Revista

Qual o delineador ideal para um traço perfeito?

Líquido ou em gel, em bastão ou lápis. Conheça a diferença entre os vários tipos de delineadores e saiba como aplicá-los

Correio Braziliense
postado em 17/03/2020 08:00
Líquido ou em gel, em bastão ou lápis. Conheça a diferença entre os vários tipos de delineadores e saiba como aplicá-los
Escolher um delineador e fazer uma make com um olho gatinho poderoso pode ser tarefa fácil para algumas pessoas, mas quem vê a foto de um delineado perfeito não sabe a engenharia que pode estar por trás do look, que vai desde a textura e o aplicador do produto até a técnica na hora de desenhar. Escolher bem o tipo de produto não vale apenas na hora de fazer o gatinho, mas fará toda a diferença no efeito desejado, na duração e na área de aplicação da make.

A textura clássica — e mais usada — é a líquida, que pode ser aplicada com o pincel tradicional, mais fininho, ou com o roller — um pequeno disco que desliza na pele, fazendo o desenho. Ainda líquido, mas com consistência um pouco mais encorpada, existem os delineadores em caneta e bastão.

Os com textura em gel são mais recentes e estão entre os queridinhos do mercado pela alta durabilidade. Assim como os produtos em creme ou pasta, costumam vir em potinhos e podem ser aplicados com pincéis. Alguns delineadores mais sólidos vêm ainda em formato de lápis, que pode ser apontado, semelhantes ao lápis de olho, ou em lapiseira retrátil.

O melhor uso

A maquiadora Katia Freire, vencedora da 24ª Edição do Prêmio Avon, ensina que as versões líquidas permitem traços mais finos e com maior precisão, uma vez que deslizam com mais facilidade e já vêm, em sua maioria, com aplicadores com cerdas finas, flexíveis e maleáveis. Para fazer traços mais delicados com delineadores em gel, em creme ou pasta, Katia recomenda o uso de pincéis ultrafinos, os chanfrados ou com cerdas, a depender do efeito desejado no desenho.

Isabela Abbes Sant Anna, gerente de Marketing da Quem Disse, Berenice?, aponta as canetas como vencedoras no quesito da praticidade, por serem de fácil aplicação e existirem em diversas versões, indo das mais finas às mais grossas. “A caneta delineadora é a melhor opção para quem está aprendendo a delinear os olhos. O em disco também é bastante intuitivo, é só apoiar na raiz dos ciclos e arrastar”, recomenda.
 
 
Dicas preciosas
  • Pincéis e aplicadores chanfrados ou de ponta flexível e fina auxiliam na aplicação dos delineadores cremosos.
  • As texturas cremosas, em gel, pasta ou os lápis e bastões são os ideais para a região da linha d’água e para desenhos rentes à pálpebra inferior. A textura é mais resistente à umidade e desliza com facilidade na região.
  • Aplicadores com pincel firme e mais grossos têm menos precisão, mas oferecem mais firmeza e segurança.
  • Para fazer delineados mais largos, os lápis delineadores e os bastões são superfáceis de manuseio para quem não tem tanta destreza.
  • Na hora de desenhar o gatinho, faça um esboço com lápis marrom ou bege (fácil de cobrir), desenhando o formato de delineado que deseja. Em seguida, preencha o espaço com o delineador e faça o acabamento com pontas finas ou roller.
  • Outra dica para fazer o gatinho perfeito é começar com um traço no canto externo saindo da área de junção das duas pálpebras, de baixo para cima em direção à ponta externa da sobrancelha. Em seguida, puxe um traço diagonal em direção ao meio do olho, mas não comece pela pontinha do delineado e, sim, pelo meio do desenho inferior, indo até o meio da pálpebra superior.
  • Evite puxar a partir do final do primeiro traço. A junção dos dois traços acaba engrossando a ponta do gatinho.

Ponto de cor 
  • Delineadores coloridos são aliados modernos. Podem ser aplicados acompanhando os tons de sombra, como um delineado vinho em uma sombra rosé, ou mesmo sozinhos, criando looks mais gráficos e geométricos. No delineado duplo mais ousado, o pink ou o azul podem vir combinados ao preto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags