Revista

As nove fomes

Correio Braziliense
postado em 24/05/2020 04:18
Fome de ouvido: Barulhos servem como gatilhos para a fome. Pacote abrindo, pipoca estourando, o som de alguém comendo. Perceba os sons de cada alimento e note quais  o atraem e como isso influencia nas suas escolhas. É possível comermos apenas pelo barulho. O que pode satisfazer essa fome? Sons de natureza, música, conversar com quem você gosta. Note o que anda ouvindo e pense se você está se nutrindo. Uma dica mindful é refletir se existe algum alimento que você come por puro prazer de ouvir o barulho ao mastigar.

Fome do tato: A primeira exploração é feita com as mãos. Sentimos a temperatura, a consistência do alimento. Percebemos se a fruta está madura e notamos que algumas comidas são mais gostosas se comemos com as mãos. Observe texturas, como a casca da fruta. Manuseie a comida e perceba quais toques te atraem. É importante sentir a aversão também, as sensações do tato que desagradam. O que satisfaz essa fome? Cozinhar é uma boa opção. Uma dica mindful é perceber se algo muda ao comer um sanduíche com garfo e faca.

Fome celular: Comer o que o corpo está, de fato, pedindo. Quando não damos atenção a essa fome, podemos sentir cansaço, dores de cabeça, tontura e irritação. Perceba os sinais de fome no corpo e respeite essa sabedoria interna. Exemplo: se estou com azia, devo tomar café depois do almoço? Se estou com dor de cabeça, o que posso comer para ajudar? Essa fome se satisfaz de nutrientes. Dica mindful: ouça seu corpo.

Fome dos olhos:
A visão tem uma enorme influência no que comemos. Mesmo já satisfeitos, pedimos uma sobremesa se ela está nos chamando a atenção. Esse tipo de fome é satisfeita pela beleza. Você pode nutrir a fome dos olhos apreciando uma bela paisagem. Você também pode preparar um prato bonito e arrumar a mesa. Dica mindful: olhar bem o alimento antes de consumi-lo. Procure notar algo novo naquela comida. Observe as escolhas feitas e reflita se foram conscientes.

Fome do nariz:
Note aromas, cheiros e fragrâncias. Perfumes agradáveis despertam essa fome, que possui conexão com memórias afetivas. Perceba quais aromas de alimentos o atraem (pão de queijo assando, pipoca). A fome do nariz é satisfeita com fragrâncias, chás, ou essências para o ambiente. Uma dica mindful é levar a comida perto do nariz antes de colocá-la na boca. Feche os olhos, sinta o cheiro e como seu corpo responde.

Fome do estômago: Quais são os sinais de fome? E de saciedade? Barriga roncando nem sempre é sinal de fome, pode ter relação com ansiedade ou nervosismo. Existem três níveis para o estômago: vazio, o “posso comer mais” e o cheio. A autorregulação vem se você estiver em contato com o corpo. Não esqueça de fazer o check-in da sua fome: antes de comer, no meio da refeição e ao final. Essa fome é satisfeita pela quantidade certa de alimento consumido. Dica mindful: repare nos sinais que o corpo e o estômago dão ao longo do dia. O que acontece quando está com fome?

Fome da boca: Observe texturas e sabores, perceba a salivação, a mastigação e os movimentos da língua. Muitas vezes repetimos o prato porque não sentimos o gosto do primeiro direito. Isso ocorre por estarmos sempre comendo correndo e desatentos no momento das refeições. Se a fome da boca não é satisfeita, ela leva à compulsão. Dica mindful aqui é perceber que o nosso paladar também muda, então é importante estarmos sempre abertos a experimentar, dando novas chances aos alimentos.

Fome da mente: Essa fome é baseada em nossos pensamentos e no que ouvimos no dia a dia. Regras de dietas, “devo ou não devo?”, “é saudável?". Envolve o que acreditamos (“deveria comer menos carboidrato”) e também o merecimento (“hoje o dia foi difícil, mereço doce.”). O que satisfaz essa fome? A informação, investigar com curiosidade e abertura os pensamentos, por exemplo: ao pensar que "não está dando conta", responda que está dando conta, sim. Dica mindful: note se os pensamentos ligados a comida fazem bem para você. Lembre-se de que pensamentos são só pensamentos, não são inimigos. Não precisa brigar com eles, mas aprenda a não comprar todas as suas ideias.

Fome do coração: O que você come para se confortar? O que nutre seu coração? Quais as emoções que estão envolvidas quando come (tristeza, ansiedade). O comfort food pode ser um café, um chá quentinho, uma fatia de bolo comum, alguma comida da infância ou momentos de carinho, relaxamento, descontração, amizade. Tudo isso também nutre a fome do coração. Verifique o que tem por trás da emoção e o que você realmente está buscando. Não há mal em usar a comida para alterar um estado de ânimo. A quantidade consumida é que fará a diferença. Cuidado para não "comer" as emoções e criar um novo problema (culpa por ter comido).

Fonte:
Luiza Bittencourt, instrutora de mindfulness e mindful eating





Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags