Publicidade

Correio Braziliense

Sabor oriental: receita de lámen para aquecer as noites frias

Todas as sextas e terças-feiras, vamos resgatar algumas das receitas publicadas na coluna Encontro com o chef, que sai aos domingos na Revista do Correio, para você surpreender as pessoas com quem divide a quarentena


postado em 17/07/2020 08:00 / atualizado em 17/07/2020 10:31

(foto: Editoria de Arte/CB/D.A.Press)
(foto: Editoria de Arte/CB/D.A.Press)
 

Que tal aproveitar o período de isolamento social para descobrir – e aperfeiçoar – os dotes culinários? Todas as sextas e terças-feiras, vamos resgatar algumas das receitas publicadas na coluna Encontro com o chef, que sai aos domingos na Revista do Correio, para você surpreender as pessoas com quem divide a quarentena e – por que não? – se presentear com um prato delicioso.


Receita simples e deliciosa de lámen


Nada melhor que um alimento bem quentinho para levar conforto nas noites frias de inverno. E que tal preparar um delicioso lámen, tradicional sopa oriental? Com certeza, você vai impressionar. Em julho de 2018, o chef Rafael Massayuki ensinou uma receita deliciosa. E o melher, simples de fazer.

 

Geralmente, Massayuki gasta pelo menos 24 horas para obter a base do caldo, feito com legumes e pé de porco. Para a coluna, porém, ele ensina um jeito mais simples de preparo, na panela de pressão. Uma explosão de sabores!

 

(foto: Sibele Negromonte/CB/D.A Press )
(foto: Sibele Negromonte/CB/D.A Press )
 

Lámen (para 4 porções)

O caldo
Ingredientes

1kg de pé de porco
150g de cenoura
150g de cebola
2 dentes de alho inteiros
1 haste de alho-poró
¼ de maçã
2 colheres de sopa de shoyu
1 colher de sopa de missô (massa de soja)
1 colher de chá de maisena
Sal a gosto

Modo de fazer
Ponha um fio de óleo na panela de pressão e frite o pé de porco até ele ficar dourado escuro. Acrescente a cenoura, a cebola, o alho-poró, o alho e a maçã. Cubra com água e leve ao fogo. Quando pegar pressão, deixe por mais 20 minutos.
Coe o caldo e tempere com o shoyu, o missô, a pimenta e o sal. Acrescente a maisena para dar uma encorpada no caldo. Reserve.

O topping
Ingredientes

500g de macarrão para lámen
400g de panceta de porco
40g de missô
16g de alho picado
60ml de suco de limão
1 colher de sopa de maisena
Óleo de gergelim torrado
80g de shimeji
2 ovos cozidos
Cebolinha
Alga wakame
2 rodelas de pimenta dedo de moça

Modo de fazer

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade