Publicidade

Correio Braziliense

Encontro com o Chef


postado em 28/04/2020 14:48 / atualizado em 28/04/2020 14:47

(foto: Jake Dáia Buffet/Divulgação)
(foto: Jake Dáia Buffet/Divulgação)


Brasília de dar água na boca

A chef Jake Dáia veio de Uberaba para Brasília de férias. O pai estava morando aqui havia dois anos. Chegou a hora de voltar, mas ela decidiu ficar. Apaixonou-se pela cidade e decidiu que faria faculdade e construiria sua vida na capital. “Eu achei fantástico. Uma cidade grande, mas com muita natureza. Uma energia única”, derrete-se.

Além de amar a cidade, Jake tem paixão por ingredientes locais. “Meu bufê não é convencional. Eu tento fazer coisas diferentes, com ingredientes do cerrado e do Brasil, e a aceitação é ótima”, conta. Ela considera muito importante ter a consciência de que os produtos são sazonais e que há pessoas por trás do cultivo, com muito tempo envolvido no processo.

Entre as criações de Jake estão nhoque de mangarito, farofa de baru com pimenta de macaco e bacon, queijadinha com baunilha do cerrado, mousse de chocolate com baru e compota de cajuzinho-do-cerrado.

Além do bufê, ela assumiu, no ano passado, o Dáia Café e Bistrô no salão de beleza Hélio Diff. A proposta surgiu depois que ela fez um almoço de aniversário para o cabeleireiro. Ainda este ano, ela assumirá o café do novo salão a ser inaugurado no Lago Norte. No mesmo prédio, abrirá um espaço onde o cliente poderá conhecer e se deliciar com a receitas desenvolvidas por ela.

Os planos de vida de Jake nem sempre incluíram a gastronomia, a não ser para os momentos de lazer, em casa, com a família e com os amigos. Conta que cresceu na cozinha com a avó, a mãe e as tias fazendo tudo quanto era receita mineira. “Minha mãe resistia um pouco a me deixar ajudar, por segurança, mas, com o tempo, não teve jeito”, relembra.

A chef  cursou biomedicina, mas não trabalhou na área. Optou por ter filhos e se dedicar a eles por um tempo. Três anos depois, quando decidiu voltar a trabalho, tinha dúvidas sobre o que faria. Uma amiga, no entanto, tinha certeza de que Jake — cujos dotes culinários eram conhecidos por todos —, teria sucesso na cozinha profissional, e a indicou para uma tia, dona de um bufê. A tia sugeriu o nome dela para um cliente.

Era um grupo de pessoas que não moravam em Brasília e estavam na cidade para uma reunião, mas precisavam de um jantar refinado em casa. Apesar do medo, ela abraçou o desafio e, hoje, seis anos depois, continuam clientes fiéis.

Com filhos pequenos, a carreira foi começando aos poucos, sem muita divulgação ou investimento. Mas, à medida em que eles cresceram, Jake pode mergulhar fundo na profissão. Entrou na graduação de gastronomia, fez estágios e agora está no último semestre, prestes a se formar, e cheia de projetos.

Receita de tartar de banana-da-terra com Ora-pro-nóbis e pimenta-de-macaco

(foto: Jake Dáia Buffet/Divulgação)
(foto: Jake Dáia Buffet/Divulgação)

*  4 bananas da terra picadas em cubos
*  50ml de cajuína
*  4 colheres de sopa de azeite
*  Suco de um limão
*  2 pitadas de pimenta-de-macaco
*  Algumas folhas de Ora-pro-nóbis fatiadas
*  Sal a gosto
*  Misturar todos os ingredientes e servir em seguida

Serviço


@jakedaia  
@jakedaiacafebistro

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade