Revista

Mergulho com personalidade: Confira como decorar a área da piscina

É possível criar um ambiente aconchegante na área da piscina para todas épocas do ano. Confira!

Correio Braziliense
postado em 14/01/2020 19:01

No projeto da arquiteta Karina Korn, a área de piscina é integrada aos demais ambientes da casa e se utiliza de lounges para criar uma atmosfera propícia a reuniões e confraternizações.

A área da piscina é o ponto da casa no qual memórias entre amigos e familiares são colecionadas, assim como o local de descanso e lazer de seus moradores. Por isso, a decoração desse espaço precisa construir uma atmosfera aconchegante e funcional.

Se antes os elementos de composição se baseavam em espreguiçadeiras e guarda-sóis, as novas soluções no universo da arquitetura abriram espaço para caminhos mais interessantes e decorações mais elaboradas.

“Há mais ousadia ao pensar esse espaço, é possível criar verdadeiros lounges com sofás, poltronas, mesas laterais e de centro, o que cria espaços de estar e proporciona um convívio maior e mais agradável. Para as confraternizações, também é bacana mesas para juntar as pessoas em uma refeição, jogos. As possibilidades são inúmeras”, pontua a arquiteta Karina Korn.

De acordo com a especialista, o primeiro passo para pensar a decoração é observar e entender o espaço disponível. “Vale analisar a área livre, o espaço que a piscina ocupa. Assim, é possível mensurar quais ideias podem ser aplicadas. E isso tudo sem se esquecer da circulação, que é fundamental para o bom resultado do projeto”, aponta.

O paisagismo também deve ser um ponto colocado em questão para o projeto. Além de contribuir para o bem-estar ao proporcionar um ambiente mais agradável e bonito, a presença de plantas também é eficiente para ceder sombras e deixar o ar mais puro e úmido.

A designer de interiores Giseli Koraicho aponta que é possível ainda trabalhar iluminações diretas no paisagismo, o que cria uma atmosfera mais requintada para o ambiente. “Elas ostumam ser fixadas ao chão e em muitos casos, é possível instalar lâmpadas de luz solar”, comenta.

 

A marcenaria pode ser uma boa alternativa para criar projetos de piscina mais originais. Na proposta acima foi criado um deck de madeira que casa com uma área de descanso para quem quer curtir o ambiente, sem necessariamente cair na água

 

Quando o assunto é cor, a designer de interiores recomenda apostar em cores neutras para móveis e brincar com tonalidades mais fortes apenas em objetos mais pontuais como vasos e almofadas. “Assim a decoração vai ser tornar mais versátil e poderá ser mudada com maior frequência, já que é mais fácil trocar a cor de uma almofada do que de uma parede”, elucida.

Apesar de parecer uma área que demanda mais do bolso, a arquiteta Karina garante que há soluções que cabem em qualquer orçamento. “Mesmo assim, essas alternativas não dispensam a necessidade de um bom projeto, pois eles são importantes para direcionar melhor as compras e até mesmo fazer uma estimativa dos custos, indicar exatamente o que é bacana para o espaço e também ajudar a diminuir os custos. Existem infinitas lojas de decoração de áreas externas e podemos encontrar itens muito bacanas em home centers também”, garante.

Para que a área da piscina possa ser utilizada pelos moradores em dias de temperaturas mais baixas, Giseli Koraicho aponta que as soluções não precisam ser necessariamente baseadas em aquecedores caríssimos. “A lareira a álcool é um exemplo de solução barata que pode ser adotada nesse contexto, já que não necessita de uma tubulação a gás ou de grandes obras para ser instalada”, recomenda.

 

Neste projeto da designer de interiores Giseli Koraicho, as cores foram a aposta para dar vida ao ambiente que antes tinha apenas um deck de madeira. Azul, verde e laranja se complementam em um ambiente simples e de personalidade 


* Estagiária sob supervisão de José Carlos Vieira

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Foto: Celina Germer/ Divulgação
  • Neste projeto da designer de interiores Giseli Koraicho, as cores foram a aposta para dar vida ao ambiente que antes tinha apenas um deck de madeira. Azul, verde e laranja se complementam em um ambiente simples e de personalidade.
    Neste projeto da designer de interiores Giseli Koraicho, as cores foram a aposta para dar vida ao ambiente que antes tinha apenas um deck de madeira. Azul, verde e laranja se complementam em um ambiente simples e de personalidade. Foto: Celina Germer/ Divulgação

Tags