Correio Braziliense
postado em 28/06/2020 04:19
Estamos chegando ao fim de junho, mês que celebra o orgulho LGBTQIA+. Nos anos anteriores, sem o risco do coronavírus, quando milhares de pessoas participavam, nas ruas, das manifestações e paradas em defesa da diversidade, as drags queens, com seus diferentes estilos e origens, ganhavam as atenções principalmente pela alegria, irreverência e a perfeição da maquiagem, que é característica forte da cultura drag em todo o mundo.
Com cores vibrantes, muito brilho, traços ousados, contornos marcantes, o make das artistas é mais que um estilo, é uma expressão de vida e da beleza de estar bem consigo mesma. Convidamos drags de Brasília para ensinar duas makes maravilhosas!
Raykka Rica nasceu há três anos e é criação do designer Gherald George Almeida, 27 anos, que se encantou com o mundo drag assistindo ao famoso reality show RuPaul’s Drag Race e criou coragem para se montar pela primeira vez em um curso ministrado por uma drag da cidade. “Eu e oito meninos nos montamos pela primeira vez e fomos para a boate. Depois disso, eu nunca mais quis parar”, lembra.
Para Gherald, a make drag é uma expressão de arte que vai além de orientação sexual ou identidade de gênero, sendo, até mesmo, um ato político e uma maneira de se manifestar. “Acredito que não exista uma forma correta de começar. Afinal, arte é subjetiva e existem várias leituras da mesma obra, e para cada pessoa se apresenta de uma forma”. O designer ressalta o fato de existirem diversas vertentes da arte drag e que o importante é estar bem consigo mesmo e se expressar através das cores e contornos.
Tutorial make da Raykka Rica
- Comece aplicando um primer para fechar os poros e preparar a pele.
- O próximo passo é esconder as sobrancelhas, pode ser feito com base de unha ou cola em bastão. É importante pentear os pelos ao contrário e aplicar o produto em todas as direções, para uma boa cobertura.
- Penteie os pelos para cima e, quando estiver quase seco, aplique um pó translúcido ou talco por cima.
- Aplique um “clown”, maquiagem branca de palhaço, ou corretivo na região dos olhos, cobrindo também as sobrancelhas. O produto ressalta a cor da sombra.
- Use uma esponja para espalhar o produto e não deixar marcado.
- Desenhe as sobrancelhas com sombra ou lápis, como preferir, e use o clown ou corretivo para definir o formato.
- Hora da sombra! É importante esfumar, começando com um tom mais claro por fora, até chegar em um mais escuro na parte interna e mais próxima dos olhos.
- Com o clown, faça um cut crease, técnica que deixa o côncavo do olho bem marcado, desenhando uma linha fina com a sombra mais escura.
- Para finalizar, passe um delineador.
- Aplique uma base do seu tom por todo o rosto e espalhe. Com um tom mais claro, aplique nas áreas de realce: abaixo dos olhos, testa, nariz, buço e queixo.
- Após espalhar o produto, use um tom mais escuro para fazer os contornos, aplicando na área mais externa da testa, nas bochechas, no maxilar e no contorno do nariz.
- Com todos os produtos bem espalhados, é hora de selar as partes claras, com um pó translúcido, e as escuras com um pó de tom mais escuro, esfumando.
- Para finalizar os olhos, esfume suas laterais sob a pele pronta, faça a parte de baixo dos olhos, aplicando um lápis de olho branco para deixar o olho maior e use a sombra para realçar a região.
- Aplique o blush e iluminador. Esse último, nas maçãs do rosto, queixo, buço e linha superior da boca e no nariz.
- Outro detalhe que faz a diferença é aplicar o brilho na região abaixo das sobrancelhas, para realçar os olhos e dar um acabamento melhor.
- Aplique o rímel, escolha um batom e cole os cílios postiços.
- Depois disso, é só colocar a sua peruca (ou não, se preferir usar seu cabelo natural ou se for uma drag queen careca, sem problemas), um look baladeiro e você está pronta para arrasar!
Dica da Raykka: tudo que envolve maquiagem exige prática e só com o tempo você conseguirá descobrir qual tipo de contorno combina melhor com o seu rosto, qual altura deve ficar sua sobrancelha, quais cores combinam melhor na sua pele. Mas, lembrando que nada é obrigatório ou tem uma sequência lógica, o que vale é você se jogar e experimentar de tudo um pouco.
Assista ao vídeo no tablet e no site do Correio.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.