Revista

Conheça os benefícios nuricionais do rei do arraiá: o milho

Tem bandeirinhas, balões, arrasta-pé e comidas típicas juninas. Quase todas à base de milho verde, o cereal que faz a festa de São João e é fonte nutritiva para todas as idades

Correio Braziliense
postado em 30/06/2020 11:00
Tem bandeirinhas, balões, arrasta-pé e comidas típicas juninas. Quase todas à base de milho verde, o cereal que faz a festa de São João e é fonte nutritiva para todas as idadesO mês oficial das festas juninas está chegando ao fim, mas, não fosse a pandemia, sabemos que os arraiás teriam começado em maio e só terminariam em julho, podendo chegar até ao comecinho de agosto.

Infelizmente, entre tantos outros problemas, 2020 e o coronavírus também privaram os brasileiros da celebração junina, o que foi contornado, em parte, com festas em casa e restaurantes e chefs que fizeram entregas de pratos com receitas típicas. 

E que tal criar o clima junino dentro de casa usando um dos ingredientes mais versáteis e que costuma ser a grande estrela das festas de São João? Afinal, é difícil encontrar alguém que não entre na fila da barraca do milho pelo menos uma vez nas festividades. 

Benefícios do milho

O cereal é cultivado em diversas partes do mundo e acredita-se que sua origem é mexicana. No Brasil, é consumido de mais de dez formas diferentes e, na maioria delas, é considerado um alimento saudável.

A consultora nutricional da Cuida Bem, Bruna Pavão ensina que o milho é um carboidrato de boa qualidade, sendo uma opção excelente como fonte de energia. Ela acrescenta que o alimento é fonte de fibras e auxilia a saúde do intestino. 

Segundo a nutricionista Juliana Vieira, o milho também é rico em vitaminas e minerais, tem substâncias antioxidantes, fortalece o sistema imunológico e abundante em betacaroteno, nutriente altamente benéfico para a saúde da pele. 

O milho cozido em água é a forma mais comum de consumo, estando também entre as mais saudáveis, junto com assado e grelhado e cozido no vapor. Já as receitas mais calóricas feitas com o queridinho das festas juninas são as que levam manteiga e açúcar no preparo. Assim como produtos altamente calóricos provenientes do milho, como farinhas, amido, xarope ou glucose de milho, óleo e até mesmo bebidas. 

“O milho faz com que o açúcar entre rápido no sangue e, quando consumido em excesso, esse carboidrato é acumulado em forma de gordura, causando aumento de peso”, detalha Juliana. 

Bruna acrescenta que mesmo as receitas menos saudáveis podem ser transformadas em opções mais nutricionais. No caso de um bolo de milho, por exemplo, é possível substituir a margarina por azeite e trocar o açúcar refinado por mascavo ou demerara. “Fazendo as substituições e tendo um consumo equilibrado, se tornam boas opções”, explica Bruna. 

A pipoca é considerado por nutricionistas como uma alternativa de snack saudável e faz parte do lanche de muitas dietas. Para manter a receita menos calórica, é bom evitar a manteiga e usar azeite ou óleo de coco para estourar o milho. Para temperar, invista em pimentas e cúrcuma, para as doces, cacau em pó e mel são algumas das possibilidades. 

O milho é tão versátil e popular, que existe a forma enlatada. Segundo Bruna, apesar de manter alguns dos nutrientes, o ingrediente em sua forma natural é sempre a melhor opção. Na hora de comprar um enlatado, fique atento ao rótulo. O ideal é preferir os que apresentam as menores quantidade de sódio, conservantes e aromatizantes. 

Receita: pipoca Chicago doce saudável, de Juliana Vieira 

Ingredientes
1 xícara de milho para pipoca
1 xícara de xilitol
1 xícara de água
1/4 xícara de azeite
2 xícaras de leite em pó desnatado

Preparo
Coloque o azeite, a água, o xilitol e o milho de pipoca em uma panela grande e mexa bastante. 
Mexa em fogo alto até a pipoca começar a estourar (pode demorar cerca de 15 minutos), tenha cuidado para não se queimar quando a pipoca pular.
Baixe o fogo, feche a panela e mexa de vez em quando (sacudindo a panela), até você ouvir as pipocas pararem de estourar.
Assim que as pipocas demorarem mais de 5 segundos para estourar, desligue o fogo.
Quando sua pipoca estiver pronta, coloque o leite ninho em uma vasilha e misture bem. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags