Revista

Óculos de sol ajudam na proteção contra o coronavírus e dão up no visual

Além de deixar o visual mais charmoso, os óculos de sol podem funcionar como uma barreira contra o coronavírus

Correio Braziliense
postado em 26/06/2020 09:00
Óculos Caraiva, da Havaianas (R$ 299)
Ao sair de casa em meio à pandemia do novo coronavírus, os cuidados com a proteção se tornam mais importantes do que as preocupações estéticas. Especialistas de diversas áreas da saúde recomendam cabelos presos, unhas curtas, roupas que cubram a maior parte possível do corpo e até o uso de apenas um par de sapatos para sair na rua — tudo para diminuir ao máximo o risco de contaminação. Isso sem falar no uso das máscaras de proteção, que escondem o rosto e dificultam até mesmo o uso de maquiagem.

Apesar de todos os cuidados estéticos terem relevância mínima quando se trata da saúde coletiva, manter a autoestima é um dos pontos importantes no que se refere à saúde mental. Por isso, que tal investir em acessórios que podem ajudar a expressar sua personalidade e seu estilo, mas também funcionam como mais uma das proteções contra a covid-19?

Segundo o oftalmologista Luis Alexandre Rassi Gabriel, do centro clínico do Órion Complex, os olhos são uma porta de entrada para o vírus. “O contato de partículas aéreas contendo vírus com a superfície ceratoconjuntival pode infectar esses tecidos e ocasionar uma viremia suficientemente robusta a ponto de inflamar outros tecidos corporais”, explica. Dessa forma, os óculos funcionam como uma barreira para os olhos, exercendo a função que a máscara tem com a boca e o nariz.

Além de funcionarem como proteção, os óculos de sol são formas de dar um up no visual do rosto coberto. Confira alguns modelos que incrementam qualquer look!
 

Dicas para os óculos não embaçarem


* Ajuste os elásticos ou laços, molde a máscara ao rosto para evitar que o vapor suba e embace as lentes por causa da respiração.

* Algumas máscaras vêm com uma tira de metal dobrável na altura do nariz, o que ajuda a ajustar e moldar a peça no rosto. Invista no modelo.

* Para os modelos sem clipe nasal, colar a máscara na pele é uma alternativa. Esparadrapos ou micropore ajudam a deixar a máscara grudada na parte superior do nariz.

* Coloque um pedaço de papel por dentro da máscara para absorver a umidade causada pelo ar quente, evitando que os óculos fiquem embaçados.

* Use o peso dos óculos para bloquear o ar. Puxe a máscara para cima do nariz o máximo que conseguir, sem prejudicar a visão e mantendo a parte debaixo na área interior do queixo. Deixe a armação em cima da máscara para bloquear o ar e não embaçar as lentes.


Para higienizar


* Limpe os óculos usando álcool isopropílico ou isopropanol, e não o 70%, pois ele pode danificar as lentes e as armações. Caso não tenha o álcool apropriado, lave com água e sabão neutro. 










Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags