Revista

Tevê em tempos de quarentena

Com as medidas de isolamento social, os canais abertos e fechados mudam completamente a programação. Entenda como fica!

Correio Braziliense
postado em 29/03/2020 04:09
Com mais espaço para atrações infantis e noticiário, The four de Xuxa mudou de dia

A pandemia do novo coronavírus impactou todas as áreas. Isso porque a principal medida de combate à Covid-19 é o distanciamento social. Na televisão, não foi diferente. As tevês abertas tiveram que suspender as gravações dos capítulos das novelas e abriram mais espaço na programação para os noticiários. A tevê por assinatura e os serviços de streaming, que liberaram os acessos para não assinantes, tornaram-se os principais aliados no período de quarentena, em que a população busca por maratonas de filmes e séries.

Desde segunda-feira, por exemplo, a Globo exibe uma versão compacta de Fina estampa, que ficou no lugar de Amor de mãe, pausada por conta do vírus. A partir de amanhã, com o fim de Éramos seis e o hiato de Salve-se quem puder, serão transmitidas as novelas Novo mundo e Totalmente demais nas faixas das 18h e 19h, respectivamente. Na próxima semana será a vez de Malhação: Toda forma de amar ser encerrada, dando vaga à Malhação: Viva a diferença.

A partir do dia 1º, a Globo passa a exibir a série Perception, truques de mestre no lugar de Castle, que chega ao fim. O seriado acompanha o médico Daniel Pierce, um neurocientista excêntrico que trabalha com o FBI para resolver casos complexos. A produção tem três temporadas e é protagonizada por Eric McCormack. Será exibida de terça a sexta, por volta da 0h.

Programas como Fora de hora e The voice Brasil estão exibindo os melhores momentos. No reality, serão quatro semanas de reprise. Enquanto o humorístico terá duas. A partir do dia 7, a série Manifest será exibida após o Big brother Brasil 20, no lugar da atração de comédia. O seriado já teve o primeiro episódio exibido na emissora e está disponível no Globoplay. A produção retrata a história de um grupo de pessoas que estava a bordo de um avião e é dado como morto, mas reaparece após cinco anos da decolagem.

Ontem foi ao ar o último Só toca top de verão, com Ludmilla e Mumuzinho. A partir do próximo sábado é IZA que fica na mesma faixa de sábado com uma versão de Música boa ao vivo, atração do Multishow. Atrações já confirmadas, como Conversa com Bial, Simples assim (novo programa de Angélica) e Segunda chamada, tiveram as estreias temporariamente adiadas.

A Record também foi outra emissora que promoveu uma mudança na programação. As novelas Amor sem igual e Gênesis, programadas para estrear em abril, tiveram as filmagens suspensas. The four Brasil, reality show musical apresentado por Xuxa, mudou de dia. Antes no domingo, a atração agora está sendo exibidas às quartas-feiras, às 22h30. A manhã de domingo do canal começa com programação infantil. Domingo show, com Sabrina Sato, passa para as 12h45, em vez das 11h, e Hora do Faro para as 15h15. Os programas estão sendo gravados sem plateia.
 
 
 
Canais pagos e streaming

Como apoio à recomendação de que a população fique em casa, os canais da televisão por assinatura Claro/Net, Sky, Vivo e Oi estão com sinal aberto há algumas semanas. Os serviços de streaming liberaram o acesso para não assinantes por 30 dias e plataformas como Globoplay e Netflix reduziram o consumo de dados para evitar um colapso no tráfego de internet do país.

Entre os conteúdos gratuitos do Globoplay estão mais de 20 filmes da Disney, com sucessos como Malévola, Os Incríveis e Capitão América 2, e novas séries, como Goo Jetters, sobre um grupo de heróis que vive no espaço; Gap year que acompanha jovens que cruzam a Ásia de mochilão; e Millenial mafia, história sobre jovens que precisam se reinventar depois que os pais são presos por envolvimento com uma máfia.

Mesmo com o anúncio de suspensão da gravação de todas as séries, a Netflix, nos próximos dias, mantém a lista de lançamentos de abril. O mês fica marcado pela estreia da quarta parte de La casa de papel, que mostrará os desdobramentos do grupo de assaltantes dentro da Casa da Moeda da Espanha, no dia 3. No mesmo dia, o serviço lança o documentário La casa de papel: O fenômeno que explica a onda de entusiasmo com a série pelo mundo, incluindo o Brasil. E quem estiver com saudades de Pedro Alonso, o Berlim do seriado, ele é o protagonista do filme O silêncio do pântano, um original Netflix que estreia em 20 de abril.

Antes da pandemia, a cantora Lexa estrearia à frente do programa TVZ do Multishow a partir de amanhã. A atração passaria por uma reformulação. Com a chegada do vírus, tudo mudou. Agora, a apresentadora recebe convidados em lives do Instagram antes do programa ir ao ar na televisão exibindo videoclipes. As lives são às 18h30, sempre às segundas e quartas. Entre os convidados confirmados para os próximos dias estão Thaynara OG, Dennis, Rennan da Penha, Sorriso Maroto e Gustavo Mioto. A versão inicial será lançada apenas em junho, quando o canal também exibe Música boa ao vivo — Temporada especial Ivete Sangalo. Lady night, Tô de graça e Vai que cola ganham mais espaço na programação.



O GNT foi outro canal que ajustou a programação. Os principais programas impactados foram Saia justa e Papo de segunda. O primeiro tem mostrado as saias em links individuais, com Astrid Fontenelle, Gaby Amarantos, Pitty e Mônica Martelli em casa. No Papo de Segunda, ficam no estúdio Fábio Porchat, João Vicente e Francisco Bosco, enquanto Emicida participa via link de São Paulo.

O programa Que história é essa, Porchat?, que estreou a segunda temporada recentemente, terá adaptações sem plateia. Já o Além da conta, com Ingrid Guimarães, foi adiado para o segundo semestre de 2020. Os programas Decora e Extreme makeover Brasil tiveram as gravações suspensas e terminam as temporadas com episódios a menos. Já os programas de gastronomia estavam gravados e, por isso, não sofrem alteração na grade.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags