Revista

Arte na ponta dos dedos

Dos desenhos em neon à mistura tom sobre tom - inspirada nos anos 1990 - para quem é mais discreto. Para sair do básico, selecionamos o que está em alta quando o assunto é unha decorada

Correio Braziliense
postado em 23/02/2020 04:09
Unhas megaelaboradas e chamativas não são para você? O brilho pode aparecer na pontinha da unha ou perto da cutícula, como mostra Júlia Roseo, da Que Beleza! Esmalteria
As unhas se tornaram protagonistas em qualquer produção. Não por acaso, famosos estilosos têm aparecido com as mãos superdecoradas. E as redes sociais estão cheias de referências. Em 2020, esse universo promete mais. A proposta é que as unhas funcionem como tela em branco para experimentar muito!

“A regra é não ter regra e nada de simetria. Uma unha de cada jeito.” A definição dada por Bruna Carone, à frente da Que Beleza! Esmalteria, com a sócia Júlia Roseo, reflete bem o espírito das garrinhas da temporada: descontraídas.

Prova disso são os desenhos de coração, raios, flores, sorrisos, poá e animal print, que estão em alta. Traços “imperfeitos” e mais clean também têm vez. Pinceladas, rabiscos e listras chegam fortes. Para fazer, basta combinar a base com um esmalte de cor diferente e desenhar.

Segundo Bruna, neon, muito glitter, degradês e uma unha de cada cor também são opções bastante procuradas pelos clientes no salão. As unhas multicoloridas e misturas em cores pastéis — ou mesmo tons de nude — são ótimas para iniciantes. Dá para reproduzir em casa e pintar uma unha de cada cor.

Quando a história é o formato das unhas, o estilo amendoado é prático, porque quebra menos. A especialista em unhas e alongamento Tamy Sampaio sugere que quanto mais próximo da aparência natural da unha, melhor.

No studio de Tamy, é comum também a aplicação de pérolas, cristais e enfeites. Para deixar essas aplicações e quaisquer outros trabalhos em ordem, ela trabalha com unhas encapsuladas — outra tendência! Diferentemente da tradicional esmaltação, nessa técnica, as cores e a decoração ficam protegidas entre camadas de produto de acrílico, que dispensa o uso do esmalte tradicional: promessa de menos prejuízo para as unhas e mais durabilidade.


Se jogue!

Já que é tempo de festa… Por que não aproveitar e testar cores chamativas e estilos mais ousado? A certeza de sair do básico vem com a purpurina, rainha do carnaval. Ela pode ser aproveitada na make, para fazer o corpo brilhar e — felizmente — também nas unhas. “Dá um efeito superdiferente e uma sensação 3D incrível”, diz Bruna.

É fácil: basta aplicar a base — e esmalte colorido, se quiser — o glitter e, em seguida, uma camada de extrabrilho por cima. Dica: para a aplicação do glitter, experimente dar leves batidinhas para garantir cobertura. No caso do esmalte que já tem partículas de brilho, vale aplicar um cintilante por baixo para destacá-lo.

*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte


 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags