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Conheça os benefícios nuricionais do rei do arraiá: o milho

Tem bandeirinhas, balões, arrasta-pé e comidas típicas juninas. Quase todas à base de milho verde, o cereal que faz a festa de São João e é fonte nutritiva para todas as idades

Ailim Cabral
postado em 30/06/2020 11:00
Tem bandeirinhas, balões, arrasta-pé e comidas típicas juninas. Quase todas à base de milho verde, o cereal que faz a festa de São João e é fonte nutritiva para todas as idadesO mês oficial das festas juninas está chegando ao fim, mas, não fosse a pandemia, sabemos que os arraiás teriam começado em maio e só terminariam em julho, podendo chegar até ao comecinho de agosto.

Infelizmente, entre tantos outros problemas, 2020 e o coronavírus também privaram os brasileiros da celebração junina, o que foi contornado, em parte, com festas em casa e restaurantes e chefs que fizeram entregas de pratos com receitas típicas.

E que tal criar o clima junino dentro de casa usando um dos ingredientes mais versáteis e que costuma ser a grande estrela das festas de São João? Afinal, é difícil encontrar alguém que não entre na fila da barraca do milho pelo menos uma vez nas festividades.

Benefícios do milho

O cereal é cultivado em diversas partes do mundo e acredita-se que sua origem é mexicana. No Brasil, é consumido de mais de dez formas diferentes e, na maioria delas, é considerado um alimento saudável.

A consultora nutricional da Cuida Bem, Bruna Pavão ensina que o milho é um carboidrato de boa qualidade, sendo uma opção excelente como fonte de energia. Ela acrescenta que o alimento é fonte de fibras e auxilia a saúde do intestino.

Segundo a nutricionista Juliana Vieira, o milho também é rico em vitaminas e minerais, tem substâncias antioxidantes, fortalece o sistema imunológico e abundante em betacaroteno, nutriente altamente benéfico para a saúde da pele.

O milho cozido em água é a forma mais comum de consumo, estando também entre as mais saudáveis, junto com assado e grelhado e cozido no vapor. Já as receitas mais calóricas feitas com o queridinho das festas juninas são as que levam manteiga e açúcar no preparo. Assim como produtos altamente calóricos provenientes do milho, como farinhas, amido, xarope ou glucose de milho, óleo e até mesmo bebidas.

;O milho faz com que o açúcar entre rápido no sangue e, quando consumido em excesso, esse carboidrato é acumulado em forma de gordura, causando aumento de peso;, detalha Juliana.

Bruna acrescenta que mesmo as receitas menos saudáveis podem ser transformadas em opções mais nutricionais. No caso de um bolo de milho, por exemplo, é possível substituir a margarina por azeite e trocar o açúcar refinado por mascavo ou demerara. ;Fazendo as substituições e tendo um consumo equilibrado, se tornam boas opções;, explica Bruna.

A pipoca é considerado por nutricionistas como uma alternativa de snack saudável e faz parte do lanche de muitas dietas. Para manter a receita menos calórica, é bom evitar a manteiga e usar azeite ou óleo de coco para estourar o milho. Para temperar, invista em pimentas e cúrcuma, para as doces, cacau em pó e mel são algumas das possibilidades.

O milho é tão versátil e popular, que existe a forma enlatada. Segundo Bruna, apesar de manter alguns dos nutrientes, o ingrediente em sua forma natural é sempre a melhor opção. Na hora de comprar um enlatado, fique atento ao rótulo. O ideal é preferir os que apresentam as menores quantidade de sódio, conservantes e aromatizantes.

Receita: pipoca Chicago doce saudável, de Juliana Vieira

Ingredientes
1 xícara de milho para pipoca
1 xícara de xilitol
1 xícara de água
1/4 xícara de azeite
2 xícaras de leite em pó desnatado

Preparo
Coloque o azeite, a água, o xilitol e o milho de pipoca em uma panela grande e mexa bastante.
Mexa em fogo alto até a pipoca começar a estourar (pode demorar cerca de 15 minutos), tenha cuidado para não se queimar quando a pipoca pular.
Baixe o fogo, feche a panela e mexa de vez em quando (sacudindo a panela), até você ouvir as pipocas pararem de estourar.
Assim que as pipocas demorarem mais de 5 segundos para estourar, desligue o fogo.
Quando sua pipoca estiver pronta, coloque o leite ninho em uma vasilha e misture bem.

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