Correio Braziliense
postado em 09/02/2020 04:10
Combinei de encontrar Isabela Dias, 30 anos, no Melbourne Café & Co. Ela é chef no local, além de continuar a fazer as refeições da “oh, food”, empresa que criou, no ano passado, para vender refeições de qualidade resfriadas e congeladas. Além da história dela, acabei conhecendo a do Melbourne e a do Herbert Mascarenhas, 38, o proprietário. Com formação em computação, ele investe pesado no marketing e na administração do negócio.
Herbert abriu o café em 2017. A placa na frente anunciava: “Em breve, aqui, uma cafeteria normal”. Ele chama isso de “controle de expectativa”. O objetivo é que o pequeno negócio seja um protótipo. Como ele trabalha com design de serviços, o café é uma forma de ele sentir na pele os desafios enfrentados em um pequeno negócio.
No futuro, vai escrever um livro para ajudar quem está se aventurando na área. Enquanto isso, além de tocar o Melbourne, ele conversa com donos de cafeteria, dá dicas, colhe informações.
Ele preza pelo equilíbrio entre qualidade de vida dos funcionários, do empreendedor, bom serviço e bons produtos. “É importante que o trabalhador se mantenha motivado”, afirma Herbert.
A chef
Na época em que o café estava sendo aberto, Isabela morava no Rio de Janeiro, era coordenadora de moda e figurino em uma assessoria de imprensa. Tinha a carreira bem estabelecida. E adorava cozinhar para os amigos. Aqui em Brasília, a irmã dela tinha tido gêmeos e ela estava vindo quase todo fim de semana para ajudá-la e curtir os sobrinhos.
A Cidade Maravilhosa não fazia mais sentido para ela — nem mesmo o emprego que tinha. Ou a carreira. Viu uma vaga para trabalhar no Mosaico, o restaurante temporário do chef Paulo Tarso. Ele não exigia formação, apenas paixão. Ela se submeteu a uma entrevista por Skype e conseguiu a vaga. Em uma semana precisava estar na capital federal, então, de uma hora para outra demitiu-se e mudou-se.
Aqui, encontrou seu lugar em diversos estabelecimentos. Depois do Mosaico, trabalhou no La Cave, cujo cardápio de almoço foi montado por ela. Saiu de lá para empreender e criar a “oh, food”. Agora, além dos pratos, ainda têm snacks veganos, como o pão de beijo — à base de batata-doce e sem lactose e o quibe de abóbora. Ambos deliciosos.
A parceria
Um dos primeiros lugares onde a “oh, food” encontrou espaço foi no café Seu Patrício. Foi lá que Herbert e Isabela se conheceram. A chef, então, começou a trabalhar no Melbourne e, juntos, a fazer algumas mudanças.
O foco em produto mais saudável deu uma flexibilizada: adicionaram dois tipos de brigadeiros e os chamados “squares”, um doce em formato de quadrado em dois sabores diferentes: limão com coco e caramelo com chocolate.
Tanto os tamanhos quanto os sabores são perfeitos para acompanhar um café espresso bem tirado (algo que Herbert valoriza). “Como as pessoas estão trabalhando, vinham aqui procurando um refúgio, queriam um doce”, conta Isabela.
Além disso, incluíram alguns crepes feitos com trigo sarraceno: inspiração de uma viagem. São três opções salgadas e duas doces. E o café agora também serve almoço. Os próximos passos são ficar aberto até mais tarde para happy hour e também abrir em feriados. Por estar em um local comercial, até então, o Melbourne só abre em dias úteis. Vale a pena ficar de olho nas novidades.
Tiras de peixe empanadas com farinha de milho + tomate e alho confitados
Ingredientes tomate e alho confitados:
- 6 tomates
- 8 dentes de alho
- Azeite
- Sal
- Pimenta-calabresa
- Ramos de tomilho
- Cebola/alho e salsa desidratados
Modo de fazer
- A ideia é começar pelo tomate e alho confitados. Enquanto eles assam, colocar uma boa música, tomar um vinho, beliscar um queijo e ir preparando o peixe.
- Corte os tomates em cruz, descasque os dentes de alho e distribua em um tabuleiro. Tempere e cubra com azeite e asse por 40 minutos a 180º.
Ingredientes tilápia:
- 4 filés de tilápia
- 1/2 limão espremido
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora
- 1 ovo
- Farinha de milho
- Azeite
Modo de fazer
- Corte os filés ao meio e depois em tiras. Coloque em uma tigela e tempere com o sal, pimenta-do-reino e o limão espremido. Preaqueça o forno a 250º. Bata o ovo, passe as tiras rapidamente e empane com a farinha de milho. Unte uma assadeira com um fio de azeite e distribua o peixe empanado. Asse por 10 minutos, vire as tiras e asse por mais cinco.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.