Revista

Mergulho com personalidade: Confira como decorar a área da piscina

É possível criar um ambiente aconchegante na área da piscina para todas épocas do ano. Confira!

A área da piscina é o ponto da casa no qual memórias entre amigos e familiares são colecionadas, assim como o local de descanso e lazer de seus moradores. Por isso, a decoração desse espaço precisa construir uma atmosfera aconchegante e funcional.

Se antes os elementos de composição se baseavam em espreguiçadeiras e guarda-sóis, as novas soluções no universo da arquitetura abriram espaço para caminhos mais interessantes e decorações mais elaboradas.

“Há mais ousadia ao pensar esse espaço, é possível criar verdadeiros lounges com sofás, poltronas, mesas laterais e de centro, o que cria espaços de estar e proporciona um convívio maior e mais agradável. Para as confraternizações, também é bacana mesas para juntar as pessoas em uma refeição, jogos. As possibilidades são inúmeras”, pontua a arquiteta Karina Korn.

De acordo com a especialista, o primeiro passo para pensar a decoração é observar e entender o espaço disponível. “Vale analisar a área livre, o espaço que a piscina ocupa. Assim, é possível mensurar quais ideias podem ser aplicadas. E isso tudo sem se esquecer da circulação, que é fundamental para o bom resultado do projeto”, aponta.

O paisagismo também deve ser um ponto colocado em questão para o projeto. Além de contribuir para o bem-estar ao proporcionar um ambiente mais agradável e bonito, a presença de plantas também é eficiente para ceder sombras e deixar o ar mais puro e úmido.

A designer de interiores Giseli Koraicho aponta que é possível ainda trabalhar iluminações diretas no paisagismo, o que cria uma atmosfera mais requintada para o ambiente. “Elas ostumam ser fixadas ao chão e em muitos casos, é possível instalar lâmpadas de luz solar”, comenta.

 

 

Quando o assunto é cor, a designer de interiores recomenda apostar em cores neutras para móveis e brincar com tonalidades mais fortes apenas em objetos mais pontuais como vasos e almofadas. “Assim a decoração vai ser tornar mais versátil e poderá ser mudada com maior frequência, já que é mais fácil trocar a cor de uma almofada do que de uma parede”, elucida.

Apesar de parecer uma área que demanda mais do bolso, a arquiteta Karina garante que há soluções que cabem em qualquer orçamento. “Mesmo assim, essas alternativas não dispensam a necessidade de um bom projeto, pois eles são importantes para direcionar melhor as compras e até mesmo fazer uma estimativa dos custos, indicar exatamente o que é bacana para o espaço e também ajudar a diminuir os custos. Existem infinitas lojas de decoração de áreas externas e podemos encontrar itens muito bacanas em home centers também”, garante.

Para que a área da piscina possa ser utilizada pelos moradores em dias de temperaturas mais baixas, Giseli Koraicho aponta que as soluções não precisam ser necessariamente baseadas em aquecedores caríssimos. “A lareira a álcool é um exemplo de solução barata que pode ser adotada nesse contexto, já que não necessita de uma tubulação a gás ou de grandes obras para ser instalada”, recomenda.

 

 


* Estagiária sob supervisão de José Carlos Vieira

Celina Germer/ Divulgação -
Celina Germer/ Divulgação - Neste projeto da designer de interiores Giseli Koraicho, as cores foram a aposta para dar vida ao ambiente que antes tinha apenas um deck de madeira. Azul, verde e laranja se complementam em um ambiente simples e de personalidade.