Publicidade

Correio Braziliense

Óculos de sol ajudam na proteção contra o coronavírus e dão up no visual

Além de deixar o visual mais charmoso, os óculos de sol podem funcionar como uma barreira contra o coronavírus


postado em 26/06/2020 09:00 / atualizado em 25/06/2020 16:01

Óculos Caraiva, da Havaianas (R$ 299)(foto: Havaianas/Divulgação )
Óculos Caraiva, da Havaianas (R$ 299) (foto: Havaianas/Divulgação )
Ao sair de casa em meio à pandemia do novo coronavírus, os cuidados com a proteção se tornam mais importantes do que as preocupações estéticas. Especialistas de diversas áreas da saúde recomendam cabelos presos, unhas curtas, roupas que cubram a maior parte possível do corpo e até o uso de apenas um par de sapatos para sair na rua — tudo para diminuir ao máximo o risco de contaminação. Isso sem falar no uso das máscaras de proteção, que escondem o rosto e dificultam até mesmo o uso de maquiagem.

Apesar de todos os cuidados estéticos terem relevância mínima quando se trata da saúde coletiva, manter a autoestima é um dos pontos importantes no que se refere à saúde mental. Por isso, que tal investir em acessórios que podem ajudar a expressar sua personalidade e seu estilo, mas também funcionam como mais uma das proteções contra a covid-19?

Segundo o oftalmologista Luis Alexandre Rassi Gabriel, do centro clínico do Órion Complex, os olhos são uma porta de entrada para o vírus. “O contato de partículas aéreas contendo vírus com a superfície ceratoconjuntival pode infectar esses tecidos e ocasionar uma viremia suficientemente robusta a ponto de inflamar outros tecidos corporais”, explica. Dessa forma, os óculos funcionam como uma barreira para os olhos, exercendo a função que a máscara tem com a boca e o nariz.

Além de funcionarem como proteção, os óculos de sol são formas de dar um up no visual do rosto coberto. Confira alguns modelos que incrementam qualquer look!
 
Ver galeria . 19 Fotos  Óculos de sol Fendi, nas Óticas Diniz (preço sob consulta) Óticas Diniz/Divulgação
Óculos de sol Fendi, nas Óticas Diniz (preço sob consulta) (foto: Óticas Diniz/Divulgação )

Dicas para os óculos não embaçarem


* Ajuste os elásticos ou laços, molde a máscara ao rosto para evitar que o vapor suba e embace as lentes por causa da respiração.

* Algumas máscaras vêm com uma tira de metal dobrável na altura do nariz, o que ajuda a ajustar e moldar a peça no rosto. Invista no modelo.

* Para os modelos sem clipe nasal, colar a máscara na pele é uma alternativa. Esparadrapos ou micropore ajudam a deixar a máscara grudada na parte superior do nariz.

* Coloque um pedaço de papel por dentro da máscara para absorver a umidade causada pelo ar quente, evitando que os óculos fiquem embaçados.

* Use o peso dos óculos para bloquear o ar. Puxe a máscara para cima do nariz o máximo que conseguir, sem prejudicar a visão e mantendo a parte debaixo na área interior do queixo. Deixe a armação em cima da máscara para bloquear o ar e não embaçar as lentes.


Para higienizar


* Limpe os óculos usando álcool isopropílico ou isopropanol, e não o 70%, pois ele pode danificar as lentes e as armações. Caso não tenha o álcool apropriado, lave com água e sabão neutro. 










Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade