Correio Braziliense
postado em 19/04/2020 04:12
Brasília de dar água na boca
A chef Jake Dáia veio de Uberaba para Brasília de férias. O pai estava morando aqui havia dois anos. Chegou a hora de voltar, mas ela decidiu ficar. Apaixonou-se pela cidade e decidiu que faria faculdade e construiria sua vida na capital. “Eu achei fantástico. Uma cidade grande, mas com muita natureza. Uma energia única”, derrete-se.
Além de amar a cidade, Jake tem paixão por ingredientes locais. “Meu bufê não é convencional. Eu tento fazer coisas diferentes, com ingredientes do cerrado e do Brasil, e a aceitação é ótima”, conta. Ela considera muito importante ter a consciência de que os produtos são sazonais e que há pessoas por trás do cultivo, com muito tempo envolvido no processo.
Entre as criações de Jake estão nhoque de mangarito, farofa de baru com pimenta de macaco e bacon, queijadinha com baunilha do cerrado, mousse de chocolate com baru e compota de cajuzinho-do-cerrado.
Além do bufê, ela assumiu, no ano passado, o Dáia Café e Bistrô no salão de beleza Hélio Diff. A proposta surgiu depois que ela fez um almoço de aniversário para o cabeleireiro. Ainda este ano, ela assumirá o café do novo salão a ser inaugurado no Lago Norte. No mesmo prédio, abrirá um espaço onde o cliente poderá conhecer e se deliciar com a receitas desenvolvidas por ela.
Os planos de vida de Jake nem sempre incluíram a gastronomia, a não ser para os momentos de lazer, em casa, com a família e com os amigos. Conta que cresceu na cozinha com a avó, a mãe e as tias fazendo tudo quanto era receita mineira. “Minha mãe resistia um pouco a me deixar ajudar, por segurança, mas, com o tempo, não teve jeito”, relembra.
A chef cursou biomedicina, mas não trabalhou na área. Optou por ter filhos e se dedicar a eles por um tempo. Três anos depois, quando decidiu voltar a trabalho, tinha dúvidas sobre o que faria. Uma amiga, no entanto, tinha certeza de que Jake — cujos dotes culinários eram conhecidos por todos —, teria sucesso na cozinha profissional, e a indicou para uma tia, dona de um bufê. A tia sugeriu o nome dela para um cliente.
Era um grupo de pessoas que não moravam em Brasília e estavam na cidade para uma reunião, mas precisavam de um jantar refinado em casa. Apesar do medo, ela abraçou o desafio e, hoje, seis anos depois, continuam clientes fiéis.
Com filhos pequenos, a carreira foi começando aos poucos, sem muita divulgação ou investimento. Mas, à medida em que eles cresceram, Jake pode mergulhar fundo na profissão. Entrou na graduação de gastronomia, fez estágios e agora está no último semestre, prestes a se formar, e cheia de projetos.
Receita de tartar de banana-da-terra com Ora-pro-nóbis e pimenta-de-macaco
* 4 bananas da terra picadas em cubos
* 50ml de cajuína
* 4 colheres de sopa de azeite
* Suco de um limão
* 2 pitadas de pimenta-de-macaco
* Algumas folhas de Ora-pro-nóbis fatiadas
* Sal a gosto
* Misturar todos os ingredientes e servir em seguida
Serviço
@jakedaia
@jakedaiacafebistro
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.