Revista

Confira as principais tendências de decoração para a cozinha

Passou o tempo em que a cozinha era o lugar branco e sem graça da casa. Hoje, novas tendências prometem dominar a decoração do ambiente

Correio Braziliense
postado em 28/01/2020 11:20
Tendências de cozinha para 2020.
Não é de hoje que a cozinha se transformou no coração da casa. O ambiente reúne familiares dentro da rotina do dia a dia e se transforma na “sala de estar” para receber convidados.

Encarada no passado como um ambiente mais reservado, a cozinha ganhou novo status e, nos projetos, alçou características que a coloca como um dos ambientes mais requisitados da área social das residências.

O comportamento de receber as pessoas em casa é, segundo a arquiteta Cristiane Schiavoni, o motivo pelo qual a cozinha começou a ser tratada como um ambiente que merece decoração mais trabalhada pelos profissionais da arquitetura e do designer.

“O cômodo deixou de ter o ar minimalista e branco. Os moradores também passaram a ser mais ousados e a pedirem mais cores e elementos decorativos, por ser um lugar de maior convívio”, acrescenta.

A também arquiteta Lucilla Mesquita aponta que essa transformação, na forma de decorar a cozinha, surgiu por conta das novas necessidades dos projetos. “Hoje as cozinhas são pensadas de forma integrada, uma consequência do espaço dos imóveis que são cada vez menores. Assim, o cômodo passa a fazer parte do convívio social da casa e a compartilhar da decoração, e não uma parte isolada do restante da casa, como antes.”

Outro fator apontado pelas arquitetas é a evolução tecnológica e a enorme variedade de eletrodomésticos, como lava-louças e coifas. “Não há mais a preocupação, como a sujeira comum do ambiente, com isso, as pessoas pararam de ter medo de usar papel de parede na cozinha, só porque ele não era lavável, ou de colocar itens decorativos como vasos por medo de eles engordurarem”, analisa Cristiane Schiavoni.

A escolha do estilo adotado na cozinha deve ser cautelosa. De acordo com a arquiteta Lucilla Mesquita, é importante que o morador defina qual mais condiz com sua personalidade. “Na grande maioria dos casos, o estilo da cozinha segue o adotado no restante da casa. Assim é possível incorporar o conceito por meio de elementos como revestimentos, cores, texturas e objetos”, explica.

*Estagiárias sob supervisão de José Carlos Vieira

Tendências de cozinha para 2020.
Retrô
Muitos achavam que o retrô seria uma moda passageira, mas o estilo se atualizou e é cada vez mais procurado em projetos de cozinha. Essa força vem do desejo intrínseco de representar em casa — seja nos móveis ou em objetos do decor, sinônimos de bons momentos vividos pelas pessoas. Nesse projeto da SCA, são explorados elementos que reforçam o estilo afetuoso e aconchegante. Aqui, além dos detalhes nas portas e gavetas, o revestimento com visual de ladrilho hidráulico arremata essa atmosfera “antiga”.

Tendências de cozinha para 2020.
Monocromática
A monocromia expressa a singularidade das cores. Nesse projeto, as profissionais Pat Cillo e Lu Degani trabalham a padronização da cor cinza em materiais e texturas diferentes: vidro, alumínio, laminados e lacas.

Tendências de cozinha para 2020.
Tecnológica
Podendo ser usada a favor da praticidade e segurança dos moradores, a tecnologia terá seu lugar para as cozinhas em 2020. É o momento de integrar sistemas inteligentes que ajudam no controle, na otimização e na automação das tarefas. O estilo expressa a essência de uma cozinha marcante, sofisticada e muito moderna. Nesta cozinha, fogão de indução e luzes de Led são integrados ao sistema que tem tecnologia inclusive para carregar o celular.

Tendências de cozinha para 2020.
Candy Color
As candy colors são famosas e estão em alta na decoração faz um tempo. Por conta da versatilidade em combinar com os mais diversos ambientes, se transformaram em uma grande tendência e podem compor os projetos de muitas maneiras. Aqui, no projeto de Soraya Tessaro, o tom de rosa escolhido para o acabamento dos armários reforça a atmosfera leve e romântica da cozinha.

Tendências de cozinha para 2020.
Contemporânea
Neste projeto de Lucilla Mesquita, o ambiente ganhou uma ilha, que comporta o cooktop e a adega, e que serve como bancada de refeições. O grande ponto positivo da ilha foi possibilitar a circulação dos moradores por toda a sua volta. A geladeira foi posicionada estrategicamente alinhada com o eixo da circulação entre a ilha e a forração de madeira com boiserie. Assim, os usuários podem se “espalhar” pela ilha com ações diferentes, sem interferências.

Tendências de cozinha para 2020.
Gourmet
O espaço gourmet está cada vez mais presente nas casas nos dias de hoje. A força do ambiente nos projetos vem do desejo de tornar reais os pratos degustados em grandes restaurantes e o prazer de cozinhar, que sempre esteve presente na essência do ser humano. Assim, a cozinha projetada por Larissa Carbone recebeu uma grande influência na organização do layout: o fogão deixou as extremidades para se tornar a estrela no centro, acompanhado pela bancada de apoio. Essa é a escolha perfeita para quem gosta de estar com os convidados. O morador, que assume o papel de chef, não precisa mais ficar separado dos outros e conquista a oportunidade de interagir no momento de preparo das refeições.
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Tendências de cozinha para 2020.
    Tendências de cozinha para 2020. Foto: Favaro Jr./Divulgacao
  • Tendências de cozinha para 2020.
    Tendências de cozinha para 2020. Foto: Joao Paulo Oliveira/Divulgacao
  • Tendências de cozinha para 2020.
    Tendências de cozinha para 2020. Foto: CBNFOT220120200060.jpg
  • Tendências de cozinha para 2020.
    Tendências de cozinha para 2020. Foto:
  • Tendências de cozinha para 2020.
    Tendências de cozinha para 2020. Foto: Caroline Bicocchi/Divulgacao

Tags