Revista

Semana dos namorados: Casal faz doces e sobremesas sob encomenda

Apaixonada por doces desde criança, jovem transforma hobby em profissão e, ao lado do marido, passa a preparar bolos, docinhos e sobremesas sob encomenda

Correio Braziliense
postado em 08/06/2020 09:00
Cristyane da Silva com o marido Fagner Nogueira: donos da Tutty%u2019s Doces

Na casa de Cristyane da Silva, nunca houve encomendas de docinhos ou bolos para as festinhas de aniversário da família. Ela, a mãe e a irmã sempre arregaçaram as mangas e prepararam tudo, inclusive a decoração. A jovem de 29 anos confessa que os doces são sua tentação, daí o interesse, desde muito cedo, em prepará-los e de fazer novos experimentos.

Maquiadora e designer de sobrancelhas, Cristyane, porém, nunca tinha encarado a gastronomia como uma profissão, mas viu a oportunidade de ganhar um dinheiro extra quando uma vizinha, há pouco mais de um ano, pediu para ela preparar os docinhos do aniversário do filho. Ela não só aceitou a proposta como recebeu muitos elogios pelo trabalho. A partir daí, não faltaram encomendas.

“Logo depois, veio o Dia das Mães (de 2019), fiz umas caixinhas comemorativas para a data e vendi tudo”, relembra. Diante dos pedidos, Cristyane começou a ver o até então hobby com outros olhos. Aos poucos, foi deixando as clientes da maquiagem e se dedicando mais à gastronomia. Passou a estudar sobre confeitaria, fez cursos e devorou tudo o que via na internet sobre o tema.

Para tanto, contou com uma ajuda – ou melhor, parceria – fundamental: a do marido, Fagner Nogueira, com quem está casada há 11 anos. Ele, que é barbeiro, também foi trocando a tesoura e a navalha pelas formas e batedeiras. Juntos, decidiram criar o próprio negócio. Assim surgia o Tutty’s Doces. Hoje, até os filhos, Kaike, de 10 anos, e Fernanda, 4, já começam a colocar a mão na massa. “Aqui, a família toda contribui”, brinca Cristyane.

No início, a doceira não se arriscava a preparar bolos, achava que era responsabilidade demais e não estava pronta para dar esse passo. Até que uma cliente bateu o pé e disse que ela ficaria responsável não só pelos docinhos, mas também pelo bolo do aniversário de 18 anos da filha. “Combinei, então, que faria um teste antes e, se ela gostasse, assumiria o compromisso.” Deu tão certo que, hoje, os bolos são o carro-chefe da Tutty’s.

Cristyane explica que tanto os doces quanto os bolos são personalizados. Para modelá-los, usa pasta americana, de leite ninho ou de chantili — a gosto do cliente. “Praticamente, não uso moldes, faço tudo na mão”, orgulha-se. Já teve festa como o tema safári, da Turma do Chave, de rock e, claro, de muito super-herói. De onde vem o talento? “Quando eu era criança, adorava brincar de massinha. Hoje, quando as crianças dão bobeira, eu pego as delas”, diverte-se. E Kaike vai no mesmo caminho. “Quando sobra massa das encomendas, dou para ele, e fico impressionada como ele já sabe moldar. Outro dia, fez um dinossauro muito bonito.”

Adaptando-se na pandemia


A doceira está sempre criando receitas. E o provador oficial, claro, é o marido. “Ele sempre fala se está muito doce, o que está faltando.” As compras, as entregas e a administração da empresa também ficam por conta de Fagner, que, quando é preciso, põe ainda a mão na massa. “Ela mexe uma panela e eu, outra”, garante. Toda ajuda é mesmo bem-vinda. “Já teve encomenda em que preparei 800 doces personalizados”, relembra.

Com o início da quarentena, isso mudou. As festas grandes deram vez aos kits personalizados. “Com todo mundo celebrando em casa, preparamos o bolo e uns docinhos, ou somente o bolo, com o tema que o cliente quiser. Ele monta a decoração com balões, escolhe alguma imagem na televisão e a coloca como painel de fundo”, detalha.

Outra pedida, neste período de isolamento social, tem sido as sobremesas, como o bombom de morango na travessa, cuja receita Cristyane compartilha com os leitores da coluna. “Não tenho do que reclamar”, garante a doceira, que, durante a pandemia, tem atendido a pedidos de todo o DF. “Apesar de morarmos no P Norte, recebemos muita encomenda de Águas Claras, Samambaia, Recanto das Emas e até do Plano Piloto.” As redes sociais são o principal canal de divulgação do trabalho da Tutty’s.

Entre os doces mais vendidos, ela destaca o brigadeiro tradicional (ao leite) e o beijinho de coco. E explica a diferença do preparo de um brigadeiro gourmet. “Geralmente, usamos leite condensado, manteiga e chocolate. No gourmet acrescentamos creme de leite e glucose de milho. Ele fica menos doce”, ensina. Os planos de Cristyane e Fagner incluem a expansão da Tutty’s. “Nossa cozinha ficou pequena. Estamos construindo um ateliê anexo só para o preparo dos doces”, explicam. Sempre juntos!

Bombom de morango na travessa

Apaixonada por doces desde criança, jovem transforma hobby em profissão e, ao lado do marido, passa a preparar bolos, docinhos e sobremesas sob encomenda
Ingredientes
  • 2 caixas de leite condensado
  • 2 caixas de creme de leite
  • 2 xícaras de leite em pó
  • 3 a 4 caixas de morangos limpos (reserve alguns para a decoração)

Ganache
  • 200g de chocolate ao leite em barra
  • 1 caixa de creme de leite

Modo de preparar
  • Em uma panela, coloque o creme de leite, o leite condensado e o leite em pó. Mexa até que se misturem. Depois, leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até que vire um creme liso e grosso. Ponha em um recipiente e coloque papel filme em contato com o creme e deixe esfriar.
  • Depois de frio, na travessa que você escolher, coloque os morangos limpos e inteiros sem a folha. Em seguida, acrescente o creme branco.
  • Derreta o chocolate, no micro-ondas ou em banho-maria, de 30 em 30 segundos. Quando estiver derretido, acrescente o creme de leite. Misture bem até que fique homogêneo e despeje sobre o creme branco.
  • Finalize com os morangos, fazendo a decoração da forma que preferir. Use a sua imaginação!

Serviço

Tutty’s Doces
Instagram: @tuttysdoces.gourmet
WhatsApp: 9 9417-3445


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags