Publicidade

Correio Braziliense BELEZA

Curta com praticidade: confira penteados para o carnaval

Dicas para arrasar e ainda tratar o cabelo após a festa


postado em 10/02/2020 15:45 / atualizado em 10/02/2020 16:19


 
(foto: Fotos: Mariane Silva/Esp. CB/D.A Press)
(foto: Fotos: Mariane Silva/Esp. CB/D.A Press)

Fantasia, glitter, folia, criatividade e diversão! Essas são as palavras que podem descrever o carnaval. Mas como criar penteados sensacionais para 'divar' nos blocos? Além de proteger o cabelo de qualquer dano? A tendência é apostar nos mais práticos, rápidos e confortáveis para correr direto para a festança, como tranças, coques e rabos de cavalo. Contudo, é necessário cuidar dos fios antes e depois da repaginação. 

Pâmela Lima, 20 anos, trabalha como criadora de conteúdo digital (foto: Foto: arquivo pessoal)
Pâmela Lima, 20 anos, trabalha como criadora de conteúdo digital (foto: Foto: arquivo pessoal)
“Hidratar e reconstruir é importante para manter os fios saudáveis e, principalmente, se você for ficar na chuva. Às vezes, essa água é ácida e pode desmanchar ou deixar arrepiado onde não quer”, diz a profissional de beleza Lucélia Rocha. Segundo ela, para as pessoas que não querem estragar o penteado ou até a fantasia devem evitar materiais que mancham ou desbotam, como tinturas. “Pois se água cair, pode escorrer e já era toda a arrumação! A água também pode tirar o efeito das tranças despojadas e, infelizmente, desmanchá-las. Mas as apertadas, como a boxeadora, isso não ocorrerá”, explica Lucélia, formada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
 
Faça chuva ou faça Sol é essencial ter cuidados com os fios. “Com esse tempo, o ideal é ficar com o pescoço livre, principalmente, porque ajuda na transpiração e diminui o calor. Também ao se expor ao Sol, o mais indicado que use um protetor solar capilar”, orienta Guilherme Orbea, beauty artist (responsável por cabelo e maquiagem de celebridades).
 
A outra dica dele é: com tantos produtos que empastão ou gruda, como glitter, gel e etc. O segredo é usar um pouquinho de condicionador antes do shampoo, isso pode parecer estranho! “O produto vai tirar toda a oleosidade e ajudar a desembaraçar melhor. Logo após, enxague bem e faça lavagem normal com o shampoo e depois com o condicionador nas pontas.” 

 
Solte o leãozinho!

Para os encaracolados, usar a naturalidade pode ser uma ótima opção. “Abuse dos cachos! Use o ativador ou até babyliss se for necessário para arrumar os que se desfizeram. Pode usá-los de diversas formas, como lateralmente ou no meio e colocar acessórios, como flores e presilhas”, é o que sugere Guilherme Orbea, beauty artist. Pâmela Lima, 20 anos, trabalha como criadora de conteúdo digital (instagrammer tem 15,2mil seguidores) e aposta no cabelo solto com muito brilho no carnaval. “Uso um ativador, pois além de dar uma ótima definição, deixa o cabelo mais leve’, afirma. A jovem repõe toda água necessária dos fios. “Faço uma ótima hidratação e uma fitagem na hora de finalizar os cachos. Assim, os cachinhos ficarão intactos por mais tempo.”


Beleza masculina 

Estilo e autocuidado não é somente do universo feminino.  De acordo com o Pinterest, plataforma de compartilhamento de fotos, relatou as principais tendências buscadas pelos usuários entre dezembro de 2018 e dezembro de 2019: glitters, coroas e tiaras, tudo colorido (looks e maquiagem), barba brilhante e arranjo de cabeça são ideais para dar um “up” no cabelo e no penteado no carnaval de 2020. Confira outras dicas dos profissionais de beleza Wagner Lucena e Guilherme Orbea: 

Pinte o cabelo e use acessórios: abuse das cores, arranjos de anjos para cabelos cacheados, lisos com franjas na testa ou cabelos arrepiados, ou seja, tudo que a imaginação permitir. Então, é só entrar no clima que dá para arrasar com vários looks diferentes;

Faça penteados: pode fazer aquele cabelo todo feito no gel com risca na lateral. É um look mais cinquentinha! Você pode fazer também o cabelo todo jogado para trás com gel e pode colocar algo brilhoso, como glitter. Tenha inspiração e nada de bloqueios.

Cuide do cabelo!

*Dependo do que queira fazer, não é indicado pintar ou fazer mechas no dia ou semanas antes. Isso pode danificar o cabelo e acabar com o penteado que deseja;
*Tenha atenção! Use produtos bons que vão te deixar confiante em brincar no carnaval;
*Caso os fios não estejam alinhados para fazer o penteado, é necessário fazer uma escova;
Para a fixação: spray, gel, pomadas de modelagem e grampos. Isso vai deixar mais calmo, porque vai ajudar o penteado durar mais tempo;
*Caso queira um tratamento ‘Super Power’ depois: procure um profissional para uma boa hidratação, nutrição ou até mesmo um que indique um cronograma capilar; 
*Hidrate o cabelo antes e depois dos blocos! Use o produto de sua preferência de acordo com o tipo de cabelo seja liso ou cacheado.

Fonte: Wagner Lucena, profissional de beleza formado no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). 

 
Não sabe qual penteado fazer. Que tal uma trança boxeadora?


1º passo: comece dividindo seu cabelo ao meio, desde o topo da cabeça até a nuca.
 
(foto: Mariane Silva/Esp. CB/D.A Press)
(foto: Mariane Silva/Esp. CB/D.A Press)
 

2º passo: faça uma trança embutida de cada lado da cabeça, sempre começando bem rente à raiz.
 
(foto: Mariane Silva/Esp. CB/D.A Press)
(foto: Mariane Silva/Esp. CB/D.A Press)
 

3º passo: utilize elásticos para prender os trançados

Fonte: Mivian Macedo, profissional de beleza do Fast Escova.
 
*Estagiária sob supervisão de José Carlos Vieira
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade