Revista

Particularidade feminina

Saiba por que as mulheres costumam apresentar mais problemas intestinais do que os homens, especialmente durante o período menstrual

Correio Braziliense
postado em 12/07/2020 04:22
Uma das principais queixas das mulheres no período menstrual, além de cólica, é a manifestação de problemas intestinais. Estima-se que um terço delas tenha constipação ou diarreia – a perturbação mais frequente. E há uma explicação científica para isso. “Na segunda fase do ciclo, ocorre aumento da progesterona. Esse hormônio faz com que o trânsito intestinal fique mais lento, por consequência, a mulher pode ter constipação durante a tensão pré-menstrual (TPM) ou até na menstruação”, explica a ginecologista Elisabete Ostrowski.

O problema pode se inverter, de acordo com a médica, quando começa o ciclo menstrual. Nessa fase, há uma alteração no nível de prostaglandina. “Essa enzima induz a contração dos músculos do útero, o que pode causar diarreia e dores abdominais”, observa a especialista em endoscopia ginecológica pelo Hospital Materno-Infantil de Brasília.

Ela alerta, porém, que é necessário atenção especial, sobretudo, se há dor para evacuar ou urinar, além de sangue nas fezes. “Essas situações podem estar associadas a alguma patologia, como a endometriose. Ao perceber os sintomas, consulte um ginecologista”, orienta.

Elisabete Ostrowski dá sugestões para melhorar o desconforto. “O ideal é praticar exercícios físicos pelo menos três vezes na semana, beber mais de dois litros de água por dia e ter uma boa alimentação”, diz.

Fora do ciclo menstrual, também, pode ocorrer constipação ou diarreia. Mas é preciso atenção, pois esses problemas intestinais podem estar associados a alguma patologia. “As mulheres são mais sugestivas a terem Síndrome do Intestino Irritável (SII), doença de Cron, Retocolite Ulcerativa e endometriose”, observa o gastroenterologista e endoscopista Bruno Queiroz Sande.

Ele explica o motivo de as mulheres terem mais doenças gástricas. “Tanto pela questão anatômica do próprio intestino quanto pelas alterações hormonais e pelos fatores irritativo da mucosa”, explica. Segundo o médico, aos primeiros sintomas, é aconselhável ir ao médico. “Tanto a diarreia quanto a constipação estão relacionadas a intolerâncias, como ao glúten”, diz.

O médico também dá dicas de como diminuir os problemas gástricos, como a gastrite e o refluxo. “O ideal é evitar o consumo de refrigerante, bebidas alcoólicas, alimentos processados e com muitos conservantes, pois eles podem irritar ainda mais a mucosa”, explica. E dá outra dica preciosa: “Depois de uma refeição muito farta, principalmente à noite, não se deite”.

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags