Revista

Máscaras de proteção: saiba como cuidar da pele do rosto

Saiba como cuidar da pele antes e depois de usar o equipamento de proteção contra o coronavírus. Especialistas dão dicas

Correio Braziliense
postado em 20/05/2020 21:00
O uso da máscara facial como uma das formas de prevenção ao contágio e para evitar a proliferação do coronavírus tornou-se obrigatório em vários estados e no Distrito Federal. A medida de segurança, no entanto, exige cuidados com a pele do rosto, principalmente das pessoas que têm o hábito de usar maquiagem. É preciso seguir alguns passos para a ter a cútis belíssima, como deve ser.

Nas redes sociais é possível encontrar imagens de pessoas com a face marcada pelo uso frequente e prolongado do equipamento de segurança. São, geralmente, profissionais da área de saúde, mas, além deles, outros trabalhadores apresentam pequenos problemas, como irritações, e, mais comumente, incômodo nas orelhas, o que pode ser resolvido com o ajuste dos elásticos.

Algumas pessoas estão usando maquiagem por baixo da máscara e sofrendo alergias dos materiais. “Não use make por baixo! Primeiro, para não sujar e, segundo, para não engordurar. As maquiagens em geral têm um pouco de gordura mesmo que seja de toque seco”, explica Gina Matzenbacher, dermatologista da Clínica Leger.

“Há dermatologistas que estão recebendo casos de dermatite por contato, especialmente, por causa das máscaras modelo N95 e das cirúrgicas, porque são fabricadas com um material que solta uma resina por dentro, pois essas fazem oclusão e o contato é ainda maior com o rosto”, observa a médica. 

De acordo com a dermatologista Kédima Nassif, os resíduos da maquiagem ficam presos na trama da máscara, prejudicando a filtragem de partículas do ar, podendo comprometer a capacidade de reter os patógenos como bactérias e vírus, entre outros, inclusive o coronavírus. “A pessoa pode ter irritações, aumentar a oleosidade cutânea, favorecer o surgimento de acne e dermatite seborreica e até exacerbar a rosácea”, explica ela, graduada em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFG) e também residente em dermatologia.

Por isso, o recomendado é usar a máscara com a pele limpa, sem maquiagem, independentemente de ser base, pó, blush ou batom. É o que afirma a também dermatologista Paola Pomerantzeff. “Se acontecer de você colocar a máscara com a maquiagem, porque se esqueceu de limpar a pele antes, o adequado é retirar a máscara descartável logo em seguida. No caso das máscaras de tecido, lavá-la imediatamente após o uso”, orienta. “O uso de máscaras pode obstruir os poros e desidratar a pele. Se estiver com maquiagem pode agravar ainda mais.”  De acordo com a Agência Nacional de Saúde (Anvisa), as máscaras faciais devem ser trocadas após três horas de uso. Essa é a recomendação mesmo para quem esteja sem maquiagem. 

A influencer digital Laudelina Souza (@li.ssm), 24 anos, acha importante o uso da máscara. “Todos devem usá-la para não ser expostos ao vírus, mas incomoda um pouco”, queixa-se. A jovem, no entanto, não abre mão da maquiagem, que usa só na região dos olhos e da testa. “Eu passo pela pandemia pelo menos um pouco mais bonitas, né? Como a máscara não mostra o nariz nem a boca, então, economizamos base e boa parte das makes. Uma sobrancelha bem feita e um gatinho nos olhos”, aconselha, com criatividade.

Ela lembra que alguns produtos requerem cuidados, principalmente os que causam problemas respiratórios. “Pó, blush, entre outras maquiagens podem dificultar a respiração." A criadora de conteúdo digital tem centenas de seguidores no Instagram, com um perfil que aborda temas sobre cabelo e maquiagem.

Cuidados com a pele

 
O uso constante da máscara pode prejudicar a pele, afirma a dermatologista a Kédima Nassif. “Pode causar dermatite irritativa pelo atrito com o tecido e pelo aumento da sudorese, afetando a oleosidade cutânea, favorecendo cravos e espinhas e exacerbação da rosácea e da dermatite seborreica”, alerta. “Coloque a máscara com o rosto limpo, evite o uso de maquiagem na área coberta”, orienta. De acordo com ela, sempre use as alças para colocar a máscara na face, com as mãos limpas. Após colocá-la, ajuste-a no nariz e lave as mãos mais uma vez.

Para a dermatologista Paola Pomerantzeff, muitos profissionais de saúde estão sofrendo com lesões de pele pela pressão constante das máscaras. “Eles ficam com equimoses (manchas roxas) ou ‘fissuras’ (pequenos cortes e pele muito ressecada). A pele fica desidratada pelo tempo de uso, por isso, deve ser bem hidratada antes e depois da jornada de trabalho”, observa ela, que é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e tem mais de dez anos de atuação em dermatologia clínica. 

Além de desidratar a cútis, o material das máscaras pode obstruir os poros e causar acne. “Portanto, se você pode, fique em casa e evite sair. Assim, você colabora com o controle da epidemia e evita essas lesões na pele”, aconselha.
 

Alergias e irritações


Uma das medidas para diminuir a alergia é a mesma contra o coronavírus, orienta a dermatologista Kédima Nassif: tentar manter, ao máximo, o isolamento social e, assim, reduzir o tempo do uso da máscara. “A troca de material sintético, como o usado em máscaras cirúrgicas por caseiras de algodão, pode ajudar. Assim como a aplicação de substâncias calmantes e cuidado específico com a pele, após a retirada no rosto”, orienta a médica, também membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). “Caso ocorra alguma complicação, o dermatologista deve ser consultado para elaborar uma rotina de cuidados.”

A dica da Gina Matzenbacher, dermatologista da Clínica Leger, é que se você está com alergia, é necessário usar uma determinada máscara, use outra por baixo dela. “Caso a pessoa tenha essa possibilidade, o ideal é a de tecido, principalmente, a de algodão para depois colocar outra por cima”. Já em relação ao tempo de uso, ela observa que orientação para quem utiliza muitas horas é não passar sequer protetor solar no local, ou seja, deixar a pele respirar.

Antes de colocar a máscara:


1 - Higienizar muito bem as mãos ao remover a maquiagem ou o protetor com base da face.
2 - Colocar a máscara no rosto pelas alças laterais. Ter certeza de que a máscara está cobrindo bem o nariz e a boca e está “vedando queixo e laterais da face”.
3 - Ao chegar em casa, antes de retirar a máscara, higienizar bem as mãos.
4 - Retirar a máscara pelas alças laterais e descartá-la ou separar para lavar (caso seja de tecido).
5 - Higienizar muito bem as mãos após retirar a máscara.
6 - Descartar ou lavar (as de tecido).

Fonte: Paola Pomerantzeff, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
 

Cuide bem da sua proteção


Ao contrário das máscaras descartáveis, as máscaras de tecido podem ser lavadas e reutilizadas regularmente, entretanto, recomenda-se evitar mais que 30 lavagens.

1 - A máscara deve ser lavada separadamente de outras roupas; 
2 - Lavar previamente com água corrente e sabão neutro;
3 - Deixar de molho em uma solução de água com água sanitária* ou outro desinfetante equivalente de 20 a 30 minutos; 
4 - Enxaguar bem em água corrente, para remover qualquer resíduo de desinfetante;
5 - Evite torcer a máscara com força e deixe-a secar; 
6 - Passar com ferro quente; 
7 - Garantir que a máscara não apresente danos (menos ajuste, deformação, desgaste, etc.), ou você precisará substituí-la; 
8 - Guardar em um recipiente fechado. 

* Para preparar uma solução de água sanitária ( 2,5%) com água, por exemplo, você pode diluir de 2 colheres de sopa de água sanitária em 1 litro de água.

Fonte: Anvisa (Agência Nacional de Saúde)

Saiba mais


O uso prolongado pode prejudicar quem tem pele oleosa? 
  • Sim! A oleosidade da pele pode se exacerbar. Nesses casos, a rotina de cuidados em casa é fundamental. 
  • Lavar a pele com sabonete específico e aplicar um spray com água rica em zinco, antes do uso do equipamento, pode ajudar.
  • À noite, os produtos de controle devem ser aplicados. Não se esquecer do filtro solar nas áreas expostas da face.

Obs: Após retirar a máscara e higienizar bem as mãos, lavar a face com sabonete facial, usar tônico (ambos específicos para pele oleosa) e, por fim, não deixar de hidratar a pele (existem hidratantes seborreguladores).
 
Fontes: Dermatologistas Paola Pomerantzeff e Kédima Nassif.
 
*Estagiária sob supervisão de Taís Braga

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags