Revista

Próximo Capítulo

Correio Braziliense
postado em 26/01/2020 04:09
As delícias do Norte

O Brasil precisa descobrir as delícias da região Norte. Para nos ajudar nessa tarefa pra lá de saborosa, o chef e apresentador Thiago Castanho comanda a série documental Sabores da floresta, exibida às sextas-feiras, às 21h, no canal Futura. A primeira temporada — “estamos conversando sobre a segunda”, adianta Thiago — terá 13 episódios que percorrem 12 municípios do Pará e do Amazonas. Abaixo você confere entrevista com o chef paraense que também assina o roteiro do Sabores da floresta e apresenta o Cozinheiros em ação, do GNT.

Três perguntas// Thiago Castanho

A gastronomia do Norte do Brasil tem sido muito difundida atualmente. Ainda há muito para se descobrir?
Muito! Nem os nortistas conhecem tudo. A Amazônia é muito grande e muito rica.

Como será o Sabores da floresta?
Cada episódio da série será focado em um ingrediente do Norte. Mostraremos três frentes. Na primeira, vemos como o público local consome aquele ingrediente; depois converso com produtores; e, no fim, recebo um chef convidado para fazer uma receita diferente, que traga uma nova possibilidade. Entre os temas estão açaí, tucupi, cupuaçu e acari.

Você descobriu algum ingrediente durante as gravações?
Sim! Eu não conhecia o tucumã. Foi muito legal porque mostramos que nem eu, que sou paraense e trabalho divulgando nossa cozinha, sei de tudo. É um ingrediente que tem muita importância em Manaus. Um dia uma pessoa fez um sanduíche de tucumã, o X-caboquinho (com banana-da-terra e queijo, além do tucumã), e mudou toda a forma de lidar com o ingrediente. Hoje tem gente que vive só de vender esse sanduíche. Isso não é só gastronômico: faz com que o produtor não transforme o tucumanzal em pasto e acaba ajudando na luta contra o desmatamento.


Talk show confirmado
Sucesso no ano passado na programação do GNT, o talk show Que história é essa Porchat?, apresentado pelo humorista e ator Fábio Porchat, ganhará uma sequência. A confirmação foi feita pela emissora que revelou que a nova leva de episódios tem previsão de estreia em março. A atração retorna com histórias e convidados inéditos. Em 2019, o programa teve a maior audiência do canal em todas as plataformas em apenas cinco meses de exibição.

Liga!
Fazia tempo que a televisão devia um papel à altura do talento de Kiko Mascarenhas. A justiça está sendo feita com o Virgulino de Éramos seis. Acostumado a papéis cômicos, Kiko nos brinda com uma interpretação que alterna tons de drama e de comédia — sempre com muita competência.

Desliga!
Já tem tempo que o Caldeirão do Huck aposta em quadros de competição. Alguns são de muito sucesso. No entanto, o mais recente, Gonga, la gonga, está no time dos “sem noção”. O problema é que o quadro é uma reunião de pessoas com “talentos” dos mais aleatório possíveis. Um verdadeiro desperdício de tempo! É para “gongar” mesmo!

O que vem por aí
  • Na terça-feira, a RedeTv! estreia o programa Alerta na TV, às 18h
  • Na quinta-feira, o Globoplay disponibiliza as temporadas de Arquivo X no catálogo
  • Na sexta-feira, a Netflix lança o filme Joias brutas com Adam Sandler
  • No mesmo dia, o Globoplay divulga a série documental Medina
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags