Correio Braziliense
postado em 26/04/2020 04:15
Cozinhar tem sido apontado por alguns especialistas como uma forma de aliviar o estresse em tempos de isolamento social. Verdadeira febre entre os brasileiros, os reality shows e programas de culinária entram na onda e se adaptam à realidade que estamos enfrentando para não deixar os cozinheiros e fãs na mão. Tem até temporada nova estreando, caso da segunda fornada de Mestre do sabor, que estreia na quinta-feira, na Globo, após Fina estampa.
A segunda temporada de Mestre do sabor começou a ser gravada antes de o coronavírus chegar ao país. Por isso, começa com os apresentadores Claude Troisgros e Batista à frente da competição — aqui eles ganham a companhia da atriz Monique Alfradique — e com os jurados Kátia Barbosa, Léo Paixão e José Avillez no comando dos times. No decorrer das gravações, Avillez voltou a Portugal, país que já estava enfrentando a Covid-19, para gerenciar os restaurantes que tem lá de perto e deu lugar a Rafael Costa e Silva no programa. Outro cuidado da produção, que encerrou as gravações há mais de um mês, foi eliminar a plateia das fases finais.
O reality Mestre do sabor, ano passado, contou com a participação do brasiliense Lui Veronese, que chegou à final do programa, mas foi derrotado pelo campeão Gabriel Coelho, do time de Avillez. Na temporada 2020, os 18 selecionados terão pela frente sete fases: prato de entrada, na pressão, duelos, repescagem, na peneira, semifinal e final. O prêmio é de R$ 250 mil para o vencedor.
Claude Troisgros destaca, em entrevista de divulgação, que as primeiras provas são as mais desafiadoras para ele, como técnico: “Principalmente no início, quando ainda nao? conhecemos muito os chefs. A gente começa a entender a personalidade deles pelo sabor dos pratos, pela técnica de cada um, a acidez, a escolha do prato regional ou não, entre outros detalhes. Gosto muito dessa parte em que você entende as pessoas. E? maravilhoso esse momento para mim. Brinco mentalmente de tentar adivinhar quem esteve à frente daquele prato. Muitas vezes não acerto, mas vale a brincadeira.”
O atual campeão José Avillez conta que espera o bicampeonato e que quer voltar ao Brasil para a transmissão da final, que, assim como ano passado, será transmitida ao vivo. “Tivemos um bom desempenho no início do programa. Aprendi muito com esses maravilhosos cozinheiros brasileiros, com os ingredientes brasileiros. O Brasil é um lugar onde me sinto em casa. Foi uma decisão muito difícil para mim (voltar a Portugal devido à pandemia de coronavírus), mas acho que todo mundo vai compreender. E o Rafa abraça esse projeto com muita vontade”, afirma o chef português.
Ele ressalta que antes de escolher o candidato do time dele se “agarra ao sabor, à escolha e ao uso dos ingredientes. São todos profissionais, mas estão expostos na primeira vez a um universo diferente do deles. Eu, que não sou brasileiro, vejo muitos ingredientes e técnicas que não conheço. Por isso, muitas vezes, vejo que escolho pessoas que eu acho que posso aprender com elas”, completa.
Adaptação
Mais tradicional entre os brasileiros, o MasterChef Brasil programava a estreia da 11ª temporada para o primeiro semestre. Mas não deu: a seleção dos amadores foi interrompida e a Band não sabe quando serão retomadas. Mas isso não quer dizer que o reality foi esquecido pelo público. Segundo a Endemol, empresa que desenvolveu o formato do MasterChef, as visualizações na página do reality no YouTube cresceram 30% desde quando o isolamento social começou no país.
Isso levou a empresa e a Band a produzirem conteúdos inéditos para a plataforma e mais Facebook, Twitter, Instagram, Pinteres e Tik Tok. Semanalmente, ex-participantes do MasterChef comentam em lives provas de que participaram e de outras temporadas também. Além disso, há vídeos exclusivos com a reação de temporadas mais antigas (o do jurado Erick Jacquin anunciando que seria pai, deixando Ana Paula Padrão emocionada está lá), entre outros atrativos, cada um específico para a rede ou plataforma em que está.
Mas o que vem chamando a atenção mesmo são os vídeos da seção Dicas MasterChef em que, da cozinha de casa, os participantes mostram passo a passo como se faz uma das receitas dele. Na estreia, Juliana Nocoli, participante de duas temporadas do reality, ensina a fazer bacalhau ao molho de tomate e manjericão.
Passo a passo
Quando se fala em ensinar receitas na televisão brasileira tem uma geração inteira que pensa direto em Ana Maria Braga. Com a Globo dando mais espaço ao noticiário do que ao entretenimento, o Mais você saiu do ar temporariamente. Há uma semana, o Encontro com Fátima Bernardes voltou à programação, sem plateia e com apenas um convidado no estúdio, mas com vários bate papos feitos com o auxílio da tecnologia, sem que o entrevistado saia de casa.
Assim tem sido com Ana Maria Braga. O reencontro dela com Fátima (ainda que virtual) e com o público deu o que falar. A loira participa do programa matinal fazendo o que mais sabe no ar: ensinando uma receita. Na verdade, são reapresentações de quitutes que fizeram tanto sucesso que o público sempre pede para ver de novo, caso do “pão de queijo” que leva goma de tapioca no lugar do polvilho.
Rita Lobo, do programa do GNT Cozinha prática, não deixou se abater pelo coronavírus. Ela tem feito lives diárias no Instagram cozinhando com os internautas. O foco, como ela mesma costuma dizer, é na “comida de verdade”, ou seja, com cada vez menos aditivos químicos e mais saúde.
Para isso, Rita vai além do simples cozinhar em suas lives. Ela fala sobre armazenamento, congelamento, escolha do produto na hora da compra e chega até a aproveitamento total de verduras por exemplo, inclusive de talos e cascas. O melhor é que os vídeos ficam ali por um tempo e dá para você dar uma espiadinha se surgir alguma dúvida durante a execução. Quem sabe se da quarentena não surge um bom cozinheiro?
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