Revista

Toda forma de vida importa!

Correio Braziliense
postado em 05/07/2020 04:11
Esta semana, estamos comemorando 20 anos que um documento histórico foi redigido. A Carta da Terra veio para afirmar princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global, justa, sustentável e pacífica, principalmente, neste momento em que o planeta se vê diante de uma pandemia que assusta, confina e mata milhares de seres humanos, do desequilíbrio ecológico que provoca a extinção de várias espécies, das tensões sociais, que são o reflexo de atitudes inadmissíveis de racismo arraigado em nossa cultura, enfim, neste momento, crítico que vivemos.

A redação desse documento foi um processo participativo e inclusivo, que nasceu nas discussões que aconteceram na Eco 92, no Rio de Janeiro, e resultou em uma declaração internacional, que há 20 anos já era importante, mas hoje se tornou a mensagem mais relevante e urgente de todas.

Agora, quando se faz necessário inventar o novo normal, devemos fazer uso das diretrizes nela encontradas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum.

Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura de paz. Para chegar a esse propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade de vida e com as futuras gerações.

É tempo de assumirmos responsabilidades coletivamente para termos condições de nos adaptar ao novo paradigma cosmológico que entende a Terra como um ser vivo. O antropocentrismo já era. TODA FORMA DE VIDA IMPORTA.

Delírio humano precisa ser contido antes que, em sua ganância, destrua a beleza desta nave magnífica na qual viajamos pelo Universo.

A forma como nos relacionamos uns com os outros precisa ser transformada de forma estrutural. Não vai mais adiantar apenas falarmos que entendemos que o bem-estar do outro é tão importante quanto o nosso próprio bem-estar. Agora, precisamos avançar para além da retórica e estabelecer efetivamente novos modos de relacionamento.

Uma cultura de tolerância começa pelo respeito, pelo entendimento mútuo, por uma visão inter-religiosa que reconheça, como nos diz a Carta da Terra, a paz como fundamento de relações corretas consigo mesmo, com as outras pessoas, outras culturas, outras espécies, com a Terra e com a totalidade maior da qual somos parte.

O streaming está disponível, e quem quiser conferir o lindo festival onde a carta foi celebrada pode procurar no YouTube em earth chart international festival. Foi uma das iniciativas mais incríveis das quais já participei.
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags