Revista

Astrologia como autoconhecimento

Conhecimento milenar pode ser usado para entender a personalidade e a relação com diferentes áreas da vida, como mostra o astrólogo André Mantovanni em novo livro

Correio Braziliense
postado em 21/07/2020 10:17
André Mantovanni compartilha, em livro, o conhecimento básico sobre astrologia
A astrologia é um conhecimento um tanto polêmico. Há quem resista à sabedoria milenar que tem o estudo baseado nos astros e nas posições deles a partir do período estabelecido para análise, mas há, também, quem não resista a uma olhada no horóscopo ou, ainda, quem se aprofunde consultando o mapa astral, que determina o signo, o ascendente e os locais da lua e dos planetas no momento exato do nascimento.

Nos últimos anos, com a ajuda da internet e a maior busca da sociedade por temas como autoconhecimento e propósito, a astrologia ganha mais espaço e tem sido vista como uma ferramenta importante para que cada pessoa entenda mais sobre a personalidade, a relação com as diferentes áreas da vida (casa, trabalho, relacionamento) e quais são os temas do cotidiano.

“A astrologia sempre foi, há mais de 6 mil anos, uma arte que esteve em busca de respostas e de maior sentido para a humanidade. Mas acredito que a sua popularização contribuiu muito para ampliar a consciência das pessoas de que a astrologia é muito mais do que saber a previsão do dia para seu signo”, analisa André Mantovanni, astrólogo, tarólogo e escritor.

A relação entre astrologia e autoconhecimento é o que Mantovanni aborda no livro lançado, neste ano, Os astros guiam o seu destino — Astrologia prática para descobrir o propósito da sua vida. “Quando estudamos com mais profundidade o nosso mapa astral, compreendemos que nascemos com potenciais a serem desenvolvidos, acordos interiores e desafios, que nos pedem superação e aprendizado. Nesse contexto, a astrologia pode ser muito útil para nosso autoconhecimento e vislumbrar o nosso destino. Pode dar conta daquelas perguntas que sempre existiram: “quem sou eu?”, “qual meu propósito?”, “por que sofro em determinadas áreas da minha vida?”, entre outras questões do ser”, explica.

Nas quase 300 páginas, o astrólogo entrega um manual, com uma linguagem simples e para iniciantes, sobre a importância de se saber mais do que apenas o signo para entender as características pessoais e a relação com determinadas situações da vida. A obra é dividida em nove capítulos, que dão um breve panorama da história da astrologia, explicam o que é o mapa astral e se aprofundam nos signos, planetas, casas astrológicas, entre outros aspectos abordados no estudo dos astros.

Pandemia
Para o astrólogo, o período da pandemia tem sido um momento de valorização do conhecimento e de uma maior busca pela astrologia. “Como a astrologia nos direciona muito bem sobre essas questões que estamos vivendo, creio que há, sim, uma maior valorização para escutar, ler, prestar atenção nas mensagens do céu”, comenta.

Questionado pelo Correio sobre o que os astros revelam sobre o período, ele, primeiramente, explica que a pandemia teve início numa conjunção rara de três planetas: Plutão, Saturno e Júpiter, que são relacionados à mudança, isso tudo num ano regido pelo Sol, o que significa a chegada de uma nova consciência.

“Plutão traz à tona a mudança, as mortes, as rupturas e a descida aos infernos interiores. Além de revelar as sombras de todos nós, ele purifica, depois de expurgar o mal. Saturno é o senhor do tempo e da responsabilidade, um mestre de lições difíceis e que exige disciplina. Ele ainda nos coloca em contato com a realidade nua e crua, mostrando nossa parcela de culpa, exigindo maturidade e crescimento. Júpiter é um planeta que, ao tocar nossas vidas, expande tudo, multiplica e nos dá o princípio da fé. Com esses três planetas fazendo um movimento raro, podemos compreender esse momento todo desde o final de 2019”, explica.

Fora tudo isso, Mantovanni diz que estamos entrando num processo de mudança de eras astrológicas, no qual Aquário está mexendo com a coletividade, os avanços tecnológicos e virtuais, além da consciência de que todos somos um, e cada pessoa, com suas escolhas e atitudes, afeta o todo. “Ainda teremos trânsitos difíceis no céu pelos próximos meses e, portanto, o aprendizado mundial não acabou, mas trata-se de uma transformação que, apesar de dolorosa, resultará em saldos muito positivos ao longo dos próximos dois a três anos. Os processos são lentos, porque pedem mudanças profundas e estruturais. As velhas formas de estar e viver no mundo não servirão mais”, completa.





Os astros guiam o seu destino — Astrologia prática para descobrir o propósito da sua vida
Autor: André Mantovanni
Editora Pensamento, 296 páginas
Preço médio: R$ 64,90 (físico) e R$ 50 (e-book)




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags