Revista

Especialistas analisam o estilo inusitado da mansão de Kim Kardashian

A divulgação das fotos da casa da família Kardashian-West despertou curiosidade dos fãs. Especialistas explicam o que é o estilo "monastério futurista" escolhido pelo casal de celebridades

Correio Braziliense
postado em 17/02/2020 12:00
A divulgação das fotos da casa da família Kardashian-West despertou curiosidade dos fãs. Especialistas explicam o que é o estilo Quando se trata do casal Kim Kardashian West e Kanye West, quase tudo se torna manchete de jornais e revistas. Recentemente, nem mesmo a mansão escapou dos holofotes. Em ensaio para a Architectural Digest, as celebridades norte-americanas comentaram sobre a escolha do estilo “monastério futurista”, que predomina no projeto do lar.

A residência, localizada na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, foi arrematada pelo casal em 2013. De lá para cá, o imóvel passou por diversas reformas até assumir a identidade atual, que tem o projeto de interiores assinado pelo designer belga Axel Vervoordt.

Com mais de 40 anos de trabalho voltado para o segmento, Vervoordt se tornou uma verdadeira referência no design moderno europeu, além de curador de arte. Como indica a designer de interiores Marcia Debski Ferreira, o estilo do artista belga é marcado com as seguintes características: poucas peças de mobiliário e nenhuma desordem, resultando em uma simplicidade luxuosa.

“A ênfase está nos materiais naturais, como madeiras em tons suaves, muitas vezes usadas em paredes e tetos. E pisos em pedra, tudo muito “desbotado” e com a presença de muita luz natural, trazendo uma sensação sempre de muito frescor”, afirma a especialista.

Menos é mais

O DNA minimal já faz parte dos ambientes projetados por Vervoordt. E de maneira crescente, o minimalismo tem arrebanhado muitos adeptos, uma vez que possui formas geométricas simples, linhas retas, e os espaços são decorados com poucos objetos, cores neutras e que prezam mais por um leiaute funcional e clean.

“Ambientes claros, arejados, com pouca textura, cores neutras e decorados com poucos móveis são as principais referências desse estilo. Apostar na madeira também é uma opção que se encaixa neste design”, explica a designer de interiores Patrícia Hagobian.

Há uma ligação de igual modo, com o lifestyle do cliente. Existem muitos estilos na decoração, e, na hora de escolher um, o que prevalece sempre é o que mais reflete a personalidade do morador.

“Não há dúvidas de que se trata de um projeto com uma pegada mais conceitual. Acredito que o profissional tenha se baseado em um briefing ou estudo das necessidades do casal Kardashian-West”, afirma.

O quarto de North West, filha mais velha do casal, também é projetado pelo designer belga. Em contraste com o restante da casa, o ambiente é coberto por elementos na paleta cor-de-rosa. Da cabeceira da borboleta às roupas de cama, todo o espaço parece ter sido retirado de um conto de fadas — como deve ser para uma verdadeira Kardashian!

Paz em meio ao caos

O casal Kim Kardashian e Kanye West vive uma vida pra lá de movimentada na mídia — não há dúvidas. Tendo isso em mente, uma das interpretações para o conceito clean está relacionada justamente à tentativa de equilíbrio entre vida pessoal versus profissional.

“Percebo que muitas pessoas criticam casas de pessoas famosas. Mas costumo falar que o estilo reflete a vontade de cada pessoa, a individualidade de cada um. A escolha dessa estética pode ser por conta do estilo de vida bem conturbado e agitado que eles vivem. E, no final das contas, buscamos na nossa casa um canto de paz”, reflete Alex Rosa, designer e professor do Iesb.

Seja para ampliar o espaço para as crianças brincarem, seja para ter um lugar de calmaria em meio ao caos, os objetivos do cliente para o lar são levados à risca pelo designer responsável. “O profissional nunca projeta para si, mas para o outro”, afirma.


A sala com janela: em projetos mais minimalistas, elementos naturais são muito utilizados

O quarto rosa: diferente do restante dos cômodos, o quarto da filha do casal, North West, é completamente rosa. Referência revisita estilo marcante do início dos anos 2000

A sala: a ausência de móveis e a prevalência de paleta neutra fizeram da casa de Kim Kardashian e Kanye West um dos assuntos mais comentados do Twitter

O corredor: em entrevista, Kanye West afirma que a ausência de móveis foi pensada para as crianças terem mais espaço para brincar dentro de casa

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Foto:
  • Foto:
  • Foto:
  • Foto:

Tags