Revista

Da porta para dentro

Com a pandemia da Covid-19 decretada, a recomendação é ficar em casa. Mas, mesmo dentro dela, é necessário atentar aos cuidados e redobrar a higiene doméstica

Correio Braziliense
postado em 29/03/2020 04:09
Cozinhas e banheiros devem ser higienizados sempre que forem usados. Álcool 70% e água sanitária diluída em água são os produtos mais recomendados.
 
As roupas são retiradas antes de entrar em casa. O álcool em gel é item indispensável para higienizar as mãos antes de tocar a maçaneta. Da porta para dentro, o banho vem antes de qualquer boas-vindas. Essa tem sido a rotina da família Monteiro há duas semanas.

Heloísa Monteiro Berceline, 28 anos, e Michel Barceline, 29, moram em uma casa de sete cômodos com os filhos de 8 e 2 meses de idade. A mãe e as crianças permanecem em isolamento contínuo, mas, como o gerente de produção não foi liberado pela empresa, a solução encontrada foi intensificar a rotina de higiene da casa. “Nós procuramos manter a calma e seguir as recomendações”, conta Heloísa, que passou a limpar a casa uma vez por dia. 

Para desinfetar os móveis, uma solução de água e álcool 70 é utilizada. No chão, a medida é de duas tampas de água sanitária por litro de água. Misturas que, segundo o biomédico Roberto Figueiredo, conseguem eliminar de 80% a 90% dos organismos que possam estar nas superfícies, o que inclui a Covid-19.

O biomédico explica que o vírus é um agente acelular, formado basicamente por proteínas e por “chavinhas” que se localizam nas extremidades, estas são utilizadas pelo organismo para perfurar célula. Uma vez dentro, e só assim, o vírus consegue se multiplicar e espalhar a doença. “Ao fazer a utilização de água, sabão, álcool, desinfetante, essas chavinhas são eliminadas e o vírus não consegue mais fazer o processo de entrada, reprodução e contaminação”, explica.

De acordo com o especialista, limpar a casa uma vez ao dia já é o suficiente para minimizar os riscos de contaminação, caso a família esteja isolada. Se os moradores receberem visitas ou caso alguém tenha que sair de casa, o recomendado é limpar novamente a residência e desinfetar objetos de contato, como sofás e cadeiras. Roupas, sapatos e outros objetos que estiveram em contato com o corpo devem ser colocados para lavar imediatamente após o uso.


Mais faxina

Quem também mudou a rotina de limpeza foi a estudante Karla Ribeiro, 25, que aumentou a frequência da faxina de uma vez por semana para uma vez por dia. “Agora, com a situação da Covid-19, limpo as maçanetas, os controles, os celulares e os interruptores todos os dias com álcool 70% líquido, que coloco em um borrifador. Também limpo as maçanetas da lixeira do meu andar e o botão do elevador”, conta.

Por ser um local onde ainda circula, a estudante faz a higienização por uma questão de controle e tranquilidade. “Assim, eu tenho como controlar aqui dentro e ter certeza da minha rotina e do meu marido, já que eu não posso ter certeza da rotina dos meus vizinhos nas áreas comuns. Estou fazendo isso no automático e acredito que estou contribuindo não só para mim, mas para os outros moradores.”

Além da limpeza dos objetos, Karina procura deixar a casa o mais arejada possível, mantendo as janelas abertas, medida que o biomédico Roberto aponta ser essencial, pois mesmo que os moradores não peguem o corona, ambientes fechados e com pouca circulação de ar são propícias a outra doenças respiratórias, como sinusite e alergias.

*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte



Ao chegar em casa
  • Não toque em nada antes de se higienizar.
  • Tire os sapatos e as roupas  — que devem ser colocadas para lavar imediatamente ou colocadas em uma sacola plástica e no cesto de roupa.
  • Deixe bolsa, carteira e chaves em uma caixa na entrada.
  • Tome banho! Se puder, lave bem todas as áreas expostas.
  • Limpe o celular e os óculos com sabão ou álcool.
  • Limpe as embalagens que trouxe de fora antes de guardar 

Protocolos de convivência (grupos de risco)

Caso um dos moradores da casa esteja infectado e não apresente complicações, a recomendação do Ministério da Saúde é que essa pessoa fique em isolamento domiciliar. As pessoas que convivem na casa devem seguir as seguintes recomendações:
  • Dormir em camas separadas
  • Não compartilhar toalhas, talheres, copos ou demais objetos de uso pessoal.
  • Limpar e desinfetar diariamente superfícies de contato (sofás, cadeiras, fogão).
  • Manter os quartos ventilados
  • Usar banheiros diferentes. Caso haja apenas um banheiro, desinfetar com alvejante.

Fonte: Konecranes


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags