as marmitas que vamos consumir ao longo da semana”, conta.

Thiago lembra que demorou a pegar o ritmo, chegou a pesar 160kg depois de problemas no joelho que o tiraram da vida de atleta que levava. Vivia brigando com a balança, em um efeito sanfona. Sempre começava novas dietas, mas acabava abandonando no meio do caminho.

A necessidade de mudar foi motivada pelas duas filhas, com quem Thiago queria poder correr e brincar. Com a ajuda de Bianca, metódica e fã de planejamentos, o veterinário conseguiu engatar os novos hábitos e a alimentação saudável.

Com planilhas e um sistema de marcar um sinal de “ok” a cada dia em que a dieta e a atividade fosse feita, o casal converteu os novos hábitos em rotina. “Ver a marcação certa, bonitinha, de todos os dias em que consegui me dedicar dá uma sensação de satisfação pessoal muito grande”, diz Thiago.

A dieta é personalizada, respeita os gostos de Thiago e é adequada à sua rotina. O nutricionista Omar atende também por WhatsApp sugerindo as mudanças necessárias de acordo com as particularidades do paciente.

De 15 em 15 dias, Thiago e Bianca se permitem sair da dieta para comer um lanche diferente com as filhas. Apesar de ter um dia ou outro em que fogem do regime, Thiago afirma que no dia seguinte são rigorosos. “Botei na cabeça: se eu sair da dieta hoje, amanhã tenho que voltar. Não podemos chutar o balde e passar o resto da semana comendo mal”, aconselha.

Outra dica que o casal oferece a quem também quer perder peso e se manter mais saudável é não sair completamente da rotina. “Se a gente para de uma vez, seja uma semana ou duas, é muito mais difícil voltar depois”, diz Thiago.

Para evitar a pausa nas férias, o casal que passou 20 dias de férias, estabeleceu uma rotina diferente. Dia sim dia não, os veterinários faziam uma atividade física, corriam na praia, no calçadão ou dava voltas de bicicleta.

Nos dias que se exercitavam, se permitiam comer de forma mais livre, consumindo, inclusive, a famosa dupla carioca: Biscoito Globo e mate gelado. Nos dias em que não malhavam, eram mais regrados na alimentação. “Foi muito mais fácil, assim que chegamos de férias, no dia seguinte voltamos para academia sem sofrimento”, conta.




DICAS
* Mariana ensina que, na hora de definir as metas de início de ano, é importante se manter mais realista e não se cobrar além da conta

* Trace poucas metas, mas que sejam viáveis. Assim é mais fácil evitar a frustração

* Identifique seus principais vícios de alimentação e os hábitos menos saudáveis e comece por eles. Quem toma refrigerante demais pode se comprometer a beber apenas uma ou duas vezes por semana

* Comece aos poucos, a restrição radical não costuma funcionar a longo prazo e é mais difícil de manter

* Além da ajuda profissional, crie estratégias para si mesmo, que se encaixem na sua realidade e seus gostos. Mariana explica que a adesão ao planejamento alimentar é maior quando combinado diretamente com o paciente, respeitando suas particularidades

* Planeje-se para evitar escapadas, faça listas de compras semanais e mensais, levando em consideração o que vai precisar para preparar as refeições e seguir a dieta




On-line
Para quem adora a tecnologia, alguns apps podem ajudar na hora de organizar os hábitos alimentares. Confira alguns:

*  Tecnonutri
*  Dieta e Saúde
*  Nutra Bem
*  My fitness pal



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags